Autor Tópico: TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!  (Lida 11361 vezes)

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #45 Online: Março 27, 2012, 11:25:51 »
A maioria dos lutadores do UFC tem faculdade.
Também não dá pra comparar um lutador, que vive de porrada e tem que vender a luta, com uma pessoa que trabalha com a cabeça.

O nível técnico demonstrado no TUF foi baixo sim, e o intelectual vocês sabem, é Brasil.

Não existe esporte com nível técnico mais alto que o MMA. Não dá pra confundir técnica com plasticidade, pois é luta de verdade.
A maioria dos grandes campeões de MMA, foram grandes campeões de seus esportes.
Nível atlético também é técnica, em luta.
« Última modificação: Março 27, 2012, 11:28:59 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline Shaolin do Norte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 608
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #46 Online: Março 27, 2012, 11:59:02 »
Oss amigos,

Primeiro, gostaria de colocar as palavras de Ennio Sensei para que todos possam relembrar:

"devemos controlar nossos instintos ancestrais e primitivos e as emoções destrutivas. Por uma questão de dignidade e até de interesse econômico-financeiro, devemos considerar as reflexões e pensamentos abaixo:
Não acredito que o Karate-Do ou qualquer tipo de Budo se preste a shows e espetáculos de violência. Nossos objetivos são outros: trata-se de formar o corpo e o espírito (caráter, mente, etc.). O poder do Karate-Do ou de qualquer outra forma de Budo só deve ser usado em casos extremos, como em própria defesa, em defesa de outras pessoas e em causa da justiça. Não são palavras minhas, são palavras do Prof. Nakayama que, por sua vez, repetiu palavras de antigos Karatekas e outros Budokas. Tais afirmações encontram eco em todas as “artes marciais†(Budo). Mesmo antigamente, quando a conduta dos Samurais era regida pelas leis e pelo Bushido, os mesmos só podiam usavar suas habilidades bélicas em defesa da população, e em favor da ordem e da justiça.
É por causa deste entendimento do Budo (filosofia) que predomina no Karate-Do que, felizmente, temos poucos ou quase nenhum representante nos MMAs."

Depois que li os ensinamentos do Sensei, pensei e concordo plenamente com isso. Passei a quanse não ver mais lutas de MMA, tirando algumas exceções. Luta desses trogloditas cheios de anabol, acho muito feias... não chamo isso de Arte Marcial.

A maioria deles são Jiujiteiros que nunca treinaram uma arte de contato e fazem um "intensivão" de boxe com chutes básicos (que acabam chamando de Muay Thay e isso não é MT!) treinam muito a parte física e pronto.

Creio que menos de 5% é mesmo um atleta técnico que busca se aprimorar em várias artes mas, MMA não tem nada de Budo e sim como diziam os romanos, LUDOS GLADIATORE...

Oss.
      Gustavo

Offline GUICOMES

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.282
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #47 Online: Março 27, 2012, 12:10:55 »
Está bem, mas Nakayama foi um dos maiores entusiastas da competição de luta no karate, principalmente pelo show, a fim de atrair praticantes.

Se for falar de integridade física pelo sun dome (a coisa mais irreal que existe) hoje em dia o MMA é considerado um dos esportes mais seguros e cheio de regras.

Estimular a competição e a agressividade passa longe de simples brutalidade, pelo contrário, faz parte da educação mais refinada de um cavalheiro.

Pessoas mal-educadas são brutas, não tem nada a ver com competir em um esporte de luta ou não. Os esportes praticados pelas pessoas de educação mais aprimorada geralmente tem como objetivo não apenas vencer, mas humilhar o adversário, seja esgrima, boxe e até xadrez, diferente de esportes de grupo como futebol.

Não vejo ligação entre brutalidade e nenhum tipo de competição de lutas. Até no sumo a superioridade técnica se sobrepõe.
« Última modificação: Março 27, 2012, 12:14:52 por GUICOMES »
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

Offline sato.

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 133
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #48 Online: Março 27, 2012, 12:28:22 »

Juliano, o preparo físico aeróbico (eu acho) não será necessário pra defesa pessoal.
Isso porque a luta não se prolonga no tempo, é um entreveiro rápido e logo chega a turma do deixa disso. O que não pode deixar de ter é muita explosão e principalmente o que ferra 99% dos maus lutadores , controle da distância.

Guicomes, o nível técnico foi ridículo no TUF, dá até pena a mentalidade dos lutadores também.

Não dá pra comparar com Jon Jones, Lyoto, GSP, Anderson Silva... esses caras são bons, muitos lutam com estratégia. Alguns começaram na sua arte marcial e tem várias faixas pretas.

Mas o modismo agora é outro, é treinar MMA direto. Esses lutadores sem raiz que estão surgindo, que já treinam em uma academia de MMA, não tem formação em nada, esses aí são péssimos tecnicamente.
Lembro que no tempo do Pride as coisas eram menos brutais, japones aceita a idéia de lutas estratégicas- vide a luta Royce Gracie- Sakuraba de 1h30 minutos.
Todo esse trash-talk americano e essa modinha de pitboy que vai voltar logo isso aí é péssimo pra artes marciais(na verdade isso aí é luta apenas).

Offline Marcilio Mosco

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #49 Online: Março 27, 2012, 12:30:03 »
MMA ser um dos esportes mais seguros, eu duvido muito. Ele pode ser cheio de regras, mas a maior manobra de segurança do esporte (pelo menos no UFC) é levar os participantes direto pro hospital no final de suas lutas. Educados ou não, a grande maioria lá quer arrancar a cabeça do outro. E cá entre nós, se o juiz demora mais um segundo pra acabar com a luta, eles podem até conseguir.

Offline Mestre Luciano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 728
  • Votos: +0/-0
  • Treinando com afinco para lapidar o espírito.
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #50 Online: Março 27, 2012, 13:05:30 »
Também não aceito a idéia do cara ser "lutador de MMA"... Acho que TODOS deveriam ser faixas pretas ou equivalente em "pelo menos" uma luta. Desta forma o espetáculo seria mais bonito e as lutas mais interessantes!

OSS
ルチアーノ - Luciano - Karateca e Judoca.
Kyokai Karatê Dojo        www.kyokai.com.br

O Karatê deve ser treinado e não discutido. OSS

Offline Alexander dos santos

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.013
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #51 Online: Março 27, 2012, 13:44:39 »
Prezado Sato e Juliano,

Concordo que o condicionamento físico pode não ser tão importante em 90% dos casos de defesa pessoal, mas coloque a seguinte situação... Você andando num calçadão de qualquer cidade litorânea do Brasil, vem aquele vagabundo cheio de crak na idéia amigo, vc não vai derrubar ele com um pau só não... eu tive o desprazer a muitos anos quando ainda tinha meus 18 ou 19 anos, de trocar um pau com um maluco cheio de pó na cabeça, e cara, parecia que estava batendo num boneco... o cara não sente dor... eu ainda acho que o condicionamento físico é uma obrigação de qualquer um que pratique lutas. Não estou falando de condicionamento profissional, mas o cara tem que aguentar correr uns 4 quilômetros pelo menos... mas no geral eu concordo com a idéia de vocês.

Prezado Sato,

Desde que o MMA se tornou um negócio de fato, apareceu o cara cross training. Isso é uma realidade. Entretanto, tirando Forrest Griffin, não me lembro de nenhum outro deste caminho ter chegado a um título do UFC moderno. Acho inevitável que esses caras apareçam, mas eu ainda acredito que só os especialistas obterão sucesso. (é uma opinião minha que jogo para análise de vocês... o cross sempre vai existir, mas os especialistas serão sempre mais vitoriósos).

Agora Sato, o amigo dizer que o Pride era menos violento, vc deve estar um pouco enganado...rsrs

No Pride valia chute na cabeça com o cara em 4 apoios... uma das cenas mais fortes do Pride é o Shogum dando várias caneladas na cabeça (se não me engano do Arona).

Um dos nocautes mais violentos do MMA foi do Wanderley no Rampage que ficou desmaiado pendurado nas cordas se esvaíndo em sangue...

Tem uma luta que até botaram a pouco tempo aqui no forum mesmo do Dom Fry trocando socos com um japa sendo que um segurando a nuca do outro numa ação insana...rsrsrsrs

O UFC é muito mais organizado e tem regras que preservam muito mais os atletas.

Prezado Marcílio Mosco,

O UFC leva seus atletas para o hospital após a luta, e se for necessário proíbe o atleta de treinar qualquer coisa durante o tempo de recuperação. Mas também mantém os atletas sobre rígido controle de saúde. Em 20 anos de UFC, nunca houve uma vítima fatal ou não de danos causados pelas lutas. O que sou contra é os eventos pequenos que tem muito pouca estrutura para apoio dos lutadores.

Prezado Shaolim, (tava fazendo falta, pelo menos eu não estava vendo sua participação sempre muito bacana)

Tô com o Guicomes nessa... é meio paradoxal o texto do Nakayama com as ações dele no mundo do karatê. Então, eu prefiro ver o contexto do texto para fazer uma análise melhor do qu ele quis dizer. Mas concordo contigo que muitas lutas são encontros de dois caras imbecís e malucos que saem trocando socos e pontapés sem muita expertise.

Prezado Guicomes,

Mas se o amigo observar, não sei se vc acompanha, mas o TUF americano, é de um nível tão baixo quanto o nosso no quisito educação.

Os lutadores que são formados e que compõem esse grupo que vc citou, raramente passa pelo TUF.

Uma curiosidade, Josh Kosheck está fazendo doutorado em direito... olha o nível do cara...rsrsrsrs

no mais um abraço!!!

Offline julianoferreira

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 532
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #52 Online: Março 27, 2012, 14:05:17 »
Alexander,

é por isso que eu treino WADO, meu estilo me ensina não somente a socar e chutar, mas a torcer e quebrar... o mesmo vagabundo do crack não vai fazer nada se for derrubado e tiver uma perna ou braço quebrado vai?

E outra, mesmo que a decisão seja no soco... eu DUVIDO o sujeito que aguenta duas ou três pancadas bem dadas, com as mãos nuas, no meio da cara. Ele pode não sentir tanta dor, mas ele também não esquiva... O problema de lidar com alguém assim nem é a resistência, e sim o desespero que essas pessoas se encontram, e outra, dificilmente viriam desarmados, e aí qualquer movimento errado vc vai assustá-lo e aí ja era...

Essa semana um amigo da família do meu melhor amigo levou 3 tiros por isso, o sujeito veio assaltá-lo, e ele levantou as mãos de maneira brusca... tomou um tiro no pé. Em seguida ligaram a luz em uma casa em frente, o sujeito se assustou e deu mais dois tiros, um no pé, outro no peito... e o cara nem reagiu. Por sorte o homem está bem... o tiro passou a 2cm do coração.

Hoje em dia não existe mais homem macho Alexander, se reage em situações muito, mas MUITO específicas.

Hai!

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #53 Online: Março 27, 2012, 18:17:49 »
Alexander,

é por isso que eu treino WADO, meu estilo me ensina não somente a socar e chutar, mas a torcer e quebrar... o mesmo vagabundo do crack não vai fazer nada se for derrubado e tiver uma perna ou braço quebrado vai?
Hai!

Ia falar a mesma coisa, mas o Juliano já falou.
Então só complemento, em defesa pessoal de verdade, quebra logo um braço ou perna.
Nada de ficar trocando socos, é perda de tempo e arriscado.

OSSU/HAI
Karate Wado Ryu

kanizawa

  • Visitante
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #54 Online: Março 28, 2012, 08:28:39 »
Uma curiosidade desse TUF foi a equipe do Belfort que não entendi bem...
Ele que treina com o Sensei Vinicius Antony do Karatê Shotokan e/ou Jutsu escalou o Sensei Francisco Filho do Karatê Kyokushin. Nada contra o Sensei Francisco, admiro o trabalho dele inclusive, mas achei esquisitio.

Offline Cabadapest

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 990
  • Votos: +2/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #55 Online: Março 28, 2012, 08:47:38 »
Por que será que tem uns babacas que não dão os méritos as pessoas que contribuiram para seu sucesso? Te um um figurão internacional  desses ai que treinou karate a vida inteira com um sensei amigo meu, levava sufoco de todo mundo lá no dojo, depois só fala que treinou MT e JJ nas suas páginas de web.
Acho que tem muita gente ai vinda do karate, mas prefere referenciar quem o tá na moda.
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Marcilio Mosco

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #56 Online: Março 28, 2012, 13:26:15 »
Quanto a isso de esconder as origens, que veio do karatê, eu acho que sei porque. Existe no mundo internacional dos esportes de combate um certo preconceito com as artes marciais tradicionais (karatê, kung fu, aikido, taichi...). As pessoas acham seus métodos de treino ineficientes. Por exemplo, eles acham os treinos de kata e xing como uma simples dança, que não contribui em nada para um praticante aprender lutar. Dizem que o uso de makiwara e do "wooden dummy" são desnecessários e que pads e sacos de pancada substituem tudo. E falam que nos treinos de luta em dupla (como kihon kumite, ou os treinos de técnicas de aikido, kata de judô...) a pessoa que sofre a técnica deixa levar o golpe, sem mostrar nenhuma resistência.

Tudo isso contribui contra a imagem das artes tradicionais, que são vistas com olhos preconceituosos, principalmente pelos xenófobos norte-americanos. Sendo assim, um lutador "comercial" prefere esconder suas raízes, pra ficar melhor nos olhos da mídia. É triste isso. Ao meu ver tudo isso não passa de falta de conhecimento sobre as artes tradicionais por parte do público, mas mostrar isso pra eles não é fácil não.

Offline GEM

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1.666
  • Votos: +1/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #57 Online: Março 28, 2012, 14:09:43 »
Mais um motivo para admirar o Lyoto, que sempre fez questão de falar que era do karatê e divulga isto em viva e alta voz.  :)


Quanto a isso de esconder as origens, que veio do karatê, eu acho que sei porque. Existe no mundo internacional dos esportes de combate um certo preconceito com as artes marciais tradicionais (karatê, kung fu, aikido, taichi...). As pessoas acham seus métodos de treino ineficientes. Por exemplo, eles acham os treinos de kata e xing como uma simples dança, que não contribui em nada para um praticante aprender lutar. Dizem que o uso de makiwara e do "wooden dummy" são desnecessários e que pads e sacos de pancada substituem tudo. E falam que nos treinos de luta em dupla (como kihon kumite, ou os treinos de técnicas de aikido, kata de judô...) a pessoa que sofre a técnica deixa levar o golpe, sem mostrar nenhuma resistência.

Tudo isso contribui contra a imagem das artes tradicionais, que são vistas com olhos preconceituosos, principalmente pelos xenófobos norte-americanos. Sendo assim, um lutador "comercial" prefere esconder suas raízes, pra ficar melhor nos olhos da mídia. É triste isso. Ao meu ver tudo isso não passa de falta de conhecimento sobre as artes tradicionais por parte do público, mas mostrar isso pra eles não é fácil não.
Karate Wado Ryu

Offline Gon

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 347
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #58 Online: Março 28, 2012, 14:34:58 »
Não acho que seja questão de ter vergonha de suas origens. A maioria dos atletas norte-americanos vem do boxe e do wrestling mesmo, raramente de alguma arte marcial oriental.

Sobre os que escondem terem sido praticantes de Karate, acho que é pela pressão dos treinadores e equipe deles, que são, na maioria das vezes, do boxe/mt/jj. A maioria larga de mão o treino tradicional mesmo, e procuram algo mais voltado para MMA, normal. São poucos os que continuam o treinamento de arte marcial oriental, e ainda por cima de maneira efetiva para o MMA.

Offline Marcilio Mosco

  • Jr. Member
  • **
  • Mensagens: 59
  • Votos: +0/-0
Re:TUF Brazil - Exemplo de animalidade nas artes marcial- vergonha alheia !!
« Resposta #59 Online: Março 28, 2012, 17:36:14 »
Largar mão do treino é uma coisa. Agora esconder que já treinou! isso é outra coisa. Existe sim um preconceito contra Artes marciais tradicionais no MMA.