Gostaria, aproveitando o "gancho", de ver a opinião dos colegas sobre aos vÃdeos, inclusive a sua, ArqMatheus!
Só acho que nunca se deveria escrever os nomes de Nakayama e Yahara na mesma frase que desses dois senhores que mencionou e postou vÃdeos. Nem mesmo pra ressaltar as diferenças entre eles...
Citação de: Bodhi em Fevereiro 12, 2013, 10:21:12A principal questão que vejo, depois de anos fazendo os mesmo kata, é que qualquer kata, literalmente, exige no mÃnimo muita dedicação, e sempre vamos ter que nos focar em um ou outro por perÃodo da vida, o que vcs acham ?Exige, sim. Mas devemos sempre olhar pra frente. A escolha de qual kata será o próximo a focar é multifatorial, complicada e pessoal. Muito pessoal.Entra o gosto individual e, claro, a compleição do praticante tem que ser condizente com essa preferência.No caso de ser condizente, entram os pré-requisitos. Tem alguns kata que NUNCA serão dominados sem que antes dominemos outros cujos fundamentos são imperativos.É nessa hora que entram os Heian, Tekki, Bassai-Dai, Kanku-Dai, Empi, e Gankaku. Se juntar à essa lista o Hangetsu e Jion e Jitte VC completou os 15 que todo faixa preta deveria saber.No caso do Unsu, não tem como fazê-lo sem treinar os Heian, Empi e Kanku-Dai, além de MUITO KIHON, claro!O legal de tudo isso é que as coisas podem ser (quase) simultâneas. Assumindo que se o cara é graduado ele treina constantemente os Heian desde o primeiro dia (CONSTANTEMENTE!), e imaginando que, junto com o Bassai-Dai, o Kanku-Dai é o mais importante kata do Karate e por isso imagino que o cara já treina ele faz tempo (ou deveria), basta começar a treinar Empi, se já não o faz, e cair dentro do Unsu.Ele vai ser uma bela $%&!, mas continue treinando-o sem parar de praticar os outros que a melhora natural acontecerá. Pode-se treinar diferentes kata ao mesmo tempo, pois eles se complementam.Eu já fazia Unsu ha 3 anos TODO DIA antes de apresentá-lo publicamente no meu exame para shodan. Nunca parei de treinar os demais 25...OSS!
A principal questão que vejo, depois de anos fazendo os mesmo kata, é que qualquer kata, literalmente, exige no mÃnimo muita dedicação, e sempre vamos ter que nos focar em um ou outro por perÃodo da vida, o que vcs acham ?