Olá!Para firmar raizes no Karate, se Vc. tiver tempo para gastar treinando outras artes,invistá-o treinando mais Karate.Nunca é demais.OssPedro
Esse Kawamura de Recife não era até pouco tempo o vice presidente da federação ligada a WKF, e que há pouco tempo atrás o filho do atual presidente, considerado um karateca desportivo ruim, entrou no dojô distribuindo sopapos e ameaçando todo mundo? Eu acho que li isso no site do Bubishi.
Tenho curiosidade de conhecer a história do SEnsei kawamura no Karate.LI que ele estudou na Takudai e que treinou Judo la, mas como foi que ele mudou para o Karate?Treinou com Nakayama tambem ou iniciou a pratica do Karate ja aqui no Brasil??
Eu tava pensando sobre algumas coisas constantemente ditas por vários karatecas antigos ou nem tanto, com base nessa citação do grande Pedrão em outro tópico (o de apresentação):Citação de: Pedro em Agosto 18, 2009, 10:37:49Olá!Para firmar raizes no Karate, se Vc. tiver tempo para gastar treinando outras artes,invistá-o treinando mais Karate.Nunca é demais.OssPedroSó que aà pensei: "não é todo mundo que tem a sorte de treinar um karate na sua magnitude".é...Cheguei a conclusão que existem 3 motivos que fazem a pessoa praticar outra arte, com o argumento de "complementar o karate, a arte mãe" (tirando por mim mesmo, que também me aventuro vez ou outra, raramente mas me aventuro no BJJ e Judo)1 - Infra estrutura: O espaço fÃsico pra treinamento de karate não permite. No lugar onde treino karate, por exemplo, não tem como "fazer chão"... eu treino no chão de cimento, duro, daqueles de ralar o pé, cheio de pedrinhas e irregular..2 - qualidade técnica de quem ensina Por mais que oprofessor tenha noções de chão ), conheca bem das quedas de judo e outras paradas mais, por mais que queira ou não o cara não é um especialista.. como um faixa preta de judo ou de bjj seria. Assim como muitos professores de bjj, por mais que se virem em pé, saibam dar uns socos e chutes, nunca terão a perÃcia de um bom karateca ou, os preferidos deles, mestre do Muay Thay.e finalmente: 3 - os dois itens acima juntos.Agora, se o cara realmente conta com um professor completo, e ainda tem a infraestrutura necessária, realmente ele tá marcando bobeira indo por outras bandas... porém, um professor desses eu imagino seja algo muitÃssimo raro.Enfim, é um assunto um pouco mais complexo do que normalmente se fala.. e acho que dá pano pra manga... por isso criei o tópico.Oss!