Prezado Higino,
repito a frase abaixo e serei mais claro:
Saiba que, a coisa não desandou, mas sim foi colocada nos trilhos e se não houvesse a "revolta", iniciada por uns poucos aqui de SP que não aceitavam servidão e sacanagem, vc não estaria usando uma faixa preta nem dizendo que pertence ao Shotokan ..."
Vc imagina o que era lidar com os japoneses donos do Karatê e da verdade? E a sobrevivência do professor e sua famÃla? Como foi bater de frente com eles e tirá-los do trono? Hoje em dia, alguém descrê de um brasileiro como professor de Karatê?
Há 30 anos, o professor pagava, dando aulas, para poder treinar, pagava para que seus alunos desde branca fizessem exames, pagava com trabalho e grana a vinda de professores do Japão, não podia opinar sobre nenhum assunto, tinha que seguir nas suas aulas o treinamento que era determinado, não podia abrir academia sem autorização, precisava fazer serviços pessoais para o mestre ... deveria ser "ignorante" e maldoso com professores de outras academias, em nome da NKK desafiar professores e alunos de outros estilos, competir pela academia do mestre ... ia esquecendo, o professor precisava também trabalhar para alimentar esposa e filhos (por exemplo, eu já tinha 3), pagar o aluguel, pagar a faculdade.
Nós colocamos as coisas NOS TRILHOS, sim, com dignidade e dedicação, e uma boa dose de energia para enfrentar qualquer coisa, provamos que éramos competentes em Karatê (naquela época Karatê era sinônimo de professor japonês), e também muito melhores como indivÃduos, e ganhamos respeito.
Higino, olhe para seus lados, olhe às suas costas, olhe para sua frente ... sim, vc pode olhar para frente e fazer o futuro do seu Karatê, depende de vc, absolutamente nada pode impedi-lo.
Depois do que chamo de "revolta" se pode olhar prá frente e escolher, e fazer, o Karatê que se desejar ... o melhor, o podre, o verdadeiro, o enganoso, o sonhador ... depende de cada um, meu camarada!
Entendeu agora o que significou colocar nos trilhos, pois é, o meu Karatê continua bem nos trilhos (apesar da locomotiva andar bem devagar, como sempre estivesse subindo um morro).
Pergunto para vc, pode alguém obrigá-lo a adotar um método de treinamento no qual vc desacredita, com competições, regras e tudo mais? Não, não pode. Então, com todo seu conhecimento e dedicação faça com que seus alunos sejam karatekas, e que estejam prontos para qualquer situação.
Como professor tive um aluno que com 14 anos foi sparing de lutadores de Vale-Tudo, campeão paulista e brasileiro na categoria juvenil, como adulto foi campeão brasileiro, panamericano e hoje em dia só faz Kihon, Kata e Kumite ... e continua pronto!
Lembre-se, o treinamento sério e intenso é como uma "vacina", ele nunca deixa que nos contaminemos pelo vÃrus das porcarias que existem por aÃ.
O seu Karatê está nos trilhos? Se tiver convicção que sim, esquece os caras e, junto com seus alunos, esteja sempre pronto!
OSS