A principal questão que vejo, depois de anos fazendo os mesmo kata, é que qualquer kata, literalmente, exige no mÃnimo muita dedicação, e sempre vamos ter que nos focar em um ou outro por perÃodo da vida, o que vcs acham ?
Compreendi suas colocações e seu questionamento, pelo que minha visão de Kata atualmente se estabelece da seguinte maneira: cada uma destas formas (conjuntos complexos de movimentos, posturas, respiração e meditação) requer treino isolado. Depois de ter alimentado essa reserva de memória (movimentos, posturas, respiração e meditação), teste sua aplicabilidade - isso fará você aprender o Kata no contexto, ou seja, as passagens são táticas ou reações a um determinado evento, cabendo a você, a partir deste ponto, interpretar cada uma delas.
"aprendemos a forma para perdê-la".
Quanto mais intensamente fazemos Unsu, mais nossa forma vai pro espaço. Fazê-lo como se estivesse lutando pela vida, freneticamente, com força e kime e as variações de direção e velocidade é muito difícil, e mesmo sabendo que um pouco da forma será sacrificada, as bases têm de ser muito bem definidas.