*NOTA 2: Sou budista desde criança, falo, leio e escrevo bem japonês. Por favor, não venham com tretas do tipo "transcendente" em se tratando de Artes Marciais japonesas.
Olá,(botando lenha na fogueira!!)Citar1. Por que a esmagadora maioria dos cintos pretos acha que entende algo sobre ZEN? eles fingem que entendem para parecerem "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente" Citar3. E se não entendem desse assunto, por que escrevem e dizem tantas tolices por este mundo a fora? ver resposta 1.Citar6. O que determina, no contexto Português a capacidade de um cinto preto de dar aulas? No Brasil, acho que é só ir no cartorio criar sua propria organização se declarar 10ºdan e "formar" "instrutores" pra dar aulas...Citar7. Por que as graduações de INSTRUTOR não são feitas na Europa - para ter a graduação de instrutor, deve-se ir ao Japão prestar exame ou - em carater excepcional - estes exames são feitos nos campeonatos mundiais. Por que os japas são $%&! e querem controlar tudo... (e dominar o mundo???)Citar8. Por que alguns instrutores teimam em colocar "Sensei" antes do nome próprio? para parecerem "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente"Citar11. Por que será que há tantos livros publicados sobre o Karate sem a menor revisão do conteúdo apresentado? Por que tem uns desavisados que compram... e pagando, as editoras publicam...Citar13. Por que alguns "mestres de zen" obrigam os "aspirantes a seguidores do caminho" a sentarem-se em posições desconfortáveis, quando nós NÃO somos japoneses e sentamo-nos em cadeiras?Para que os alunos fiquem desconfortáveis, e vendo "os mestres zen" sentados daquele jeito pensam que eles são "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente" Incluir ALGUNS aspectos da cultura japonesa pode "enriquecer" a aula... Mas fazer os alunos realizarem coisas que não entendem faz com que o professor "pareça mais esperto" e "mais elevado espiritualmente"OU ficar levando e tirando cadeiras do dojo dá muito trabalho... OU ficar sentado no dojo esparramado que nem um saco de batatas não é muito bonito...Citar14. Será que simplesmente há "sensei" demais? "Sensei" em excesso e falta de Sensei...Acho que fui meio radical em algumas respostas e simplifiquei demais outras, mas achei uma boa ressucitar o topico...Fabio Okuyama
1. Por que a esmagadora maioria dos cintos pretos acha que entende algo sobre ZEN?
3. E se não entendem desse assunto, por que escrevem e dizem tantas tolices por este mundo a fora?
6. O que determina, no contexto Português a capacidade de um cinto preto de dar aulas?
7. Por que as graduações de INSTRUTOR não são feitas na Europa - para ter a graduação de instrutor, deve-se ir ao Japão prestar exame ou - em carater excepcional - estes exames são feitos nos campeonatos mundiais.
8. Por que alguns instrutores teimam em colocar "Sensei" antes do nome próprio?
11. Por que será que há tantos livros publicados sobre o Karate sem a menor revisão do conteúdo apresentado?
13. Por que alguns "mestres de zen" obrigam os "aspirantes a seguidores do caminho" a sentarem-se em posições desconfortáveis, quando nós NÃO somos japoneses e sentamo-nos em cadeiras?
14. Será que simplesmente há "sensei" demais?
De fato, todas as minhas perguntas têm uma única resposta: HONESTIDADE.Honestidade em primeiro lugar para com nós próprios - honestidade sobre o que sabemos realmente - e, em segundo lugar, honestidade para com quem ensinamos. Pois é este o espírito que devemos ter em se tratando de Cultura, Filosofia e Artes marciais Japonesas.Mais nada!
Sensei antes do nome seria um erro? Me falaram alhures que sensei é depois do nome (o pessoal que domina a língua e os costumes podia epxlicar isto para nós)
Em Japonês, utiliza-se o sensei após o nome. Porém utiliza-se o sobrenome antes do nome... Tudo invertido!
Por que alguns instrutores teimam em colocar "Sensei" antes do nome próprio? Seria um exemplo de humildade? Ou foi este o nome escolhido pelos seus pais?