Autor Tópico: Qual deve ser o "público-alvo" do Karatê?  (Lida 2765 vezes)

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
Qual deve ser o "público-alvo" do Karatê?
« Online: Janeiro 14, 2005, 23:50:15 »
Qual deveria ser o público-alvo do karatê?

Quem tiver a fim de conversar a respeito deste assunto,
ISENTO DE ANIMOSIDADES (que pelo menos pensa parecido
com a possibilidade de se ter um "público-alvo"), eu gostaria
muito de trocar umas palavras.

Deixem-me começar: acho que na atualidade, ao contrário
da década de 70 onde havia menos opções de lutas, o karatê
atendia a diversos interesses. Hoje em dia, com as opções
de lutas com contatos mais contundentes, seria muito bom
talvez imaginar-se uma luta com um contato parecido com o
que há nas regras dos shiais da CBK. Isto possibilitaria a
um pai de família estar junto com seus filhos treinando uma
mesma arte marcial, proporcionaria a este uma empolgação de
estar concorrendo, progredindo, enfim, encaixado em um
contexto desportivo. No Judô, por exemplo, treino em um
local onde há avô, filho e netos treinando todos juntos.

[]´s
BigBoy

Offline MR_POWERS

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
« Resposta #1 Online: Janeiro 15, 2005, 10:01:49 »
Interessante esse tema BigBoy.

Quando na minha juventude procurava no karate uma arte marcial onde eu aprendesse a me defender e ter a certeza que estava mais preparado que os outros em uma situação real de luta.

Hoje com 39 anos vejo que o karate é muito mais profundo do que apenas isso. A disciplina apresentada por nossa arte é algo muito importante para as nossas atitudes frente a vida.

Ainda não posso dizer que estou em um estágio que estou pronto para o que der e vir numa luta... mas tenho certeza que aprendi que como o Mestre deixou escrito, no karate não existe atitude ofensiva. Mas se tiver que enfrentar isso acontece sem receios e com inteligência.

Hoje pratico com a minha esposa (faixa vermelha) e meu filho mais novo (faixa amarela) e está sendo muito agradável para todos nós.

Queria apenas expressar o que tenho sentido.

Eu vejo que o karate não escolhe público alvo. As pessoas é que escolhem praticá-lo. E como é uma arte muito completa, todos os gostos se sentem contemplados.

Oss.

Alexandre

Offline Shogun

• Full Member
    • http://groups.msn.com/karateclubedeportugal
« Resposta #2 Online: Janeiro 15, 2005, 13:12:25 »
Oss!

O público alvo do Karate são sem dúvida os amantes das artes marciais e em especial os amantes do karate.

Pode-se considerar Público Alvo a assistência a competições de Karate ou a assistência a uma aula tradicional de karate, o que são coisas diferentes.

Eu e para evoluir na arte marcial assisto a diversas aulas de artes marciais que não são exclusivamente Karate Tradicional.

Aprende-se muito a ver os outros treinar.

Ficamos mais fortalecidos quando vemos bons budocas e karatecas treinando.

Hoje em dia é inevitável haver público nas Competições de Artes Marciais, pois o factor económico é fundamental para que as Organizações possam crescer e se fortalecer.

Ao assistirmos a uma competição devemos sempre tirar elações para o nosso treino a nossa prática o nosso ensino e para a nossa vida como Karatecas Mulheres e Homens.

Um Abraço e Bons Treinos

SHOGUN
 :lol:  :roll:  :D

Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”

Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais

User5

• Visitante
« Resposta #3 Online: Janeiro 17, 2005, 13:06:36 »
Boas Big Boy!

Compartilho com o que nosso amigo Alexandre disse que não é o Karate quem procura as pessoas, mas as pessoas que o procuram.

Para praticar, a pessoa tem que gostar, deve vir de dentro o interesse pois não é nada fácil ficar socando e chutando repetidas vezes todos os treinos sem haver o entendimento. No início é difícil compreender a razão do treinamento, ele irá entender após muito tempo de prática, mas para isso é necessário ter o interesse pela busca, a paciência para alcançar o objetivo dentro do Karate.

Penso que o mais difícil não é levar a pessoa até um dojo, mas sim mantê-la treinando.

Claro que uma campanha de divulgação é válida com a finalidade de esclarecer e despertar a curiosidade das pessoas que guardam no fundo um interesse pela arte, mas talvez pela desinformação, vergonha resiste em procurar um Dojo para iniciar no Karate. Quanto ao público alvo, apartir do momento que ele assimila os movimentos e tem sua atenção voltada para a aula, não existe idade existe formas de treinamento para os vários objetivos.

Valeu!

Offline samurai

• Global Moderator
  • Hero Member
« Resposta #4 Online: Janeiro 17, 2005, 14:29:03 »
E ai Big boy

Hoje em dia eu acredito que a arte é que separa seu publico e seu praticantes.
Independente do estilo, do mestre que ensina qualquer arte é muito dificil de ser praticada requer dedicação, esforço, vontade, disciplina e varias outras coisas.
Nos aqui do forum somos privilegiados, por que temos varios como nós debatendo varios assuntos.
Mais cada um que chegou a faixa preta sabe o quanto suou o kimono para chegar, e os que não são faixas pretas estão suando pra chegar.
Quanto não desistiram no meio do caminho por ser muito dificil.

Acho que esta ja é uma seleção natural da arte.