Eu assisti os vídeos dos dois karatedokas da JKA e concordo que são execuções esplêndidas, entretanto não consegui visualizar diferenças significativas entre ambos. Alguém poderia descrevê-las para que eu possa aprender um pouco mais?
Bodhi,Abrir o pé antes do passo é apenas uma adaptação para o deslocamento, e não é erro. Pelo contrario. Hoje em dia, ajuda até na prevenção de problemas futuros nos tornozelos. Osaka, como genio que é, percebeu isso ja ha mais de 30 anos.Stan Schmidt Sensei tambem sempre ensinou assim, por isso mesmo ele, aos 75 anos de idade talvez seja um dos unicos mestres de Karate daquele tempo, não possui lesão alguma nos tornozelos nem nos joelhos.Só veio a ter algum problema nos joelhos após uma queda acidental que aconteceu dois anos atras, dentro de casa.A maneira dele ensinar Kokutsu dachi é bem diferente da JKA.
Considero o Sensei kawazoe no mesmo nivel de Osaka Sensei, mas com fundamentos melhores. Certa vez, perguntado porque ele sempre ganhava os Torneios no japão, Osaka respondeu...-Certamente isso acontece porque o Sr. Kawasoe ano tem participado das competições.Ambos são otimos, Osaka, como o Marquinhos disse, tem mais naturalidade na aplicação dos fundamentos, Kawasoe capricha mais nos golpes.
Esse tal de Kagawa é incomparável, não sei o que admiro mais: seu kihon, kata ou kumite, simplesmente um karateca completo.Oss!!