Neto, você tem suas opiniões que realmente concordo que sejam verdadeira e importantes para uma pessoa: você mesmo.
Mas a verdade não é absoluta, como você mesmo sabe disso. Então, depende a posição em que alguém está ocupando na sociedade. Para os grandes investidores e especuladores, concordamos que o olimpÃsmo sirva de comércio Capitalista, assim como serviu como palco de disputas na guerra fria.
Mas pergunte aos esportitas em geral. A maioria deles têm na olimpÃada a inspiração para continuar praticando, outros a usam como meio de sobrevivência, outros como meta de realização pessoal e etc.
Muitas pessoas iniciam a prática esportiva, mesmo de forma recreativa ou desportiva, vendo seus Ãdolos na TV e aprendendo sobre os esportes na mÃdia. Quem convenceria mais multidões a procurar as academias, clubes, escolinhas e ginásios, apenas explicando racionalmente que praticar esportes faz bem para a saúde? Quem faria isso de modo mais eficiente e mais duradouro do que a EMOÇÃO?
Pergunte a famÃlia e todos amigos de um atleta campeão, pergunte a mãe dele o que significa "OlimpÃsmo"? Você vai ouvir palavras como: superação, força de vontade, dedicação, amor, paixão, etc. Cada resposta, cada sentido e significado será diretamente proporcional a visão, realidade, situação, necessidades e demais cirscunstâncias de cada pessoa ou grupo social.
Um exemplo hipotético: - Quanto o Brasil gastaria em publicidade convencional para divulgar o paÃs no exterior da mesma e intensidade que alcançou na última Copa do Mundo?
A OlimpÃada, assim como quase tudo na vida, têm pontos positivos para alguns e negativos para outros. Nós praticantes de modalidades esportivas, estamos do lado dos que podem obter os benecÃcios. E cada um pode escolher de que lado quer ficar.
Mas apenas sobre os rendimentos da OlimpÃada, eu não me referia as verbas diretas do governo aos atletas de alto rendimento, mas aos incentivos e motivações nas categorias de base em cada região...