Autor Tópico: shotokan no k1  (Lida 8097 vezes)

Offline fabiopeart

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 525
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #15 Online: Setembro 26, 2006, 12:52:35 »
OSS AVI

Já que é pra responder logo essa pergunta, vamos lá (tentar né...):


Creio eu que não exista um lutador específico do karate shotokan (ou outro qualquer) lá.   Mas sei que existem lutadores que treinaram karate e mais BJJ, ou Muay Thay e mais JJ, ou Boxe mais BJJ mais TKD... e por aí vai.   Nunca uma única arte.   Acretido até que exista alguma entidade que ensine Vale Tudo como "Arte Marcial" (???) , englobando vários estilos juntos...  Cada hora pinta algo diferente por aí.

De qualquer maneira, duvido que alguem que só treine KS (KARATE SHOTOKAN)  entre para um lance desses, pois se ele só treina o KS, é porque ele acredita na filosofia do Karate-do(pelo menos deveria, senão ele só treina "pra bonito").  

Espero ter colaborado de alguma forma.
---------------------------------------------------
Karate ON

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #16 Online: Setembro 26, 2006, 12:54:01 »
Caro Neto110

O problema que eu vejo é que mistura questões complexas em respostas simples.
Fizeram apenas uma pergunta, alias e particularmente, também acho que não existe uma resposta exata, os atletas que disputam o K-1 são originários de diversos estilos e variadas escolas.
Mas, nem vem ao caso...falar em projetos, foco de vida, princípios etc.

Um atleta se preparar e ter oportunidade de disputar ou até ganhar uma competição/show nos moldes do K-1 não o impede de ser um Karateca na essência do termo, com todos os princípios de vida voltados ao mais puro e elementar Karate.

Você em uma oportunidade fez analogia ao automóvel, pois bem, um automóvel na essência significa nada mais do que um meio de transporte para levá-lo de um ponto ao outro, de preferência com conforto, segurança e rapidez....o seu primeiro fusca pode ter feito isso durante vários anos, mas o que te impede de ter no futuro uma Mercedes? eu respondo, nada o impede e o dia que tiver não significará que está traindo ou renegando o seu primeiro fusca.
O que eu entendo é que muitas pessoas não conseguem comentar nada sem tentar fazer comparações, sempre estão tentando se posicionar entre defender o seu ponto de vista atacando o ponto de vista do outro.

Me desculpem citar os nomes, mas...pelo pouco tempo que participo aqui eu vejo os Senseis Carlos Rocha, Pedro Campana e Roberto Santana serem sempre muito respeitados e citados como exemplos dentro do Karate Shotokan e concordo com os elogios, já elogiei o Pedro em mais de uma oportunidade. Eles, creio que todos irão concordar, são Karatecas de verdade. Porem, numa situação hipotetica, apenas analogica...se os 3 Senseis resolvessem disputar o K-1??? Por acaso toda a vida deles dentro do verdadeiro Karate estaria perdida???? Toda a dedicação e progresso dentro da arte das mãos vazias estaria sendo jogada privada abaixo???

Aprendam a separar as coisas e não comparar coisas diferentes? se não gostam de competição não participem e ensinem os seus alunos a não participar também. Mas respeitem os Karatecas atletas.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
shotokan no k1
« Resposta #17 Online: Setembro 26, 2006, 17:08:23 »
Em primeiro lugar, dado o bate papo filosófico que a questão gerou, gostaria de dizer algumas coisas a meu respeito, que por n motivos particulares,  nesse momento estou procurando o karate, por razões ligadas a possibilidades tão nobres que uma arte marcial como essa nos traz. Tranquilidade, paz de espirito, crescimento interno e saude, ou seja, estou concatenado com a ideia de todos.
 A intenção da pergunta era bem mais simples e pratica. A competição no k1 tem uma regra que exige uma estratégia de luta parecida com o boxe, onde os rounds sao de 3 minutos e existe a possibilidade de vc "cozinhar " uma luta , ficar girando, soltando jabs. Ao assistirmos um kumite entre karatekas do estilo shotokan, vemos uma luta mais objetiva, explosiva e pontiual, um ataque leva a um contra ataque extremamente veloz onde um golpe na regiao da garganta por exemplo seria fatal. É óbvio que a nossa ideia em um kumite como esse não é matar, é treinar karate justamente tendo em vista as benecies citadas acima. Mas particularmente não acho a regra do k1 tão mediocre como a do pryde ou do ultimate onde, aí sim, competidores valentoes, massudos e sem tecnica se dao extremamente bem.
Quanto ao lado show, cada um é cada um, muhamed ali era o rei do show, da fanfarrice e pode ser considerado um dos grandes 'HOMENS' do século passado pelas posturas politicas q teve como boxeador profissional.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Neto110

  • Visitante
shotokan no k1
« Resposta #18 Online: Setembro 26, 2006, 20:33:45 »
Fran e demais colegas de lista: eu também fiz uma pergunta não respondida: o que diachos significa ganhar este tal de K1, já que não sei.E, de minha parte, não entendo ter desrespeitado qualquer atleta em sua posição.

Cada um faz o que bem entende de seu projeto de vida, só me sinto responsável pelas escolhas que eu faço, as dos outros é problema deles.

Offline Avi

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.933
  • Votos: +2/-1
shotokan no k1
« Resposta #19 Online: Setembro 26, 2006, 21:48:30 »
bem, em relaçao a pergunta do neto 110, eu diria que ganhar o k1 pro cara q ganhou deve significar a mesma coisa q ganhar rolland garrot pro guga ou a medalha de ouro do aurelio miguel, ou no meu caso particular que sou um documentarista, o mesmo que realizar um documentario e este receber boas criticas das pessoas que o assistem. Nao sei qual o seu ganha pão neto, mas alguma satisfação pessoal de ser um cara realizado vc deve procurar. Ganhar o k1 deve significar isso e mais uma boa grana pro cara q ganhou, o q por sinal deve dar uma boa alegria, eu particularmente gosto de ganhyar um dinheirinho.
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #20 Online: Setembro 27, 2006, 01:57:06 »
OSS
O colega netto 110 é professor de Kickboxe e de karate o que ele ganhou com isso :?: Quem não gosta de dinheiro?ainda mais se este dinheiro é ganho fazendo o que se gosta?será que este não seria um caminho para se viver de arte marcial?
Se tem lutadores de karate shotokan no k-1 eu não sei,eu só sei que nas video aulas do Peter aerts e do Hoost eles utilizam a mesma nomenclatura que nós utilizamos(mae gueri,mawashi e etc...)e vale lembrar que o kickboxe veio do karate.
Vcs já pensaram que se nas regras do Karate shotokan fosse permitido o contato total seria igual ao k-1?

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #21 Online: Setembro 27, 2006, 02:42:09 »
OSS
Pro colega netto conhecer os atletas do k-1 pois na posição de professor de kickboxe ele deveria conhecer. :twisted:

Nestes videos temos os melhores momentos de alguns dos melhores lutadores do k-1.

Peter Aerts
Este atleta Holandes já veio ao Brasil diversas vezes para ministrar cursos e a passeio.Neste video temos os melhores momentos dele.


Hoost ( o Sr perfeito)


Francisco Filho


Glaube feitosa


Andy Hug(en memoria)


hong man choi(o golias do k-1)


Semy schilt (o gigante Holandes)


Mark Hunt


Bob Sapp


Ray Sefo


Butterbean(1,80 m e 180 kg mas é rápido e bate muito)


Remy Bonjasky


Jerome le Banner


Mike Bernardo


Stefan Leko


Estes são apenas alguns dos guerreiros do K-1 visitem tambem o site
http://www.so-net.ne.jp/feg/k-1gp/ctop.htm

Offline fran

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 409
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #22 Online: Setembro 27, 2006, 09:40:51 »
Caro Neto,
Acredito que a sua pergunta foi respondida sim, de forma simples mas tão direta eu não conseguiria responder melhor, em qualquer momento da vida quando a pessoa se propõe a fazer algo o exito é a satisfação da vitória, não esquecendo que somos o nosso maior e melhor adversário, quando colocamos como meta vencer alguem, vencer o outro...ao obtermos a vitória a sensação será momentânea, porem, em cada passo do progresso individual teremos constantemente espaço para crescer e o sabor infinito da vitória, seja em grandes atos ou seja a vitória do cotidiano.
No esporte essa sensação é ainda mais paupável...vencer uma partida de futebol, de volei, de tênis, peteca, Karate ou K-1......é muito bom.

Kaiko

  • Visitante
shotokan no k1
« Resposta #23 Online: Setembro 27, 2006, 09:52:10 »
O K1 foi criado por praticantes do chamado "karate de contato". Não exatamente por uma pessoa do kyokushin, se não me engano, foi por alguém da Seido. Tenho alguns textos a respeito deste evento, depois confirmo as informações.

Sobre a questão de um participante Shotokan no evento, eu realmente desconheço. A respeito do comentário do Neto, acho que devemos acima de tudo respeitar as opiniões, e levar os questionamentos a sério. O que ele propôs uma questão que foi compreendida como crítica. Não foi o caso

Meu pensamento é muito semelhante ao dele quando o assunto s~~ao os campeonatos. Não sou fã deste tipo de esportização, não treino para isso. Mas respeito quem o faz, não sou dono de nenhuma verdade.

No caso do K1, a competição é destinada àqueles que são lutadores por profissão. Praticantes de "karatê de contato", kickboxing, muay thay disputam este evento, que é circense (não no sentido perjorativo, e sim de espetáculo). Ganham milhões para subir ao ring e com publicidade.

No caso, acho que é preciso separar bem - trata-se de um trabalho, de um modo de ganhar dinheiro, os lutadores não entram de kimono, não há referências ao karatê diretamente. Encaro, portanto, que o cara que participa do evento, esta defendendo seu "ganha pão".

Bem contrário aos campeonatos de karatê, onde uma medalha, ou um troféu é o prêmio, onde os vários golpes de karatê são resumidos a mawashi gueri, kizami e guiaku tzuki (praticamente sem contato).

Bem, é assim que encaro o K1, o camarada deixa de lado toda a essência do karatê, e participa de um torneio, que no fim das contas, pode ser entendido como seu "trabalho".

OSS.

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #24 Online: Setembro 27, 2006, 15:21:24 »
OSS
Como eu sou novo no karate eu ainda não sei que essencia é esta que todos falam vc poderia me explicar Kaiko?Porque participar de uma luta franca iria contra a essencia de uma arte marcial?

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
shotokan no k1
« Resposta #25 Online: Setembro 27, 2006, 15:25:04 »
por ser uma arte MARCIAL e não um esporte de combate.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline TaeKwonDo

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 713
  • Votos: +0/-0
shotokan no k1
« Resposta #26 Online: Setembro 27, 2006, 15:57:09 »
OSS
E qual a diferença de um esporte de combate para uma arte marcial?No esporte vc não pode matar?

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
shotokan no k1
« Resposta #27 Online: Setembro 27, 2006, 16:16:29 »
me desculpe taekwondo, não tenho paciencia com esse tipo de pergunta.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Kaiko

  • Visitante
shotokan no k1
« Resposta #28 Online: Setembro 27, 2006, 17:08:08 »
TKD,

Se você faz karatê para participar de uma "luta franca", não precisa fazer karatê. Bastar sair na rua e provocar alguém que você vai ter uma luta franca. Outra coisa, arte marcial é uma coisa, combate esportivo é outra. Não é difícil percebar a diferença... Não gosto de parecer grosseiro com ninguém, mas há inúmeros tópicos que tratam do assunto, basta pesquisar. Vá atrás do significado do termo " arte marcial" e "esporte", veja os debates que têm aqui no forum. O Marascas que é um defensor do karatê esportivo já postou inúmeras vezes sobre o assunto, muitas pessoas participaram. Portanto, basta pesquisar um pouco.

Agora essência do karatê não é algo palpável, é experiência pessoal. Se você quer lutar por lutar, desculpe, mas não vejo nenhum sentido nisso além de simples violência.

Reproduzo abaixo o texto do Pedro, acho que isso talvez te dê uma noção sobre essência do karatê. O texto se encontra no link : http://karateca.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1347

"
KARATE É ARTE!
Karate é arte marcial e,o artista pratica a sua arte porque tem necessidade de senti-la,está no seu espirito;ele tem na sua arte,a sua oração.
Transformar a arte em desporto,Vc. compete, Vc. envaidece o seu espirito quando vence,ou o entristece quando perde.E a vaidade ou a decepção,te contaminam,preenchem o seu espaço interior,tomando o lugar do sentimento puro.
A arte marcial não deve proporcionar nem vitória nem derrota,deve somente ser feita e,bem feita. "

Offline Simoes

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 621
  • Votos: +4/-0
    • http://www.kyokai.com.br
shotokan no k1
« Resposta #29 Online: Setembro 27, 2006, 18:07:01 »
Uma vez vi o curriculo do Masaki Sasaki, lutador do K1 e lá tinha titulos da JKF que é a Japan Karate Federation (shotokan)