Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Abril 12, 2025, 06:52:31
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kata
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
Modificações

« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas: [
1
]
Autor
Tópico: Modificações (Lida 3059 vezes)
User5
Visitante
Modificações
«
Online:
Janeiro 17, 2005, 13:20:18 »
Boas!
Quero saber dos amigos aqui, até que ponto é válido as modificações que os katás vem sofrendo para satisafezer o gosto das arbitragens em campeonatos? Essas modificações não irão descaracterizar o Karate, independentemente de estilos?
Certo que tudo é uma constante evolução, mas isso é necessário?
Valeu!
Full Member
Votos: +0/-0
Modificações
«
Resposta #1 Online:
Janeiro 17, 2005, 14:14:30 »
Oss!
Custa-me bastante ver que os katas sofrem constantemente alterações e modificações.
Dentro da WKF World Karate Federation, houve a necessidade de se uniformizar e modificar a forma de executar os Katas representativos dos 5 estilos que compõem a WKF. Shotokan, Shotokai, Shito-Ryu, Wado-Ryu e Goju-Ryu.
Poderá se compreender a nível de Kata Equipa, onde tem que existir uma sincronização perfeita entre os seus três elementos, mas penso que no Kata Individual não heveria necessidade de modificações.
Já o Mestre Itosu, Ginchin Funakoshi, Masatoshi Nakayama e por aí fora introduziram alterações e modificações nos Katas.
Quem sou eu ou quem somos nós para ir contra a vontade desses Mestres?
Continuo a praticar os 26 Katas da linha tradicional do Karate Shotokan, ensinados por o Mestre Hirokazu Kanazawa, pois ele ensina como aprendeu de Mestre Funakoshi.
Por outro lado não sou apologista da alteração dos Katas.
Eles nasceram assim e devem continuar assim para sempre, sem alterações. Claro que isto é só a minha pobre opinião pessoal.
Um Abraço e Bons Treinos
SHOGUN
:roll: :lol:
Oss!
Aquele que não perde as suas faculdades vive até velho”
Karate Clube de Portugal
Centro de Artes Orientais
kaleo
Full Member
$$$
«
Resposta #2 Online:
Janeiro 17, 2005, 19:07:41 »
Olha...
Eu aceito as alterações dos katás com coerência e justa aplicação de seu bunkai.
Essas alterações fazem sentido quando feitas vindouras de um estudo, buscando a melhor eficiência em seu bunkai. Portanto, não acredito que a constante modificação nos katás reflitam este raciocínio.
Acredito sim que, as federações promovam estas alterações para gerar dinheiro (com cursos, etc.), e não para evoluir o katá... haja visto que já houveram modificações e retornaram depois ao original. É mole?
[]s
Visitante
Modificações nos Katas
«
Resposta #3 Online:
Janeiro 21, 2005, 14:33:53 »
Saúde a todos. Considero válida todas as opiniões à respeito dos katas serem modificados por causa das arbitragens. Não podemos confundir os katas feitos para exames de graduação (tradicional = ensinados por Funakoshi) e katas para competição onde cada vez mais é valorizado a plástica, velocidade e força dos atletas. O kata para competição deve sim sofrer modificações para que o público entenda e aprecie o kata. É na competição que vamos difundir o karate.
Mas defendo que o kata tradicional seja treinado para fins de formação do karateca e para exames de graduação.
grande abraço Zé
Visitante
Modificações
«
Resposta #4 Online:
Janeiro 21, 2005, 15:19:12 »
Hmmm, seria interessante pensarmos se é produtivo isto de kata original e kata para competição...me soa estranho.
Visitante
Modificações
«
Resposta #5 Online:
Janeiro 21, 2005, 15:56:07 »
Boas!
Eu penso do seguinte modo: se o kata foi criado de uma maneira então que se pratique daquela maneira, sou afavor de mudanças somente se o movimento em questão possa vir a causar algum tipo de lesão, mas por efeito de plástica não.
Também não concordo de se modificar para o favorecimento de sua execução em equipe, pois quem tem que se adequar ao katá é o praticante e não o katá se adequar a ele.
Valeu!
Global Moderator
Hero Member
Modificações
«
Resposta #6 Online:
Janeiro 21, 2005, 15:58:08 »
É estranho pensar em kata tradicional e kata de competição.
mais ja é assim com os combates vejam quantos tipos de kumites temos hoje.
No inicio era um contra um e pronto, hoje tudo é feito sem padronização cada federação muda o que quer e pronto.
Isso esta ficando igual igreja evangelica cada um monta a sua e seja o DEUS quiser. (nada contra os evangelicos)
Full Member
Modificações
«
Resposta #7 Online:
Janeiro 22, 2005, 10:07:18 »
Oss!
Sou contra as modificações dos Katas.
Os Katas nasceram assim e é assim que devem ser estudados e treinados.
No que respeita ás Competições Desportivas, considero que tudo está mal no que respeita ás Katas e ao Shiai, deveriam seguir os padrões originários do 1º Campeonato Aberto da JKA, Shobun-Ippon sem luvas, e Kata Tradicional segundo os ensinamentos de Mestre Funakoshi.
Peço desculpas por quem pensa o contrário mas a minha opinião é esta.
Um abraço e bons treinos
SHOGUN
Oss!
Karate Clube de Portugal
yyz
Jr. Member
Modificações
«
Resposta #8 Online:
Janeiro 23, 2005, 19:56:02 »
Concordo com o Shogun. Pratico os katas conforme o Shihan Kanazawa os ensina, pois considero que ele é quem guardou os katas do modo mais próximo que o Funakoshi os ensinou. O que acontece com o karate e as competicoes hoje em dia não considero uma evolucão, e sim uma involucão.
Aliás, isso que se pratica hoje em dia não é karate, é um arremedo somente.
Karate plastico, karate bonito...Putz, meu Deus, o que é isso? Prefiro o karate FEIO, com EFICIENCIA e ESPIRITO, do que essa bagunca que vejo por aí.
[]'s a todos
YYZ
Shogun
Full Member
Modificações
«
Resposta #9 Online:
Janeiro 24, 2005, 09:08:06 »
Oss!
Quando me iniciei no Karate aos 8 anos de idade, quando alguém pronunciava a palavra Judo, as pessoas paravam para pensar e reflectir no seu significado.
Quando alguém dizia: "Olha, cuidado que esse indivíduo sabe Karate!".
As pessoas ficavam quase que pretificadas só de ouvirem a palavra KARATE, isto em 1966. A palavra Karate, produzia nas pessooas uma sensação estranha de medo.
Hoje brinca-se com a palavra Karate e brinca-se com o Karate.
Meus amigos o Karate é uma coisa demasiadamente séria para se poder brincar com ela. Há que respeitar e prestigiar cada vez mais o Karate.
O Karate é um modo de vida, uma filosofia, uma Arte Marcial, que nos deve respeito e reverência.
Por favor não deixemos morrer o Karate, voltemos ao Karate Tradicional, voltemos ao Doju-Kun.
Um abraço e bons treinos
SHOGUN
Oss!
Karate Clube de Portugal
Imprimir
Pginas: [
1
]
« tpico anterior