Autor Tópico: Treinamento básico.... o segredo.  (Lida 12677 vezes)

marascas

• Visitante
Treinamento básico.... o segredo.
« Resposta #15 Online: Junho 11, 2005, 14:25:44 »
Olha, apesar de eu ser formado eu Educação Física e acha rmuito importante, considero que você pode aprender lendo livros ou fazendo alguns cursos, apenas o básico de Anatomia e fisiologia já está suficiente para ser professor de Karate. A faculdade é uma opção, mas não vejo como obrigatória não.

Mas quando citei seminários em Karate, não necessariamente deveriam ser apenas nos moldes da ciência acadêmica. Os próprios karatecas poderiam se reunir um um congresso para trocar experiências em assuntos diversos, desde o treinamento de karate até o gerenciamento de sua academia, etc.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #16 Online: Junho 11, 2005, 14:58:09 »
Marascas,

Discordo de vc desta vez completamente.
 Se fosse assim, para ser advogado, bastava apenas decorar o codigo civil, para ser engenheiro era só estudar pelos livros deles etc...
 Quando o Cref apareceu a idéia até que era boa, infelizmente aquilo virou um caça niqueis e a coisa se perdeu.
 Um Prof. de Educ. Física sempre terá mais conhecimentos do essencial para dar aulas, como metodologias do estudo, anatonia etc...
 Vc já percebeu que formando um faixa-preta e este abrindo um Dojo, estará concorrendo com vc no ensino?
Vc acha direito o cara, na maioria das vezes,cobrar um preço mais barato que o seu E acabar tendo mais alunos que vc sómente por ser faixa-preta?
Para ser professor o individuo precisa se formar p/ Professor....
Nakayama SEnsei diz numa entrevista que virou livro que hoje em dia o Karate se encontra num nivel baixissimo devido a varias pessoas se graduarem professores apenas porque alcançam o nivel de shodan, parando seus treinamentos. Sómente lembrando, shodan, início do aprendizado real do Karate do.
A lei serviria apenas para regulamentar a situação caótica de QUALQUER UM PODER ABRIR UMA DOJO. :(
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

• Visitante
« Resposta #17 Online: Junho 11, 2005, 15:13:12 »
Pois é Katsumoto, embora eu tenha citado o contrário logo acima,  também concordo com o que você defende.

Por exemplo, eu deixei de fazer um outro curso que talvez me rendesse muito sucesso finaceiro e escolhi a Educação Física com a intenção de me aprimorar e aplicar no Karate. Mas, como conheço e convivo com muitos excelentes professores que não são formados da mesma forma que eu, eu não tenho argumentação suficiente para dizer-lhes que devem ir para a faculdade depois de seus  30 ou 40 anos de prática em Karatê. As gerações passadas e presentes já estão na atividade e muitas vezes as condições de vida não permitem que voltem a Faculdade. Foi em relação a eles que me referia dizendo que deveriam estudar em livros...

Mas podemos e devemos sim, é incentivar as gerações futuras. Meus alunos quanto eu pergunto quem desejará ser professor de Karate no futuro...Para eles sim eu digo que precisarão ter formação Superior em Educação Física.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #18 Online: Junho 11, 2005, 19:13:36 »
Marascas,

Como eu disse antes, Professor é Professor, Instrutor é outro título não é mesmo?
Temos ótimos instrutores de mergulho, paraquedismo,rafting etc...
Instrutoresde karate também muito bons, mas estamos falando do título de PROFESSOR.Não tenho a pretebnsão de desmerecer qualquer pessoa.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

marascas

• Visitante
« Resposta #19 Online: Junho 11, 2005, 21:02:47 »
Katsumoto,
Você está certo em sua colocação.
Tá bem que temos muitas divergências. Mas de vez em quando, pensamos coisas  parecidas, apenas falamos por palavras diferentes...

Mas esse assunto é muito delicado. E já gerou muita discussão e muito processo Judicial...
E eu admito que não tenho competência suficiente para julgar quem tem razão de fato. (E nem quero ter...hehehehe)

Neto110

• Visitante
« Resposta #20 Online: Junho 12, 2005, 11:47:37 »
O Katsmoto falou tudo ao diferenciar instrutor e professor. Para ser professor tem qeu ter formação pedagógica, que falta em muito instrutor de karate por aí.

Excelentes considerações.

Offline Luiz

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
« Resposta #21 Online: Junho 13, 2005, 07:55:04 »
Citação de: "Neto110"

A primeira pergunta: qual dos 2 cursos iríamos ter que fazer? Em tempo: eu, que dei aulas nas referidas faculdades terei que sentar na frente de colegas de profissão (professores universitários) para eles me "ensinarem"? Certamente que você não pensou nisto.

Mas, eu sou um karateka e não me disponho a fazer um curso de educação física ou um corso com qualquer um que eu não reconheça como capaz de acrescentar algo à minha prática. Conheço professores de karate que são professores de educação física, a eduação física não acrescentou ao karate deles, mas o contrário geralmente ocorreu.

Neto...

Acredito que se vc quiser além de ser instrutor ser também professor a resposta é sim.

Oss...

Luiz
"Aqui se cultiva o corpo e a mente"

Offline kaleo

• Full Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #22 Online: Junho 13, 2005, 10:09:10 »
Saudações.

Fiquei confuso quanto à conclusão que vocês chegaram.

Eu, por exemplo, pretendo um dia poder mestrar karatê. Quais são os requisitos necessários para isso? Preciso me graduar em educação física? Ou basta treinar karatê como venho fazendo?

Em tempo... não pretendo usar o karatê como fonte principal de renda. Quero ensinar pelo prazer que me dá. Outra... não pretendo fazer isso agora. Há pouco me formei shodan, e tenho consciência de que estou começando a aprender karatê. Muitos karatecas não entendem isso, e arrisco a dizer que este é o principal motivo da grande evasão de karatecas nesta graduação.

Abraço a todos.

Neto110

• Visitante
« Resposta #23 Online: Junho 14, 2005, 21:13:58 »
Luiz, há controversas dentro do próprio curso de educação física. Acompanho a discussão de vários grupos dentro da educação física (minha esposa é professora universitária) e eles advogam que os saberes das aulas de educação física são outros.

Advogoque exigir graduação em educação física iria descaracterizar o karate enquanto cultura tradicional.

Dou aulas desde antes de me tornar instrutor de karate, e não sinto constrangimento em me entitular professor de karate porque dou ao karate um tratamento pedagógico bem mais que meus professores com exceto o Sensei Sadamu Uriu do RJ, que sempre conseguir me superar as expectativas.

A experiência de sala de aula regular e o entendimento dos teóricos do processo ensino aprendizagem me capacitra sim a perceber os alunos com outros olhos mas nem desta ótica entendo vantagens para alguém que trilha o caminho do karate fazer um curso assim.

Karate é karate, educação física é educação física.

Aliás A educação física é um emaranhado de saberes complexos e tão diversos que não há um professor de educação física com formação equivalente a outro e os cursos são muito diversos mesmo seguindo a ementa básica do MEC, porque variam muito as referências teóricas dos vários professores e dos vários grupos. Uma profissão de grande valor, que grandes contribuições tem a trazer para a sociedade e para o karate dentro de alguns aspectos bem limitados mas que eu não avançaria muito no relacionamento sob risco de descaracterização de ambas.

Entendo que o karateka deve buscar a formação profissional que prentende para sustentar sua vida e ao decidir que vai dar aulas de karate buscar instrumentalizar-se para fazer isto, questionando com seu professor se tem condições de fazer isto e se não, quais as deficiências deveria contornar com seu esforço.

Agora se for um profissional da cultura física, e dar aulas de karate vai ser um ponto de sua atividade, o curso de educação física é interessante mas não na modalidade escolar senão não terá habilitação para atuar nesta área.

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #24 Online: Junho 14, 2005, 22:46:00 »
Olá amigos.

Preciso dar minha opinião sobre o rumo que esse assunto está tomando.  Entendo que ser professor de Educação Física não fará de você um Karateca melhor, não acho também que essa titulação deveria ser obrigatória para que uma pessoa que treina Karatê sua vida toda, com seriedade e determinação, pudesse abrir seu Dojo. Agora, sou a favor do estudo, e nesse sentido, acredito que sendo possível, todo instrutor de Karatê deveria cursar educação física. Tanto penso assim que meu filho deseja viver do Karatê, ensinando, treinando e eu tenho insistido com ele que faça uma faculdade de educação física. Não porque essa será essencial para seu Karatê, mas porque entendo que estudo é importante e que o ser humano é integral o que inclui sua mente. Agora, acredito que o que faz com que um Karateca seja um bom instrutor é sua determinação, pesquisa, treino, intercambio e cursos de Karatê. Não sou a favor do cref, porque acho que não tem nada a ver alguém que não entende nada de Karatê ficar querendo supervisionar um Sensei que tem dedicado sua vida ao treino de Karatê, mas não tem um diploma de educação física. Assim como, por um lado podemos ter um faixa preta, shodan, incopetente sem um curso de educação física, também podemos ter um faixa preta, shodan, nidan, com curso em educação física e igualmente incopentente, por não se dedicar ao karatê, não treinar, não pesquisar, não crescer no karatê. Penso que o que gera um bom instrutor de karatê é sua determinação, pesquisa, treino, os cursos na área de Karatê e constante aperfeiçoamento. Sou a favor do que preceitua a JKA que  exige que a pessoa para ser instrutor oficial tenha os cursos necessários na área de Karatê e seja pelo menos sandan. Entendo também que todo verdadeiro instrutor reconhece sempre a necessidade de ter um Sensei a quem está subordinado, com quem continua aprendendo e sendo mentoreado. Penso que isso é que pode manter o bom nível do Karatê. Em resumo com ou sem diploma de educação física, podemos ter um bom karatê e ser um instrutor sério se continuarmos a prática disciplinada da maravilhosa arte das mãos vazias.
Oss,

Ricardo Costa
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Neto110

• Visitante
« Resposta #25 Online: Junho 15, 2005, 06:06:57 »
Concordo Ricardo. O curso não habilita, o esforço por superar limitações é que torna qualificado.

Formei muitos faixas pretas só 2 são professores e se propõe a viver disto e para ambos, a leitura de mate´rias pedagógicas e o estudo crítico de vários temas foi a obrigatório.

Um dos temas estudados foi inclusive algo muito parecido com o que está aqui sendo discutido.

Offline Luiz

• Hero Member
« Resposta #26 Online: Junho 15, 2005, 08:12:36 »
Não podemos deixar fluir uma idéia que Karate e Ed. Física não se combinam.
Na minha opinião as duas coisas podem andar juntas e a Ed. Física pode sim ajudar em muito ao ensino pedagógico do karate.
Um pode viver sem o outro? Claro que sim

O desenvolvimento psicomotor da criança é um assunto muito delicado e mesmo os professores mais antigos de karate podem cometer falhas nesse processo, veja bem eu disse podem e não cometem, portanto vale a pena incentivarmos os futuros professores de karate a se interessarem pela Ed. Física.
Não que os professores de Ed. Física estejam isento desse erro, mas quero acreditar numa probabilidade menor.

Oss...

Luiz

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
« Resposta #27 Online: Junho 15, 2005, 13:11:34 »
Olá Luiz.

Acho que a questão aqui não é uma discussão se karatê e educação fisica combina ou não. A questão é se uma graduação em educação fisica faz de você um Sensei de Karatê. Como disse, tenho um filho que quer viver envolvido com Karatê e tenho insentivado que ele faça uma faculdade de educação física. Faço isso não porque sem ela ele não será um bom Sensei ou um excelente karateca, isso ele será ou não se treinar e se dedicar ao karatê, faço isso porque entendo que é importante temos cultura e sempre progredirmos em todas as áreas e acho que a educação física é o que mais se aproxima de uma faculdade para quem ama e quer viver de Karatê. O que  não concordo é que o CREF ou instrutores de karatê, porque tem curso de educação física, achem que os instrutores de Karatê que não tem curso não possam ensinar karatê, ou capacitar pessoas nessa arte. Acho que cada caso é um caso e é perigoso generalizações, seja de um lado ou de outro.
Abraços,

Ricardo Costa
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

Offline Luiz

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Junho 15, 2005, 15:25:10 »
Não estou vendo onde nosso ponto de vista esta divergindo, no meu entender estamos falando a mesma coisa ou então não estou sendo claro nos meus posts...

Oss...

Luiz

Offline RicardoCosta

• Moderator
  • Hero Member
« Resposta #29 Online: Junho 15, 2005, 19:05:39 »
Olá Luiz.

Ao contrário você está sendo claro em suas colocações. Também acho que estamos falando a mesma coisa. Apenas desejei reforçar, penso que meu erro tenha sido colocar a coisa voltada para seu nome, devido ao último post. Desculpe-me.

Oss,

Ricardo Costa
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!