resume-se basicamente a isso:Graduar-se para permitir-se receber mais ensinamentos!(ou para que os outros, mais graduados, dignem-se a te ensinar mais coisas)Por mais que digam (e eu também digo, ou melhor dizia.. não sei mais..) que graduação não é importante (em todos os nÃveis.. seja ir aumentando os kyu, ou aumentando os dan), no fundo, no final das contas isso acaba contando muito. principalmente pra sua evolução enquanto karateca.Pelo menos eu percebo que por aqui, você fica podado, várias informações lhe são negadas se você não se "gradua".Mas ao mesmo tempo isso parece ser natural e compreensÃvel. Muitas informações me foram dadas, depois que eu adquiri a faixa preta... é como se fosse outro karate.. e não a continuação daquele até a a marrom...esquisito que só agora estou me dando conta...Vocês estão acompanhando meu raciocÃnio? estou conseguindo me fazer entender?
Oss A. Higino.Você faz comentários muito bons e aprendo bastante com eles. Comentários nesses nÃveis são sempre bem-vindos. Obrigado pelo nÃvel de respeito e seriedade nos seus comentários. E concordo com tudo o que vc escreveu.Quem dera que todos os Senseis tivessem esse pensamento. Acredito que o nÃvel do karatê seria muito superior ao que encontramos hoje.Oss.