Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faa o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativao?
Fevereiro 23, 2025, 23:02:11
Incio
Frum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kata
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
 
« tpico anterior
tpico seguinte »
Imprimir
Pginas:
1
...
11
12
[
13
]
14
Autor
Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda. (Lida 44986 vezes)
Gon
Sr. Member
Mensagens: 347
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #180 Online:
Julho 16, 2011, 14:58:39 »
Gostei muito do Heian Nidan do sensei Juarez justamente pelo Kime, pelo espírito empregado.
Não vou negar que tem características que eu considero errôneas, começando pelo Yoi, mas vale muito mais um kata com erros "geométricos" mas que tenha espírito, do que um kata simétrico, perfeitinho, mas vazio.
É muito fácil ter um Kata com técnica perfeita se você não coloca "vontade de matar" dentro dele. É dificil conciliar as duas coisas, Karate não é fácil!
Oss!
Registrado
@ninhax
Newbie
Mensagens: 14
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #181 Online:
Julho 16, 2011, 15:57:50 »
Acho que sim.Devemos tentar conciliar os dois,apesar de nao ser fácil
Registrado
A. HIGINO
Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #182 Online:
Julho 16, 2011, 23:32:02 »
Camarada GEM...
Que bom que você não se ofendeu, isto significa que não me referia a você.
Agora sobre o tópico, vamos debater?
Essa é a questão!
Espera-se que alem de dar à opinião a pessoa explique o porquê dessa observação.
Isso ajuda a melhorar o debate, pois havemos de concordar que é um “saco” esse negócio de ficarmos postando opinião sem que ninguém te contradiga.
Saudações!
Registrado
A. HIGINO
Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #183 Online:
Julho 16, 2011, 23:38:24 »
Camarada Gon...
Poucas vezes eu senti tanta INVEJA de palavras pronunciadas por alguém por elas não serem minhas.
Parabéns pelo seu comentário, pois ele retrata o verdadeiro espírito que deve envolver o KATA!
Citação do Camarada Gon:
“Vale muito mais um kata com erros "geométricos" mas que tenha espírito, do que um kata simétrico, perfeitinho, mas vazio. É muito fácil ter um Kata com técnica perfeita se você não coloca "vontade de matar" dentro dele. É difícil conciliar as duas coisas, Karate não é fácil!”
OSS...
Registrado
Gon
Sr. Member
Mensagens: 347
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #184 Online:
Julho 17, 2011, 15:44:18 »
Opa, muito obrigado!
Oss!
Registrado
Alexander dos santos
Hero Member
Mensagens: 1.013
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #185 Online:
Julho 18, 2011, 11:14:40 »
Prezado Higino,
Eu particularmente não gostei da execução do vídeo em questão.
Acho que o kata tem que ter kime sim, força sim, mas tem que respeitar algumas coisas...
Acho que para karatê Shotokan, a base dele é muito alta (não sei se tem alguma limitação física, se houver, passa a ser compreensível), algumas passagens ele simplesmente desconsidera o rítmo correto do kata (exemplo, o fim do kata onde mal dá para ver o gedan barai). Achei também ele duro demais, afinal, eu entendo que os movimentos do karate shotokan tenham que ser suaves até o momento de sua finalização!
Eu vejo que na execução de um kata temos que encontrar o meio termo entre a rigidez e a suavidade. Não deve ser nem rígido como o do executante no vídeo debatido, nem como o do cidadão que foi postado como sendo o campeão mundial de kata, onde é muito plástico mas sem espírito (eu ví assim tá)...
Um abraço a todos...
Obs.: Não esqueci não galera, eu prometi que vou postar vídeos de meus katas para vcs criticarem, mas é que estou com uma tendinite no joelho direito que me impossibilitou de gravar os vídeos.
Registrado
A. HIGINO
Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #186 Online:
Julho 18, 2011, 23:37:37 »
OSS, Camaradas Alexandre dos Santos...
O que me impressiona em um lutador é a capacidade de letalidade do golpe desse lutador!
Porque falo isto?
A maioria só vê o Kata como mero espetáculo de beleza em execução.
E esquecem que ele serve para pormos nas técnicas ali existentes a mesma vitalidade como se estivéssemos lutando.
Para você ter uma idéia compare o Kata de Osaka Sensei com o de Shirai Sensei.
Sem dúvida que se fosse uma competição o Osaka Sensei venceria.
Agora qual dos 02 tem um Karatê mais forte?
E qual o motivo disto?
Para Shirai Sensei não tem meio termo, ou é forte ou é forte!
É por isso que o Kata de alguns que primam por executar um Kata mais forte, ele não fica tão bonito ou até mesmo fica estranho.
Registrado
Wesley Pinto
Full Member
Mensagens: 110
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #187 Online:
Julho 19, 2011, 09:42:32 »
Estética é um conceito filosófico e é relativa a divfersas questões e uma delas é a cultura. A Eficiência necessita ser testada e pode ser comprovada.
A unica coisa que acredito é que se deve respeitar os principios fisícos e biomecânicos que o karate por si só usa em todos os golpes, que vai desde a base firme, giro do quadril e olhar para o adversário (pois tem quem faz kata olhando para os pés).
Agora, uma coisa é fato, o que é a plástica no Kata? Ela pode estar relacionada ao conceito de simetria, equilibrio, ritmo e harmonia que só completam e fortalecem os princípios físicos.
Registrado
katsumoto
Hero Member
Mensagens: 2.936
Votos: +2/-19
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #188 Online:
Julho 19, 2011, 11:45:47 »
Higino SEnsei,
Tanto Osaka quanto Shirai são muito fortes no Kumite.
Shirai é Senior de Osaka, mas o ultimo tambem é BUDOKA e foi considerado pelo Nakayama, o Karate mais perfeito de todos os tempos.Ja treinei com os dois e posso te garantir que ambos são muito fortes.
nao consdiero Shirai melhor que Osaka no Kumite, apenas o ultimo respeita o primeiro pela senioridade.
Osaka nao tem Karate plastico, tem karate BUDO. Só que o corpo dele se adaptou completamente aos katas, parece que ele foi inventado para o Karate.
Karate plastico é o do Milon e do Valdesi. nao tem significado algum, a nao ser plasticidade.
Registrado
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna
A. HIGINO
Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #189 Online:
Julho 19, 2011, 19:23:04 »
OSS, Sant’Anna Sensei...
Concordo plenamente com a sua observação sobre ambos serem Budôkas!
Realmente o Kata do Osaka Sensei não se enquadra naquele modelo de plasticidade, é um Kata extremamente Belo e forte, mas eu observo que o Shirai Sensei transmite na sua execução aquela sensação de que ele realmente está executando as técnicas como se estivesse "esmagando o seu oponente".
Usei esses 02 ícones do Karatê-Dô não para dizer que um era superior ao outro, não!
Para mim eles são incomparáveis!
Apenas quis explicar com esse exemplo que a qualidade que eu admiro mais é aquele feito por Shirai Sensei, pelo acima explicado.
Saudações...
Registrado
A. HIGINO
Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #190 Online:
Julho 19, 2011, 19:31:55 »
OSS...
Citação de Wesley Pinto:
“A Plástica no Kata pode estar relacionada ao conceito de simetria, equilíbrio, ritmo e harmonia que só completam e fortalecem os princípios físicos.”
Camarada Wesley Pinto, essa sua observação foi pertinente, realmente isso deveria ser observado sempre mais a plasticidade adotada é aquela que é voltada a “representação e interpretação corporal.”
Saudações...
Registrado
Marquinhos
Hero Member
Mensagens: 536
Votos: +1/-0
Hatsu Un Jin Do
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Descorda.
«
Resposta #191 Online:
Setembro 07, 2011, 19:19:53 »
Vou ter que discordar de você nessa, Sensei. Pelo menos em parte...
Acho que tem muito bunkai fantasioso, mas acredito que quem criou cada kata tinha um objetivo prático em mente. Às veses, podia ser somente o desenvolvimento físico, mas no nosso caso, que descendemos de Matsumura e seu time, não acredito.
A vida desses caras não era fácil e duvido que perderiam tempo desenvolvendo kata pra treinar algo que não sirva pra situações específicas de auto defesa. Também não acredito que haja firulas em nenhum dos 15 kata obrigatórios.
Acho, sim, que bunkai é, hoje, especulativo, pois não podemos provar as intenções do criador de nenhum kata. Podemos, porém, especular com embasamento em pesquisa histórica e conhecendo o ambiente que circundava os Mestres daquele tempo, naquele lugar e, com certa margem de acerto, desencavar as intenções embutidas em cada kata.
Se treinarmos kata só como exercício de forma e pra ganhar torneios, não passa de uma coreografia, uma dança folclórica e, nesse caso, kata e kumite são absolutamente distintos. Porém, se estudarmos o bunkai de cada kata, e treinarmos frente a frente com um colega graduado, cada um dos princípios (pois acho que não são os movimentos em sequência, mas os princípios) de forma cooperativa, no começo e, depois, com um parceiro não cooperativo, kata e kumite serão exatamente a mesma coisa e, só então, o kata deixará de ser apenas uma dança folclórica.
Faz sentido?
OSS!
Citação de: katsumoto em Outubro 07, 2010, 14:32:40
alias, na mainha opiniao Bunkai é SEMPRE FANTASIOSO.
KATA É KATA, KUMITE É KUMITE.
Registrado
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi
jeffer
Newbie
Mensagens: 18
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #192 Online:
Novembro 27, 2011, 13:57:45 »
Saudações a todos - Oss!
Interessante que para Motobu Choki Sensei, valoroso mestre e lutador, o kata Naifanchi (Tekki Shodan) possuía em si um "completo sistema de luta", quase como se o seu estudo completo (forma e bunkai - aplicação) fosse um "estilo"...
"La razón por la que se ponía semejante énfasis en Naihanchi era porque se consideraba que era en sí mismo un sistema de lucha completo y por lo tanto incluso si eso era todo lo que se llegaba a aprender, el karateka sería un luchador muy capaz." (Iain Abernethy)
Do meu simples ponto de vista de aprendiz, me pergunto se não estaríamos negligenciando o bunkai (os "bunkai") em favor de uma plasticidade infértil e improdutiva, pois dentro de cada kata, segundo os mestres do "Tê" de Okinawa (Karatê), estariam contidas letais e mortíferas aplicações, úteis para todas as situações de risco pessoal...
Abraços a todos - OSS!
Registrado
jeffer
Newbie
Mensagens: 18
Votos: +0/-0
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #193 Online:
Novembro 27, 2011, 14:04:21 »
Para complementar o que havia postado, eis um texto que a mim me pareceu excelente (acerca do Naifanchi / Tekki Shodan):
http://shotokankaratedo.es/lectura_naihanchi_iain_abernethy.php
PS 1: Este web-site tem um ótimo conteúdo acerca do Karatê-dô em geral, enfocando o Shotokan, principalmente.
PS 2: Os textos estão em espanhol (bem acessíveis para nós, brasileiros).
Abraços!
OSS!
Registrado
GUICOMES
Hero Member
Mensagens: 1.282
Votos: +0/-0
Rio Grande do Sul. Superior.
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
«
Resposta #194 Online:
Novembro 27, 2011, 14:08:38 »
Certamente estão contidas nos kata de karate letais e mortíferas aplicações apropriadas para defesa pessoal.
Porém treinar kata, acreditando que se vai ficar bom na aplicação das técnicas é ilusão. Kata treina os fundamentos do karate, equilíbrio, deslocamento, kime formal da técnica, etc.
Muito do que os mestres de Okinawa diziam era marketing ou opinião pessoal.
Pra ficar bom em luta, só treinando luta.
Registrado
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)
Imprimir
Pginas:
1
...
11
12
[
13
]
14
« tpico anterior
tpico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kata
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.