Osu amigos!Interessante o tópico.Cabadapest, acho natural a prática de combinação de golpes fazendo parte de um Kihon mais elaborado em treinos de Karate-dô. Acho também que os Kata são importantÃssimos para treino das técnicas, do próprio acervo motor do praticante, enfim, trata-se da essência do Karate-dô. Sua frase "nossa única ponte com os mestres do passado" prova o seu entendimento sobre essa importância.A criação de movimentos sincronizados à guisa de Kata me parece, quase um "pleonasmo", por assim dizer, pois só no Shôtôkan são 26 Kata o que já desafia a coordenação motora de qualquer um.As formas apresentadas por Enoeda-sensei ou Shirai-sensei são, como o Sensei Roberto já escreveu, extratos didáticos de Kata bem conhecidos, porém, acredito que o fizeram mais para "valorizar" o evento em questão.Minha percepção acerca dessas formas livres, realizados em campeonatos ou "artes cênicas", é a simples combinação de atletas com um excelente rendimento fÃsico, em elasticidade e domÃnio de chutes e saltos, desejosos de mostrar uma superabundância dessa plasticidade que, em Kata dos estilos não aparecem com a frequência que desejam para exibir sua performance. Assim, criam novas formas supervalorizando saltos e chutes.De qualquer forma, para treinamento acho que os Kata, dentro do próprio estilo, bastam. Porém, trata-se da minha visão conservadora das tradições do Karate-dô, no entanto, sabemos que O'Sensei Gichin Funakoshi foi treinado sob a filosofia do Hito Kata San Nen, sob a orientação de Shihan Azato.Forte abraço.Osu.
Será que é um pecado tão grave assim?