Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Maro 12, 2025, 00:46:47
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Geral
(Moderadores:
Augusto
,
RicardoCosta
) »
Tópico:
APRENDIZADO E EDUCAÇÃO

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas:
1
[
2
]
Autor
Tópico: APRENDIZADO E EDUCAÇÃO (Lida 3744 vezes)
Vinteedois
Hero Member
Votos: +0/-0
I don't see dead people!
Re: APRENDIZADO E EDUCAÇÃO
«
Resposta #15 Online:
Dezembro 03, 2009, 07:37:16 »
é melhor agente parar de falar em Dojo-kun..
Pedrão iniciou o tópico de forma brilhante, e sem nem tocar em assunto de dojo-kun...
nós, basicamente já saimos do assunto original do post, e estamos aqui faz um tempo já discutindo se dojo-kun isso ou se dojo-kun aquilo...
vamos voltar pro tópico!
(que eu ainda não entendi muito bem, o que tá rolando aqui, mas tô querendo entender...)
www.musicaart.wordpress.com
(
"às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida"
- autor desconhecido)
Daniel RJ
Jr. Member
«
Resposta #16 Online:
Dezembro 03, 2009, 07:52:42 »
Bom dia a todos.
Primeiramente quero mais uma vez agradecer ao Sensei Pedro por dividir conosco um pouco mais da sua experiência, como pessoa e como karateca.
Reservo-me no direito de concordar com o que o Sensei Pedro disse, e isso não tem nada a ver com ser karateca ou não, até pq eu nem o conheço pessoalmente, assim como todos aqui.
Como dito, o aprendizado pode ser buscado por qq um, a qq hora, até mesmo pq com o que temos hoje de ferramental (internet, informática, etc.) essa tarefa é mto fácil, diferentemente do que acontecia alguns anos atrás.
O aprendizado até é, realmente, uma necessidade de sobrevivência do indivíduo. Para o cara conseguir um emprego, ele tem que ter uma escolaridade tal, até para estudar ele precisa ter um aprendizado anterior, a não ser que ele seja analfabeto, sem ofensas a qq um, caso em que ele terá que aprender tudo desde o início.
Mas EDUCAÇÃO é outra coisa ! Tem gente que de tão educada, até parece que nasceu assim ! Outras tiveram a sorte, ainda mais hoje em dia, de nascer com uma família que serviu de exemplo para sua educação!
Agora, como o Sensei Pedro disse, o Karatê ajuda. AJUDA !! APENAS ISSO !! Você aprende Karatê e uma coisa que você aprende no Karatê é ter educação. Pelo menos no DOJO !!
Como APRENDI no Quartel: Lá ninguém ensina a você a ter educação, mas você aprenderá a ser educado pelo menos enquanto estiver na caserna, senão vc viverá detido, etc.
Agora, para o elemento que é MAL-EDUCADO, essa educação será temporária ! Ele terá cultura, estudo, graduação, doutorado, Phd, MAS SERÁ EXTREMAMENTE MAL-EDUCADO !! E vemos exemplo disso aos montes !!!
Para um indivíduo educado, o Karatê é uma benção. Para o mal-educado, viverá uma tormenta de problemas com a justiça, com seus pares, etc. Para esse, se nem as leis adiantam, imagina o Dojokun, que é de ordem filosófica ?!!
Acho que o karatê pode ser DO (caminho, filosofia), sem deixar de ser JITSU (arte de guerra). Até pq, até onde sei, os Samurais eram máquinas de guerra, cultivavam o Kobudo, e eram extremamente educados.
Sensei Pedro, mais uma vez muito obrigado !
Oss !
P.S: Por falar em educação, alguém sabe do Sensei Troyman ?!
"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."
Pedro
Hero Member
Votos: +14/-25
«
Resposta #17 Online:
Dezembro 03, 2009, 09:40:35 »
Olá!
Caros, Dan e Daniel é disso que eu estou falando, e este tópico serve para provar
o post, pois com o seu andamento, veremos com facilidade quem tem e quem não tem Karate.
Gustavo está correto, pois eu aprendi o Dojo kun logo na infancia com meus pais, só que com sotaque calabrez e siciliano.
E não adianta angariar desculpas, pois "pau que nasce toto, morre torto"
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
Lince
Newbie
«
Resposta #18 Online:
Dezembro 03, 2009, 09:42:45 »
OSS!...
Acredito que educação é uma qualidade na qual o indivíduo sente necessidade de preservar e de fazer bem ao próximo, com empatia pelo mesmo e por isso sente o que outro sente e sofre quando o outro está sofrendo; Por isso quem é educado trata os outros da maneira como gostaria de ser tratado; é algo inato, mas pode sofrer influência da cultura, da educação e do estado emocional do indivíduo; A maioria dos grandes karatecas da história e dos que eu conheço são pessoas essencialmente educadas, e, talvez por isso tenham se interessado pelo Karatê, que guarda essa filosofia.
Um abraço a todos!
Hero Member
Votos: +11/-0
«
Resposta #19 Online:
Dezembro 03, 2009, 10:00:45 »
Oss Pedro Sensei
educação vem do berço com toda razão,porém há péssimos berços mesmo em casas boas e eu vejo isto todos os dias.
alguns que sofreram a influência do karate ou de outras artes de guerra,deram uma melhorada,mas a maioria
isso me causa um desalento e vergonha imensa
se nas classes menos desfavorecidas anda ruim,imaginem ao dos esclarecidos de gravata que burlam todo e qquer escrúpulo se metendo nas maiores fraucatuas possiveis,mais maus exemplos.
a sorte é que estes por enquanto não sujaram o bom nome da arte......
Oss
alberto
Dan
Visitante
«
Resposta #20 Online:
Dezembro 03, 2009, 10:37:14 »
Merci Pedro...
Um antigo texto diz :
« No corpo, temos de encontrar o espírito »
. Temos muito a aprender o jogo da educação através da própria ciência de si e dos outros. Temos muito a aprender com a medicina, a educação, o dia-a-dia de todos que é logicamente ligado com o conhecimento, seja ao apropriamento da sabora da vida. Temos muito a aprender sobre nós mesmos e dos outros...
Não que devemos colocar um pouco de tempero ou exóticos em nosso entendimento ocidental da educação mas em vez disso, tornou-se necessário legado adequado da humanidade universal, que é depositado no conhecimento e na prática. Mas quando nós chamar a atenção para o corpo-consciente educada é um mundo totalmente aberto para nós, que em seu discurso,
Shri Aurobindo
chamou o plano vital que distingue com grande precisão a mente e as suas formas. A vida é em si um reino e uma floresta virgem. Sim, nossa Arte é realmente multidimensional e extraordinario quando ele esta conduizido de forma responsável e destacado para alcançar o ponto mais importante para nós !
Osssssss....
«
ltima modificao: Dezembro 03, 2009, 10:39:11 por Dan
»
Hero Member
Votos: +14/-25
«
Resposta #21 Online:
Dezembro 03, 2009, 11:01:05 »
OLá!
Caro Dan, Vc. lembrou bem desse "nosso Amigo" Sri Aurobindo, é bem por ai,
e uma das mensagens que li dele, fala sobre a transformação:
"A evolução é uma lenta transformação da energia em consciência"
Mas acrescentaria por minha conta e risco, que com aconsciência plena, a energia
multiplica-se. O corpo somente a receberá de volta com muito esforço e determinação.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
Dan
Visitante
«
Resposta #22 Online:
Dezembro 04, 2009, 08:08:40 »
Merci Pedro, c'est toujours un plaisir
«
ltima modificao: Dezembro 04, 2009, 08:29:15 por Dan
»
Pginas:
1