Autor Tópico: A importância de se graduar  (Lida 2980 vezes)

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
A importância de se graduar
« Online: Outubro 25, 2010, 15:06:15 »
resume-se basicamente a isso:
Graduar-se para permitir-se receber mais ensinamentos!
(ou para que os outros, mais graduados, dignem-se a te ensinar mais coisas)

Por mais que digam (e eu também digo, ou melhor dizia.. não sei mais..) que graduação não é importante (em todos os níveis.. seja ir aumentando os kyu, ou aumentando os dan), no fundo, no final das contas isso acaba contando muito. principalmente pra sua evolução enquanto karateca.

Pelo menos eu percebo que por aqui, você fica podado, várias informações lhe são negadas se você não se "gradua".

Mas ao mesmo tempo isso parece ser natural e compreensível.

Muitas informações me foram dadas, depois que eu adquiri a faixa preta... é como se fosse outro karate.. e não a continuação daquele até a a marrom...
esquisito que só agora estou me dando conta...

Vocês estão acompanhando meu raciocínio? estou conseguindo me fazer entender?
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Daniel RJ

• Jr. Member
  • **
Re:A importância de se graduar
« Resposta #1 Online: Outubro 25, 2010, 15:17:35 »
resume-se basicamente a isso:
Graduar-se para permitir-se receber mais ensinamentos!
(ou para que os outros, mais graduados, dignem-se a te ensinar mais coisas)

Por mais que digam (e eu também digo, ou melhor dizia.. não sei mais..) que graduação não é importante (em todos os níveis.. seja ir aumentando os kyu, ou aumentando os dan), no fundo, no final das contas isso acaba contando muito. principalmente pra sua evolução enquanto karateca.

Pelo menos eu percebo que por aqui, você fica podado, várias informações lhe são negadas se você não se "gradua".

Mas ao mesmo tempo isso parece ser natural e compreensível.

Muitas informações me foram dadas, depois que eu adquiri a faixa preta... é como se fosse outro karate.. e não a continuação daquele até a a marrom...
esquisito que só agora estou me dando conta...

Vocês estão acompanhando meu raciocínio? estou conseguindo me fazer entender?

Mas será que te passam tudo mesmo ?
Aprendi que é difícil um sensei te passar todos os motes, as dicas, enfim, todas as manhas das artes marciais.
O pq não sei. Dizem que é por causa dos campeonatos.
Mas até na vida cotidiana é assim. No trabalho, etc...
As pessoas escondem os seus "segredos", a fim de não perderem os seus "lugares" e acabam morrendo neles.
No entanto, também aprendi que quanto mais ensino, mais aprendo.
Oss !!
"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."

Offline Lourival Silva

• Sr. Member
« Resposta #2 Online: Outubro 25, 2010, 16:30:18 »
Não sei se estou seguindo o seu raciocínio, acho que sim.

Então vou falar mesmo não sendo um faixa preta ainda, logo desculpem as bobagens.

Primeiro ainda acho importante a graduação. Ela vai me dar a idéia do quanto aprendi e o tamanho da minha responsabilidade, porem quem não chegou lá deveria treinar / estudar como se já estivesse chego lá, porque acho que existem valores que surgem após a graduação que podem ser conquistados antes. Conheci um faixa preta, que foi meu sensei por um tempo. Vi o filme do exame dele após 6 meses de passado o evento. Ele é outro cara tecnicamente (muito melhor) falando.

Os golpes que ele executa são os mesmos que eram ensinados para nós (inclusive marrom). O problema, no bom sentido, são os detalhes.

Comentei com ele sobre isso, e ele disse + ou - o seguinte: "Cara, depois que eu peguei essa faixa e senti o pêso da responsabilidade e ví a luta que foi pra conseguir esta graduação, agora eu treino com muito mais seriedade. Estudo muito mais os detalhes dos golpes fora o fato que não tenho mais aquela cobrança pessoal de pegar a faixa preta, fiquei mais tranquilo e isto me ajuda a pensar mais na hora da ação."

Na boa...ao chegar na faixa preta o maluco TEM que dar seus pulos, caso contrario vai ficar tamando ralo de faixa marrom toda hora no kumite. Tudo bem que pode ser mérito do faixa morrom mas muita calma nesta hora certo?!?!.

OSS!

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #3 Online: Outubro 25, 2010, 17:59:08 »
OSS...

O período pós Exame de Faixa não deveria ser uma nova fase!

Yonamine Sensei do Goju-Ryu-Okinawa me disse o seguinte:
“O Exame de Faixa não deve ser encarado como um teste, mas como uma confirmação daquilo que você já sabe que é!

Não há novidades!
Novos conhecimentos virão e serão nítidos. Outros você não se aperceberá!
O conhecimento em Karatê-Dô é como um CIRCULO, quando você voltar ao princípio faça-o agora bem feito!
...........................

Camarada Daniel RJ...

Permita-me fazer 02 observações em seu comentário...
1ª- Você está correto ao afirmar que quanto mais se ensina, mais se aprende. Não conheço verdade superior a esse para quem ensina.
2ª- O Professor que esconde conhecimento do aluno como se segredo fosse, é porque não tem nenhum segredo a esconder! Ele não sabe nada!
................

“Quando um praticante reconhece que não sabia nada de Karatê-Dô, verdadeiramente deu início ao seu aprendizado.†(Y. Itosu)

Certamente Camarada “Vinteedoisâ€, depois de tornar-se Faixa Preta você reconheceu essa grande verdade!
Parabéns!
Se esse foi o seu caso!
Infelizmente muitos levam a vida toda e não compreendem isso.

OSS...
« Última modificação: Outubro 25, 2010, 18:00:42 por A. HIGINO »

Offline Daniel RJ

• Jr. Member
  • **
« Resposta #4 Online: Outubro 26, 2010, 08:42:18 »
Camarada Daniel RJ...

Permita-me fazer 02 observações em seu comentário...
1ª- Você está correto ao afirmar que quanto mais se ensina, mais se aprende. Não conheço verdade superior a esse para quem ensina.
2ª- O Professor que esconde conhecimento do aluno como se segredo fosse, é porque não tem nenhum segredo a esconder! Ele não sabe nada!
................
OSS...
[/quote]

Oss A. Higino.
Você faz comentários muito bons e aprendo bastante com eles. Comentários nesses níveis são sempre bem-vindos. Obrigado pelo nível de respeito e seriedade nos seus comentários. E concordo com tudo o que vc escreveu.
Quem dera que todos os Senseis tivessem esse pensamento. Acredito que o nível do karatê seria muito superior ao que encontramos hoje.
Oss.
"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #5 Online: Dezembro 21, 2010, 15:31:42 »
Oss A. Higino.
Você faz comentários muito bons e aprendo bastante com eles. Comentários nesses níveis são sempre bem-vindos. Obrigado pelo nível de respeito e seriedade nos seus comentários. E concordo com tudo o que vc escreveu.
Quem dera que todos os Senseis tivessem esse pensamento. Acredito que o nível do karatê seria muito superior ao que encontramos hoje.
Oss.

Assino embaixo!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline Bragança

• Newbie
  • *
« Resposta #6 Online: Janeiro 12, 2011, 11:27:08 »
Oss, sábias palavras. Peço-lhes licença para expor minha humilde opinião. Me graduei faixa preta em 2000, treinei 5 anos consecutivos, e fui obrigado a parar por razões de horário de trabalho. Aindo continuo treinando em casa, na academia nos domingos, e na academia durantes as férias de janeiro e julho. Eu comecei a entender realmente o Karate, depois que peguei a faixa preta. Eu acho que comecei aprender Karate depois que peguei a faixa preta e continei treinando. Portanto, acho que a graduação mais importante é a interna e não a externa. Após 10 anos como 1º Dan, ainda tenho muito que aprender para me tornar um 2º Dan.

Abraços.

Edson Bragança Júnior