Autor Tópico: Reflexão  (Lida 1574 vezes)

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Reflexão
« Online: Dezembro 15, 2004, 16:34:05 »
Boa Tarde aTodos.

Estava pesquizando na internet quando encontrei o texto que estou postando hoje, ele me fez parar para pensar um pouco espero que gostem, ele foi escrito por um mestre de Hapkido mais seu conteudo serve a todos nós.

"Eu gostaria muito de compartilhar com aqueles que se dedicam seriamente ao Hapkido parte do conhecimento absorvido durante esse tempo em contato com essa Arte Marcial. Para isso, algumas atitudes devem ser seguidas, facilitando e enriquecendo não só a vivência do Hapkido, mas toda a vida do praticante.

Não julgue, não se precipite, não acredite em tudo que ouve. Você só que conhece sua academia. Você não pode falar das outras.

Não critique outras pessoas, você mal conhece as pessoas que rodeiam.

Não compare. Geralmente você não conhece suas própria limitações, muito menos a dos outros. Normalmente seu referencial é muito pequeno. Resumindo, não fale de outras pessoas que você nunca viu, das quais não ouviu e sobre as quais você apenas imagina ou pensa algo.

Saiba diferenciar Opinião e Fato. Dou um exemplo: um aluno pergunta ao professor "Aquela academia é boa ?". A resposta pode ser boa ou ruim, não importa pois trata-se da opinião do professor. Outro exemplo: dez pessoas assistem a uma demonstração. Pergunte a opinião de cada uma delas. Algumas podem ser parecidas, mas nenhuma traduzirá a verdade, a realidade, o fato. O fato é que houve uma demonstração, o resto é opinião. Opinião pode ser dada positiva ou negativamente, dependendo do interesse. Pergunte a mesma coisa a várias pessoas e você poderá entender a diferença entre opinião e fato.

Generalizar é perigoso. Seu professor fala, treina determinada técnica e você acha que aquilo é tudo, é único, não existe nada mais. Imagine por exemplo um estrangeiro que vem a São Paulo, volta ao seu país de origem e diz então se gostou ou não do Brasil. Trata-se de uma opinião muito limitada.

Cuidado com rumores. "Ouvi dizer, ouvi falar, me disseram, me contaram" e por aí a fora. Lembre-se, aquilo que você ouviu é só uma opinião. Devemos falar do que sabemos, do que conhecemos.

Procure sua verdade, questione, aumente seu referencial, pense com sua cabeça, veja com seus olhos, ande com suas pernas. Não desista de aprender a verdade com seu esforço. Não pergunte a ninguém que gosto tem a maçã, compre uma e coma.
Com esses procedimentos poderemos começar a entender uma Arte Marcial. Essa postura ensinará a você o que é respeito.

Luiz Miele
www.HAPKIDO.com.br
"

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +0/-0
Reflexão
« Resposta #1 Online: Dezembro 16, 2004, 07:17:21 »
Informo que

Luiz Miele
é mestre de Hapkido.