Oss,Se me chutarem alto eu não esquivo, entro junto na abertura, lá vc decide se bate ou derruba o infeliz que não respeita o adversário.
Quando vc luta com alguém chutar alto é menosprezar a técnica e a inteligência de seu oponente ou prova de pouca inteligência de quem o faz.
Só complementando o que disse, na kyokoshin trena-se chutes altos para treinar a defesa dos mesmos e modo de ganhar amplitude, pois sempre tem um "Aparecido" que vem procurar encrenca quando sabe que vc treina alguma arte marcial e adivinha, sempre vem com a "m" do chute alto. Cansei de ver em briga de adolescente na rua o encrenqueiro sair correndo e "executar" chute alto duplo como se fosse um"as-no karatê".
Oss,Grata rapha, por ter me ajudado a esclarecer. Como nem todos os que postam aqui são oriundos do karatê, achei melhor fazer uma referência mais global do que utilizar nomes técnicos da própria arte e acabei criando uma confusão. Contudo desde a primeira postagem no tópico falei do "chute bonitinho do Van Damme".Oss