Bodhi, muito bacana! Acho que eu tomaria gosto pelo kendo se tivesse tido oportunidade.
Sei que ninguém vai ter coragem falar isso aqui para você, mas vou incorporar uma linha de raciocÃnio defendida por alguns dos colegas, baseada no seu vÃdeo:"Não funcionaria no UFC" ou "Vamos testá-lo em um combate real, usaremos espadas então, mas se o cara tiver um revolver?"
Desculpem se parece irônica a minha colocação, a questão é que a forma de entender o karate minimalizando à questão de "lutas mortais" e ignorar todas as outras peculiaridades tão importantes para o crescimento do indivÃduo enquanto pessoa.
Irônico: Me referia as comparações absurdas.A pergunta foi respondida. Oss!
Ah! Achei um vÃdeo do meu primeiro Keiko que alguem colocou no youtube. Bastante desajeitado !! (segunda pessoa ao treinar-o meu hakama é um pouco mais claro e esta "pescando". Era emprestado do Troyman Sensei do Kobudo/Shorin, um grande Sensei ! Obrigado Sensei Troyman!)Também tive muita sorte de ter sido aluno do Tsutsumi Sensei no Kendo, e ter seguido com ele no Iai depois que meu ombro não levantava mais nos "Keikos'.Grãozinho por grãozinho vamos chegando lá....paciência é importante do meu ponto de vista.