Gostaria que refletissempor que o BJJ é tão eficaz ?1- Didática correta no treinamento, toda aula vc "luta" ou faz um rola, o que condiciona o praticante a tentar executar as tecnicas durante a "PRESSÃO" do combate. No karate ás vezes lutamos, ou seja, aplicamos muito pouco o que treinamos: KIHON e kATA, será ?Antigamente o Karate era menos "tecnico", mais o que sobrava de garra e disposição comparado a hoje, é brincadeira...espirito primeiro, depois tecnica.2-Os jiu jiteiros tem mais consciência sobre treino com pesos, nutrição e suplementos e uma grande preparação fisica em geral.Nós karatecas estamos anos luz atrás...3- Não existe exame de faixas, a faixa é por merito...ou seja vc não paga exame de faixa ou avaliação no BJJ...bem pelo menos aqui no Maranhão.No karate, infelizmente é triste...A maiora dos praticantes não merece a graduação, exemplo, bota pra lutar 10 Jiu jiteiro X 10 karatekas ( alunos normais ) não atletas, depois me contem o resultado.Sem contar a falta de conhecimento teorico em cada faixa.4- Os Jiu Jiteiros estão evoluindo, incluindo treino de "trocação" no treino deles, e nós Karatekas, o que estamos fazendo com o nosso karate ?As tecnicas do BJJ são simples, as do KARATE também, ambas visam terminar o combate .Embora todos nós não treinamos KARATE pra brigar, no iniçio da nossa prática escolhemos o karate por que queriamos ser fortes e não apanhar;claro que isso tras vários beneficios vc passa a ser mais tranquilo, mais confiante, passa a respeitar ainda mais o ser humano, enfim torna-se um BUDOKA.Não acham que deveriamos pensar um pouco sobre o que estamos fazendo com nosso karate.Tirem as taxas de exame de faixas, e teremos uma AVALIAÇÃO.Continuem treinando KIHON e KATA mais nunca esqueça da aplicação( KUMITE) todas as aulas.Abram-se ao conhecimento treinem lutas de solo, apliquem o karate de vcs em todas as situações de combate e nunca teremos que engolir, alguém falar que o karate é fraco. NINGUÉM ousava tal afirmação na decada de 70,80.São algumas sugestôes, gostaria que vcs dessem mais sugestões.
Senhores,Eu tenho uma opinião um pouquinho diferente. Acho que BJJ fazia toda diferença há algusn anos atrás. A maioria dos seus adversários não estavam preparados para enfrentá-los. Mais isso não se deve apenas a técnica dessa arte que também tem origem japonesa (aliais li no livro Corações Sujos que os primeiros japoneses que aqui estavam, no perÃodo de guerra praticavam secretamente judô e jj, não karatê).Eles elaboraram um espetáculo-esporte no qual só eles estavam devidamente preparados. Faziam parte fÃsica e também troca de golpes em pé. Eles sabiam que tipo de desafiam iam enfrentar. Hoje é bem diferente. São poucos os JJ que se tornam campeões hoje. Mesmo os da familÃa Greice.C. Malinowski
Clarice vc disse:"Hoje é bem diferente. São poucos os JJ que se tornam campeões hoje. Mesmo os da familÃa Greice. "Não posso nem acreditar que li isso, essa afirmação não tem qualquer respaldo.TODOS que lutam lutam MMA ( artes marciais mistas ) TEM QUE SABER um pouco ou muito BJJ, ou apanha, isto é fato. Ou seja o BJJ venceu, os Gracie venceram, todos respeitam e reconhecem o JIU JITSU como uma parte funadamental da luta de solo, já infelizmente O KARATE cada vez mais afunda no mundo das artes marciais, quem quer aprender uma luta de TROCAÇÃO procura BOXE, MUAY THAI, KICKBOXING, porque ? Simplesmente porque não vêem eficienciA NOS TREINOS DE KARATE.
OSSAs vezes fico assustado quando vejo comentário do tipo "Karate está fraco", ou "é fraco"...Ainda bem que eu ainda tenho Senseis que treinam forte. Aà fico pensando no dia em que me mudar pra um lugar com academia "barata" de Karate. O meu sensei me disse semana passada que no karate não existe somente Socos e Chutes, mas também torções, quebramentos, cabeçadas, joelhadas (tanto que é temos no kata).Por que não praticamos isso tudo então?O que vocês me dizem ?
4- Os Jiu Jiteiros estão evoluindo, incluindo treino de "trocação" no treino deles, e nós Karatekas, o que estamos fazendo com o nosso karate ?ainda bem que no Karate não tem esse troço de trocação, pois senão já tinha parada faz tempo!