OSS...Qualquer um pode aprender a LUTAR sem precisar aprender FORMA (KATA-KATI).Isto é inquestionável!Agora ninguém aprenderá verdadeiramente o Karatê-Dô sem aprender KATA.KATA e KUMITE são como “arma de fogo” e a “mão que empunha a arma”.Qualquer pessoa pode segurar um REVOLVER e dispará-lo, é como lutar, qualquer Arte Marcial se propunha a isto!Isto também é inquestionável!Agora a habilidade em manusear o REVOLVER e atingir o ALVO com destreza aí é outra história!Precisa de MÉTODO e FORMA de empunhadura e manuseio PRE-DEFINIDOS, que serão repassados de geração a geração.Esse METODO ou FORMA será repetido a “seco” incontáveis vezes até desenvolver a habilidade necessária para atingir o objetivo.ISSO É KATA!Quanto tiver desenvolvido essa habilidade, aí vai para o tiro “prático”.ISSO É KUMITÊ!No entanto mesmo com toda a habilidade já adquirida, nenhum atirador que se “preze”, desprezará o MÉTODO e a FORMA do “tiro a seco” (KATA), senão a sua FORMA de sacar, empunhar e atirar se deteriorará e a sua perícia em atirar (KUMITÊ) diminuirá. ...........................No KATA se treina de uma SÓ VEZ:1- Fundamentos (Dachi-Waza, Tzuki-Waza, Keri-Waza, Uchi-Waza, Ate-Waza, Uke-Waza).2- Sen-No-Sen, Go-No-Sen e Tai-No-Sen.3- Tai-Sabaki e Kawashi.4- Goshin (Defesa Pessoal).5- Kansetsu-Waza, Nage-Waza.6- Suri-Waza.Etc, Etc, Etc e Kumitê...Não conheço outro MÉTODO que prepare e condicione o praticante para o KUMITÊ que supere o KATA.O “Frente a Frente” não dá “habilidade”, ele testa a sua habilidade adquirida no KATA e no KIHON..........................O que “difere” o KATA do KUMITÊ é que um é EMPÍRICO e o outro NÃO! OSS...
Isso que você falou sobre o kata ser superior por ter algum motivo é que me intriga, pois pra mim, quem faz eles não se torna necessariamente melhor em nada, é este motivo que estou atrás.