Autor Tópico: ZEN E AS ARTES MARCIAIS  (Lida 4621 vezes)

Neto110

  • Visitante
ZEN E AS ARTES MARCIAIS
« Resposta #15 Online: Fevereiro 16, 2005, 06:25:53 »
A comparação da música foi muito boa: fazemos música por gosto e não para mostrar algo para alguém. Os que querem viver da arte precisam porém manter um certo nível para conseguir se vender, embora certos tipos de música vendem mais pelo rosto de quem canta ou toca (infelizmente música que só toca não vende tão fácil assim) que por qualquer outro motivo.

Treinar à exaustão tanto música como karate são opções, escolhas, nada mais que isto e não tornam senão o praticante um pouco melhor naquele momento. Todos os músicos e karatekas sabem o efeito pernicioso de uma semana sem treinar.

As muitas federações passam por um outro aspecto que vai para muito além disto tudo: é a política, o poder, e não tem a ver com a falta de humildade, a virtude faltante, quando é o caso,  é outra.

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: ZEN E AS ARTES MARCIAIS
« Resposta #16 Online: Maro 14, 2009, 07:57:49 »
Bom dia,

Os questionamentos levantados são realmente interessantes...

Contudo, não são questionamentos elaborados pelo Shogun, mas sim pelo Sr. Joséverson Goulart... Basta acessar o link abaixo para ver que isso é verdade...

http://209.200.102.20/forum/topic.asp?TOPIC_ID=89

Apenas não copiou a NOTA 2:

Citar
*NOTA 2: Sou budista desde criança, falo, leio e escrevo bem japonês. Por favor, não venham com tretas do tipo "transcendente" em se tratando de Artes Marciais japonesas.


Okuyama tem razão em suas afirmações:

Olá,

(botando lenha na fogueira!!)

Citar
1. Por que a esmagadora maioria dos cintos pretos acha que entende algo sobre ZEN?
eles fingem que entendem para parecerem "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente"

Citar
3. E se não entendem desse assunto, por que escrevem e dizem tantas tolices por este mundo a fora?
ver resposta 1.

Citar
6. O que determina, no contexto Português a capacidade de um cinto preto de dar aulas?
No Brasil, acho que é só ir no cartorio criar sua propria organização se declarar 10ºdan e "formar" "instrutores" pra dar aulas...

Citar
7. Por que as graduações de INSTRUTOR não são feitas na Europa - para ter a graduação de instrutor, deve-se ir ao Japão prestar exame ou - em carater excepcional - estes exames são feitos nos campeonatos mundiais.
Por que os japas são $%&! e querem controlar tudo... (e dominar o mundo???)

Citar
8. Por que alguns instrutores teimam em colocar "Sensei" antes do nome próprio?
para parecerem "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente"

Citar
11. Por que será que há tantos livros publicados sobre o Karate sem a menor revisão do conteúdo apresentado?
Por que tem uns desavisados que compram... e pagando, as editoras publicam...

Citar
13. Por que alguns "mestres de zen" obrigam os "aspirantes a seguidores do caminho" a sentarem-se em posições desconfortáveis, quando nós NÃO somos japoneses e sentamo-nos em cadeiras?
Para que os alunos fiquem desconfortáveis, e vendo "os mestres zen" sentados daquele jeito pensam que eles são "mais espertos" e "mais elevados espiritualmente" Incluir ALGUNS aspectos da cultura japonesa pode "enriquecer" a aula... Mas fazer os alunos realizarem coisas que não entendem faz com que o professor "pareça mais esperto" e "mais elevado espiritualmente"

OU ficar levando e tirando cadeiras do dojo dá muito trabalho...
OU ficar sentado no dojo esparramado que nem um saco de batatas não é muito bonito...


Citar
14. Será que simplesmente há "sensei" demais?
"Sensei" em excesso e falta de Sensei...


Acho que fui meio radical em algumas respostas e simplifiquei demais outras, mas achei uma boa ressucitar o topico...

Fabio Okuyama


Contudo, o próprio Professor Joséverson responde seu questionamento no fórum que deixei no link acima:

Citar
De fato, todas as minhas perguntas têm uma única resposta: HONESTIDADE.

Honestidade em primeiro lugar para com nós próprios - honestidade sobre o que sabemos realmente - e, em segundo lugar, honestidade para com quem ensinamos. Pois é este o espírito que devemos ter em se tratando de Cultura, Filosofia e Artes marciais Japonesas.

Mais nada!

Saudações,
 ;) Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)

Offline Andretta

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 277
  • Votos: +0/-0
  • "E a vida segue ensinando... todos os dias."
Re: ZEN E AS ARTES MARCIAIS
« Resposta #17 Online: Maro 14, 2009, 08:11:00 »
Oi...

Sobre o questionamento do Sr. Augusto:

Sensei antes do nome seria um erro? Me falaram alhures que sensei é depois do nome (o pessoal que domina a língua e os costumes podia epxlicar isto para nós)

O Sr. Renê já respondeu com propriedade:

Em Japonês, utiliza-se o sensei após o nome. Porém utiliza-se o sobrenome antes do nome... Tudo invertido!

Porém, quando o professor Joséverson faz o questionamento:

Citar
Por que alguns instrutores teimam em colocar "Sensei" antes do nome próprio? Seria um exemplo de humildade? Ou foi este o nome escolhido pelos seus pais?

Está falando de que embora no Karate-dō [空手道] o termo Sensei [先生] seja utilizado para referir-se ao professor ou mestre, porém nenhuma destas é a tradução literal da palavra. A expressão Sensei [先生] de forma muito genérica, significa “professor”... na realidade a palavra é escrita com dois ideogramas (Kanji [漢字]):

- Sen (saki) [先] - “Antes de”, “primeiro que”, “anterior”;
- Sei (umareru) [生] - “Nascer”, “viver”.

Como podemos ver a tradução literal deste termo é “aquele que nasceu antes” ou, mais especificamente, quando falamos em Karate-dō [空手道], “aquele que começou antes”.

“O problema do uso deste termo nas artes marciais é que não podemos precisar - com exatidão - “quem realmente começou antes de outro” no conjunto de todas as Artes Marciais ensinadas. Assim, quando alguém coloca a expressão Sensei [先生] antes do seu nome próprio, está a dizer que começou antes de mim, antes de ti antes de qualquer outro… sem que isso seja necessariamente a realidade. Parece, com o perdão da expressão, uma falta de humildade incompatível com as Artes Marciais orientais.

Por outro lado, dentro de um ambiente controlado como um Dōjō [道場] em particular podemos, com certeza, definir “quem começou antes” quer por graduação quer por conhecimento pessoal e assim, determinar quem é o Sensei [先生]”.

No Japão o termo Sensei [先生] não é exclusivo das Artes Marciais é também utilizado para designar doutores, professores, advogados, etc...

Assim sendo, o termo Sensei [先生], de fato, é digno de respeito, porém não apresenta aquela “mística” ou “transcendência” impostas por pessoas que não sabem realmente a que este termo se refere.

Um abraço,
 :D Denis Andretta.
"Sem me importar em atacar (combater) e com determinação, remar em direção à ilha marcial (das artes marciais) é uma alegria." (MABUNI, Kenwa)