Olá amigos!Pois é Rodrigo. Já nós sempre treinamos os tsuki do Gekisai chudan. Havia observado isso na sua execução, mas também já vi gente trabalhar o jodan tsuki. Contudo, em acordo com a padronização técnica da IKGA, o chudan tsuki é realizado, pois, ao observarmos o bunkai, o contra-ataque é defendido em chudan uke: um soco acima dos ombros seria incompatÃvel com a aplicação técnica. Outro detalhe se encontra no próprio yakusoko kumitê ni. No ipponme, o ataque é realizado em jodan tsuki, defendido em jodan uke e contra-ataque em chudan tsuki. No nihonme, o ataque em chudantsuki é defendido em chudan uke e contra-ataque em jodan tsuki. Ou seja, em grandes linhas: defesa alta, soco médio, defesa média soco alto... Mas isso, enfatizo: na Gojukai, de acordo com a IKGA.OSS
Já que ninguém mais vai comentar (infelizmente, parece que ficaram melindrados por ser Goju), comento eu.1 - achei o kata "corrido" mesmo. Acredito que mais por causa do nosso atual esquema de treino, onde tem gente shotokan junto e pouco tempo pra treinar. Tudo fica corrido, é de ficar de lÃngua de fora. Assim, kata e kihon saem um pouco prejudicados. Além disso, como não tenho competido, não tenho mais o foco na estética. Queria até que o Marquinhos comentasse como tem visto o treino dele, que parou por largo perÃodo e agora busca outra coisa no kata. Não tenho esquentado muito com o "tempo" do kata, pois acredito que seja uma questão estética mais que qualquer outra coisa. Mas vou prestar atenção pra melhorar. Em casa não tenho espaço adequado, quebro um galho fazendo o que posso. Falta treinar mais, com certeza. Vou filmar outros kata que tenho treinado um pouco, pra corrigir e talvez postar aqui. Sigo esperando mais comentários.
Além disso, como não tenho competido, não tenho mais o foco na estética. Queria até que o Marquinhos comentasse como tem visto o treino dele, que parou por largo perÃodo e agora busca outra coisa no kata.