Autor Tópico: Diferenças e Semelhanças entre a JKA e a SKIF  (Lida 7106 vezes)

Offline Shogun

• Full Member
  • Votos: +0/-0
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
Diferenças e Semelhanças entre a JKA e a SKIF
« Online: Julho 08, 2004, 06:59:34 »
OSS!  :lol:

Diferenças e Semelhanças entre a JKA e a SKIF?

Relativamente  a esta  questão que é colocada por a maioria dos praticantes de Karate Shotokan, aqui fica expressa a minha opinião sobre o assunto. Saliento que se trata única e exclusivamente da minha opinião pessoal, para que não haja da parte dos participantes deste forum, qualquer mal entendido. Simultaneamente aproveito para pedir a todos os Karatecas praticantes de Shotokan e a outros praticantes de outros estilos que eventualmente estejam por dentro desta problemática, que deixem a sua opinião séria e constructiva. Oss!

No que diz respeito à JKA e à SKIF, temos que distinguir o trigo do joio. A particularidade entre estas duas enormes Organizações do Karate Mundial, é que ambas praticam e ensinam o Karate Shotokan.

Como se sabe, a JKA após o falecimento de Mestre Masatoshi Nakayama Instrutor-Chefe da JKA, entrou num enorme colapso político. Na altura parecia que ninguém se entendia a nível organizativo. Havia muitos Herdeiros para um só Trono.

Não vou entrar em muitos pormenores, pois a política é para os políticos, não para os Karatecas. Criaram-se por parte da JKA, 5 Divisões (Ásia - Europa - Oceânia - América e África) todas estas 5 divisões continham 1 Instructor-Chefe para cada Continente. Por sua vez cada País nomeou um Director Técnico Nacional para projectar o Karate Shotokan no país, e ser reconhecido oficialmente junto da Organização Mãe JKA-Japan todos os seus Membros (Praticantes - Instrutores).

Infelizmente o Karate-Do Shotokan acaba de sofrer uma enorme perda com o falecimento do Shihan Keinosuke Enoeda 9º Dan JKA, Instrutor-Chefe da JKA para a Europa.

Em Portugal expecificamente foi nomeado na sua primeira fase Director Técnico Nacional para a JKA-Portugal o Sensei Peté Pacheco 6º Dan JKA e posteriormente o Sensei Cristóvão Vilaça Pinto 6º Dan JKA, que juntamente com o cargo de Director Técnico do Hoitsugan Karate-Do Portugal, acumula as funções de Director Técnico da JKA-Portugal junto da JKA-Japão. Pessoalmente considero que é um dos Senseis com mais carisma, experiência, dinâmica, dedicação à Arte do Karate Shotokan em Portugal.

A JKA-Japan após o falecimento do Shihan Nakayama, segue directrizes e vertentes muito específicas, no que refere ao ensino, prática e (trabalho específico para a Competição Shiai-Kata). Graves problemas estão a surgir com os praticantes mais avançados (registam-se inúmeros ataques cardíacos) devido ás cargas do treino e os métodos de treino não respeitarem a ordem científica, treinando-se até á exaustão (o desmaio, as quebras de tensão, etc.). Por outro lado a SKIF cujo líder mundial é o Mestre Hirokazu Kanazawa Kancho 10º Dan, é sem dúvida salvo erro a maior Organização de Karate a nível mundial. Porquê?

Segundo as directrizes de Mestre Hirokazu Kanazawa, junto de todos os seus Instrutores Principais (Instrutores-Chefes dos vários países membros) e Instrutores Secundários, seguem embora fazendo Competição tanto a nível dos Campeonatos Mundias e Europeus da SKIF, como a nível Nacional e Internacional "Calendário da FMK", Seguem á risca todos os Métodos de Treino (Intensivos - Extensivos - Duração ou Controle - Repetição «métodos científicos») além de um Programa Técnico Único - que é escrupulosamente cumprido por todos os Praticantes e Instructores de Karate Shotokan da SKIF. Nesta Organização não existe o perigo do praticante poder ter um ataque cardíaco, com métodos de treino e treino correcto, isto não acontece. O Mestre Kanazawa, instiga também a todos os seus alunos a praticarem em paralelo como Arte Marcial alternativa o Tai-Chi-Chuan, do qual é um acérrimo praticante.

Muito haveria a falar sobre as "Semelhanças e as Diferenças entre a JKA e a SKIF". Contudo não pretendo dizer mal de nenhuma delas, nem devo, pois tenho uma cabeça que Deus me deu e ela é para pensar qual é o melhor Método ou Sistema de Treino Marcial para o meu corpo e espírito e para o meu desenvolvimento como Artista Marcial e como Pessoa.

Kanazawa Sensei diz muitas vezes nos seus Estágios Seminários & Conversas com os Instrutores e demais Praticantes: O Karate é para ser praticado durante toda a nossa vida e não praticado por uma determinada faixa etária. O Karate é a Harmonia entre o corpo a mente e o Espírito, como tal nascemos com o Karate e morremos com o Karate.

Espero sinceramente que este meu esclarecimento e opinião pessoal tenha contribuido para aclarar a visão e a mente de muitos praticantes de Karate Shotokan que realmente não possam pensar por eles no que respeita a esta problemática. Espero também que todos nós possamos aprender bilateralmente a sermos cada dia melhores como pessoas, e como karatecas, na persecução de que não interessa a carne destrutível mas sim o Espírito que é IMORTAL.

Um Abraço

SHOGUN

OSS!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

Neto110

• Visitante
« Resposta #1 Online: Julho 08, 2004, 22:43:33 »
Saudações, Shogun.

Muito interessante sua visão sobre as diferenças do karate destas organizações.

Minha visão de praticante de karate de interior de país de terceiro mundo é um pouco mais dura.

A NKK tem o direito de se arrogar a principal difusora do karate a nível mundial porque foi mesmo, mas esta tarefa foi levada a efeito pelo mestre Kanazawa enquanto o Mestre Nakayama era vivo e forte politicamente.

O karate NKK segue as regras do Mestre Nakayama e dos seus principais alunos, que estão descritas nos livros dele com respeito a kata e que são o karate "tradicional" (pré-1986) no Kumite.

NUm determinado momento o Mestre Kanazawa criou sua organização internacional com base nos laços que criou como instrutor chefe - ele teve esta função pelo seu nível técnico e pelo seu nível financeiro: nunca foi de família pobre e podia financiar as suas viagens embora me seja desconhecido se a JKA o ajudou de alguma forma.

Como toda organização nova, ele teve que traçar suas diferenças para se firmar e as fez surgir na forma de pequenas alterações nos kata, mantendo o kumite no modo mais tradicional.

Sobre o cientificismo do Mestre Kanazawa e o empirismo da NKK, isto varia de mestre para mestre, mas concordo que o pensamento científico é domínio de pessoas com formação que a grande maioria dos outros mestres não tem, ( se não me engano, me corrija se estiver errado: o Mestre Kanazawa é Médico, confere?) mas que existe em outras também, sem destaque, certamente, porque o enfoque delas é apenas a mídia e as verbas que vem junto com o destaque olímpico.

Mas, na organização que o Mesrte kanazawa criou, nos pontos que ela é diferente são pequenos pontos fracos.

Todos que treinamos no período pre separação dos grandes mestres não entendemos a necessidade destas modificações e de métodos e de adaptações e recomendações de treino de outras práticas como o Tai chi chuan. Me soa muito alienígena os exercícios de kung fu no contexto do karate.

Me soa mais alienígena ainda, métodos padrão de treinamento, sistemas de treinamento quando a ciência propõe método de treinamento individualizado.

O que ela mais forte é o seu maior ponto fraco: O próprio mestre. Décimo dan vivo? Mesmo que pelos conceitos entendidos por ele, e que eu respeito (embora me reserve o direito purista de olhar com um ar de censura) sua figura centralizadora nos prenuncia o que ocorrerá com a orgnaização quando ele morrer: a mesma cisma que ocorreu na NKK ou uma busca do herdeiro perfeito. O que é ianda pior.

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #2 Online: Julho 09, 2004, 00:19:22 »
Meus caros,

Tenho dúvidas mais "rasteiras".
   -Estas duas grandes Representações do Karatê correspondem uma
ao karatê "olímpico" e outra ao karatê tradicional?
   -Não me lembro mais, mas um shiai-kumitê no tradicional trata da
questão do soco na cabeça de que maneira?
   -método padrão por método padrão não fazemos a hata-ioga
exatamente como foi ensinado há mais de 2000 anos lá na Índia antiga?

[]´s
BigBoy

Offline Shogun

• Full Member
« Resposta #3 Online: Julho 09, 2004, 07:15:12 »

Respondendo ao NETO:

O mestre Hirokazu Kanazawa 10º Dan Karate Shotokan Presidente e Instrutor-Chefe da Shotokan Karate International Federation, não é médico mas sim Professor de Educação Física. Tem contudo um irmão que também se chama Kanazawa esse sim é médico, talvez daí a sua confusão.

Quanto á sucessão do futuro Presidente e Instrutor-Chefe na Shotokan Karate International Federation, após a eventual morte do Mestre Hirokazu Kanazawa, ela está assegurada, pois a SKIF, tem representação mundial em cerca de 140 países, e quanto a mim o principal sucessor do Mestre Kanazawa, será o Mestre Azano 9º Dan Instrutor-Chefe actual da SKIF para a Inglaterra.

No vasto mundo de Instrutores da SKIF, há inúmeros 9ºs Dans 8ºs Dans 7ºs Dans 6ºs Dans e 5ºs Dans que poderão ser escolha para ocupar tão importante cargo. Inclusive um dos filhos de Mestre Kanazawa de nome também Kanazawa é actualmente 6º Dan e poderá vir a ser chamado a desempenhar um cargo de destaque dentro da Organização.

Também o Shihan Koga 9º Dan e o Sensei Murakami (Delfim do Mestre Kanazawa e Director Executivo Internacional da SKIF) poderão vir a ser uma escolha viável.

Como vê candidatos não irão faltar e certamente não se verificará a sucessão do Mestre Kanazawa como aconteceu com Mestre Masatoshi Nakayama da JKA, com tantas guerras e politiquices.

Espero ter-lhe tirado as dúvidas

Um Abraço

SHOGUN

Karate Clube de Portugal

Offline Shogun

• Full Member
« Resposta #4 Online: Julho 09, 2004, 07:36:44 »

Respondendo ao BIGBOY:

Ambas Organizações a saber a The Japan Karate Association JKA e a Shotokan Karate International Federation SKIF, estão ambas filiadas na Federação Mundial de Karate WUKO/FMK, que é a entidade mundial que superentende a Competição Desportiva em Karate no mundo.

Como curiosidade e particularidade esta Organização só é representada por os 5 cinco estilos de Karate Tradicional antigos e mais representativos a saber: Karate Shotokan, Shotokai, Shito-Ryu, Goju-Ryu e Wado-Ryu. Todos os outros estilos japoneses não têm acento nesta Organização, organizando os seus próprios campeonatos á parte da FMK.

Conclue-se que hesistam 100 estilos de karate tradicionais hoje em dia no Japão, e subentende-se que existirão todos os anos muitos Campeões do Mundo espanhados por os mais diversos estilos, contanto também além do Open também com os respectivos pesos exemplo: - de 65k + 70 + 75 - 80 + 80 - 85 + 85 etc. etc. Campeões para todos os estilos e pesos.

As Competições nacionais e internacionais são divididas em:

Kata Individual (Masculino e Feminino)
Kata Equipa (Masculino e Feminino)
Kumite/Shiai (Masculino e Feminino (vários pesos)

Os tipos de Kumite existem 2 duas modalidades:
Shobun-Sanbom (forma moderna com protecções)
Shobun-Ippon (forma antiga sem protecções)

Obs: No que diz respeito aos socos à cabeça eles são todos válidos desde que o contacto não seja excessivo as técnicas á cabeça são pontuadas. No Taekwondo e no Kiokunshinkay as técnicas de soco á cabeça estão proibidas porque segundo as directrizes dos estilos, estas técnicas descontroladas poderão eventualmente tornar-se perigosas.

Um Abraço

SHOGUN

Karate Clube de Portugal

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
« Resposta #5 Online: Julho 09, 2004, 09:23:07 »
Repare se não há um paradoxo nisto:

-eles, TKD e Kyokushin, proíbem o soco na cabeça por causa das lesões, ok?
-mas ao mesmo tempo eles liberam os chutes na cabeça, inclusive
pontuando de forma máxima os nocautes.

[]´s
BigBoy

Neto110

• Visitante
« Resposta #6 Online: Julho 09, 2004, 14:30:10 »
Shogun, Não foi a falta de sucessores qualificados que fez surgir a cisão dentro da NKK foi exatamente a presença deles.

Para o BIGboy:

Uma das primeiras cisões foi o mestre NIshiama que fundou o karate tradicional a nível internacional (entenda Estados Unidos) este é o karate tradicional (no nome com certeza) que fez oposição frontal à ex WUKO (que fez oposição aos mestres da NKK.

O Mestre Kanazawa não se envolveu nestas contendas e continuou com sua organização apoiando as organizações WUKO quando chamado (na maioria dos países o único karate conhecido foi o ensinado por ele, que era o responsável por isto na época).