Isso é a sua opinião Pedro e eu respeito e compreendo, pois toda a vida foi isso que você sempre ouviu do seu mestre e comprovou-o também você através do seu treino, portanto é a sua realidade, mas saiba que ela não é a única e definitiva verdade, até dentro do Shotokan há linhas muito diferentes de interpretação do karate. Todavia os objetivos dum Kata Kyokushin não são os mesmos de um Kata do Karate dito tradicional, já que todos os movimentos se enquadram numa abordagem do knock down, ou seja: aquilo que lhe parece sem kime leva verdadeiramente fogo e ao bater parte costelas, provoca contusões profundas ou até mesmo fraturas em qualquer parte do corpo. E mais: todos os movimentos (bunkai) se dirigem exatamente a pontos vitais (kyusho) bem como tem projeções ao solo, alavancas, estrangulamentos, os blocos (defesas) são verdadeiros ataques, etc. Não se deixe iludir! Todos aqueles movimentos são testados em tameshiwari para se ir observando a evolução da eficácia dos golpes. Os objetivos são portanto práticos e não coreográficos como você pensa, num Kata Kyokushin não se observa movimentos fantasiosos, sincopados ou robotizados mas sim fluidos como num combate real cujo objetivo é deixar o adversário o mais rapidamente KO. É difÃcil de explicar aqui em teoria uma vez que o Kyokushin é um Karate essencialmente prático, mas se um dia visitar um dojo de Kyokushin (Oficial) e vir um aluno avançado ou um Sensei fazendo Kata, vai compreender melhor o conceito. Olhe que Kime é coisa que não lhe falta!
Eu disse que não iria falar mais do Katsumoto, mas não posso ficar em silêncio, até porque o fórum não é só dele e as outras pessoas têm direito a perceber mais a história de Oyama, apesar do ódio de estimação de Katsumoto por ele. Então, quanto a Oyama (1923) ter treinado assiduamente com Funakoshi ou com o filho não é relevante, é facto que treinou Shotokan e na verdade ele foi companheiro de Tomosaburo Okano (nasceu em 1922) e outros mestres que foi aluno direto dos Funakoshi (fotografia de 1943 de estudantes de Shotokan com Okano e Oyama
http://www.shotojuku.com/okanohistory.html), portanto, nada mais natural que Oyama também fosse aluno deles. Mas eu não sou historiador e não posso atestar factos históricos. Também treinou com So Neishu, que também era coreano e era aluno direto de Yamaguchi, também treinou com este último (existem mesmo testemunhos fotográficos dos dois realizando Kumite). Aliás, sabe-se que nessa altura Kimura (o Judoca que aos 18 anos era 5.º Dan e que partiu o braço ao Gracie fundador do BJJ) era colega de Oyama (era seu Senpai apesar de 7 anos mais novo) no Dojo de Gojuryu. Praticavam Judo e Karate juntos. A amizade uniu-os toda a vida (tudo isto está na biografia de Kimura). Não estou a ver como o maior judoca de todos tempos podia ser amigo Ãntimo de uma fraude, não faz sentido! História é história e vale o que vale, é natural que o mito envolva figuras históricas de grande vulto, isso significa que foram realmente tão grandes que se mistura a ficção com a realidade, tal era a enorme admiração das pessoas por elas, Oyama não escapou ao mito. Houve tantos exemplos no passado que nem vale a pena falar…mais recentemente tivemos o Bruce Lee! Portanto que dizer disto! Vamos chamar tudo de mentira? Mesmo aquilo que foi realmente verdade? Abraço para todos e bons treinos. Osu!