Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44875 vezes)

A. HIGINO

• Visitante
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #30 Online: Outubro 21, 2010, 00:29:07 »
OSS, Camarada GUICOMES e a todos Karatê-Dôkas...

Camarada GUICOMES, não tecerei comentário sobre o seu exposto devido acreditar que isso seria uma perda de tempo, pois nada do que eu escreva agora irá mudar a sua concepção sobre o VALOR de TODOS os KATAS, haja visto que você tem uma opinião fortemente formada sobre “inutilidade” de certos KATAS.
Permita-me apenas dizer que você está trilhando um caminho que estagnará em pouco tempo o seu Karatê, e aí um dia quando a sua juventude passar e a sua forçar começar a vergar, infelizmente você irá se encontrar perguntando o que lhe restou.
Não sei quem foram os seus Professores nem os motivos que lhe levaram pensar assim, mas te garanto que se você tivesse tido um Professor como o que eu tive, te garanto que você teria uma opinião totalmente diferente da que você tem hoje.
Digo isso porque infelizmente muitos Professores que se dedicam a falar bem dos KATAS normalmente não lutam “NADA”, e aqueles que lutam “BEM” preferem guardar para si os segredos dos KATAS, como assim o fizeram os Japoneses.
Todos deveriam saber as “Aplicações Originais” dos KATAS, não essas firulas fantasiosas que vemos nos eventos esportivos ou no You Tube, e mesmo algumas aplicações absurdas contidas nos livros “O Melhor do Karatê”, que só contribuem para gerar essas descrenças, como a sua!
A Aplicação Original é aquela que é fidedigna ao movimento feito no KATA, não acrescenta nem exclui nenhum movimento do KATA.

Quem inventa, é porque desconhece ou tem preguiça de pensar!
.................................

O Poder verdadeiro do Karatê-Dô são seus SOCOS, CHUTES e GOLPES, e isto nós encontramos em fartura nos KATAS.
No entanto, o conhecimento contido neles vão muito além disto!
Para aqueles que só reconhecem SOCOS e CHUTES como próprios do Karatê-Dô, citarei algumas técnicas que para muitos ainda são estranhas para o seu “Karatê”, ignorando assim o grande conhecimento que os KATAS oferecem e muitos desprezam.

Saída de “MATA-LEÃO”
(Heian-Sandan).

Saída de “DOBLE-NELSON”
(Kanku-Dai).

Saída de “CADEADO DE BRAÇO E CINTURA”
(Gojushiho-Daí e Sho, Bassai-Daí, Tekki-Nidan).

Arremesso de “SUKUI-NAGE” – Baiana lateral.
(Gojushiho-Sho e Dai).

Arremesso de “MAE-GURUMA”
(Empi).

Queda com “SUKUI-UKE”
(Kanku-Daí, Bassai-Daí e Sho, Gojushiho-Sho, Jion, Meikyô, Chinte).

Queda com Varrimento baixo.
(Bassai-Daí, Wankan, Kanku-Daí, Gojushiho-Sho).

Esmagamentos de Testículos e Bexiga – Nada de liberação de punho.
(Bassai-Daí, Heian-Godan, Kanku-Daí e Sho, Empi, Gojushiho-Dai)

Estrangulamentos de Articulação de Cotovelo.
(Jitte, Unsu, Jion, Hangetsu, Heian-Nidan e Yodan, Bassai-Daí  e Sho, Kanku-Dai, Empi, Wankan, Meikyô, Gojushiho-Sho e Daí, Jiin, Chinte, Nijushiho).

Estrangulamentos de Articulação de Joelho.
(Wankan, Gojushiho-Sho e Daí, Bassai-Daí, Tekki-Nidan, Nijushiho).

Torções e Destroncamentos de PESCOÇO.
(Gojushiho-Sho, Shinte, Tekki-Shodan, Kanku-Dai, Chinte, Gankaku).

Alavancas e Chaves de Braço.
(Heian-Sandan e Godan, Bassai-Daí e Sho, Kanku-Daí e Sho, Empi, Tekki-Nidan, Jitte, Nijushiho, Gankaku).

Alavancas de Punho – Mão de Vaca.
(Gojushiho-Sho)

Alavancas e Chaves de Ombro.
(Meikyô, Chinte)

Isto é o que me veio à mente, mas como alguns aqui sabem, existe muito, muito mais!

OSS...

Offline Daniel RJ

• Jr. Member
  • **
  • Votos: +0/-0
« Resposta #31 Online: Outubro 21, 2010, 08:14:10 »
OSS, Camarada GUICOMES e a todos Karatê-Dôkas...

Camarada GUICOMES, não tecerei comentário sobre o seu exposto devido acreditar que isso seria uma perda de tempo, pois nada do que eu escreva agora irá mudar a sua concepção sobre o VALOR de TODOS os KATAS, haja visto que você tem uma opinião fortemente formada sobre “inutilidade” de certos KATAS.
Permita-me apenas dizer que você está trilhando um caminho que estagnará em pouco tempo o seu Karatê, e aí um dia quando a sua juventude passar e a sua forçar começar a vergar, infelizmente você irá se encontrar perguntando o que lhe restou.
Não sei quem foram os seus Professores nem os motivos que lhe levaram pensar assim, mas te garanto que se você tivesse tido um Professor como o que eu tive, te garanto que você teria uma opinião totalmente diferente da que você tem hoje.
Digo isso porque infelizmente muitos Professores que se dedicam a falar bem dos KATAS normalmente não lutam “NADA”, e aqueles que lutam “BEM” preferem guardar para si os segredos dos KATAS, como assim o fizeram os Japoneses.
Todos deveriam saber as “Aplicações Originais” dos KATAS, não essas firulas fantasiosas que vemos nos eventos esportivos ou no You Tube, e mesmo algumas aplicações absurdas contidas nos livros “O Melhor do Karatê”, que só contribuem para gerar essas descrenças, como a sua!
A Aplicação Original é aquela que é fidedigna ao movimento feito no KATA, não acrescenta nem exclui nenhum movimento do KATA.

Quem inventa, é porque desconhece ou tem preguiça de pensar!
.................................

O Poder verdadeiro do Karatê-Dô são seus SOCOS, CHUTES e GOLPES, e isto nós encontramos em fartura nos KATAS.
No entanto, o conhecimento contido neles vão muito além disto!
Para aqueles que só reconhecem SOCOS e CHUTES como próprios do Karatê-Dô, citarei algumas técnicas que para muitos ainda são estranhas para o seu “Karatê”, ignorando assim o grande conhecimento que os KATAS oferecem e muitos desprezam.

Saída de “MATA-LEÃO”
(Heian-Sandan).

Saída de “DOBLE-NELSON”
(Kanku-Dai).

Saída de “CADEADO DE BRAÇO E CINTURA”
(Gojushiho-Daí e Sho, Bassai-Daí, Tekki-Nidan).

Arremesso de “SUKUI-NAGE” – Baiana lateral.
(Gojushiho-Sho e Dai).

Arremesso de “MAE-GURUMA”
(Empi).

Queda com “SUKUI-UKE”
(Kanku-Daí, Bassai-Daí e Sho, Gojushiho-Sho, Jion, Meikyô, Chinte).

Queda com Varrimento baixo.
(Bassai-Daí, Wankan, Kanku-Daí, Gojushiho-Sho).

Esmagamentos de Testículos e Bexiga – Nada de liberação de punho.
(Bassai-Daí, Heian-Godan, Kanku-Daí e Sho, Empi, Gojushiho-Dai)

Estrangulamentos de Articulação de Cotovelo.
(Jitte, Unsu, Jion, Hangetsu, Heian-Nidan e Yodan, Bassai-Daí  e Sho, Kanku-Dai, Empi, Wankan, Meikyô, Gojushiho-Sho e Daí, Jiin, Chinte, Nijushiho).

Estrangulamentos de Articulação de Joelho.
(Wankan, Gojushiho-Sho e Daí, Bassai-Daí, Tekki-Nidan, Nijushiho).

Torções e Destroncamentos de PESCOÇO.
(Gojushiho-Sho, Shinte, Tekki-Shodan, Kanku-Dai, Chinte, Gankaku).

Alavancas e Chaves de Braço.
(Heian-Sandan e Godan, Bassai-Daí e Sho, Kanku-Daí e Sho, Empi, Tekki-Nidan, Jitte, Nijushiho, Gankaku).

Alavancas de Punho – Mão de Vaca.
(Gojushiho-Sho)

Alavancas e Chaves de Ombro.
(Meikyô, Chinte)

Isto é o que me veio à mente, mas como alguns aqui sabem, existe muito, muito mais!

OSS...

Oss !!!
Putz !!
Isso que eu digo que é karatê jutsu de verdade !!!
Oss !!!
"Mesmo que possua arreios de ouro, um asno sempre será um asno."

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #32 Online: Outubro 21, 2010, 10:19:42 »
Oss! A. HIGINO, muito bem seu comentário, particularmente, tenho pensado diversas vezes, antes de me aprofundar em determinados assuntos, pois uns entendem outros, não.

Apenas complementando a aula do A.HIGINO, todo kata tem sua finalidade, exemplo Kata HANGETSU objetiva o desenvolvimento de contração e expansão muscular. Kata SOCHIN objetiva o desenvolvimento de uma base firme e equilibrada. Kata ENPÍ objetiva o desenvolvimento de agilidade, Enpi têm como objetivo o desenvolvimento de agilidade corporal. Gankaku este kata é originário de Tomari-Te, curiosamente a linha de execução do kata (ichi ji gata embusen) segue o desenho do caractere japonês para o numero (1), os movimentos são supostos simular a um combate nas passagens ou ruas estreitas de Okinawa.

O que você escreveu é algo realmente muito sério e profundo, todo karateca tem a fase da força física, más isso passa, e deverá ser gradualmente condicionada, pela técnica apurada, considero os kata tão importante, desde muito tempo, pois entendo as suas beneficias, em vários aspectos, más vou citar apenas (1) que talvez poucos aqui tenha se dado conta, do exercício para nossa mente ao executarmos os kata, serei mais especifico, o Shotokan  existe (26 kata), totalizando (958 Kyodos), e (*50 Kiai * linhagem NKK JKA), bem minha tese é a seguinte ao executar esses kata estamos não só apenas treinando técnicas de bloqueio e ataque, como também exercitando muito nossa mente, por que? Porque em milésimos de segundos nossa mente tem que buscar o movimento certo no exato momento alguém já se deu conta do quanto nossa mente trabalha para isso, e os benefícios para a mente é extraordinário, para quem tem histórico do mal de Alzheimer, por exemplo, será um antídoto, sou adepto de kata, pois sei de seus verdadeiros valores.

Treinar kata não é apenas seguir suas formas, é algo bem mais profundo, existe um termo (BUNSEKI que é estudo/investigação de seqüencias do kata) bem como existe o estágio de evolução dos kata “SHU”, “HÁ” “RI” cada estágio desses leva tempo, estudos e muito treinamento, (é algo realmente muito profundo) quero crer que alguns aqui entenderam o que quero dizer, bem más isso é assunto para um parágrafo inteiro, de um livro ( que aliás estou pensando nisso)
« ltima modificao: Outubro 21, 2010, 11:33:06 por KATASHOTOKAN »
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #33 Online: Outubro 21, 2010, 10:39:18 »
Vocês, de um modo geral, deveriam falar mais sobre esse assunto.
tirando o cara que pretende escrever um livro (pois aí ele não seria besta de entregar o conteúdo do livro todo aqui de bandeja), quem não tem esse objetivo, poderia se aprofundar mais (se assim desejar).
E como eu já disse: e quem não quiser ler, que não leia!

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #34 Online: Outubro 21, 2010, 11:22:49 »
OSS...

Existem 02 caminhos para um homem dominar outros homens:

1º Caminho - A Força.

2º Caminho - O Intelecto.

O homem que for possuidor de “ambos” perpetuará o seu domínio.

........................

KUMITE é Força.

KATA é Intelecto.

O Karatê-Dôka que dominar “ambos” superará qualquer praticante vivo!

OSS...

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #35 Online: Outubro 21, 2010, 11:29:05 »
Olá!
Exemplar Higino.
E Caro Katashotokan, perfeita a colocação, nos katas estão
infinitas posibilidades de estudos nas entrelinhas.
E Shu Ha Ri, é o inicio de uma nova pratica e concepção do Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
« Resposta #36 Online: Outubro 21, 2010, 11:36:03 »
Olá!
Exemplar Higino.
E Caro Katashotokan, perfeita a colocação, nos katas estão
infinitas posibilidades de estudos nas entrelinhas.
E Shu Ha Ri, é o inicio de uma nova pratica e concepção do Karate.
Oss
Pedro
Oss! Pedro Sensei, sabia que meu simplificado comentário seria entendido, Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #37 Online: Outubro 21, 2010, 13:03:03 »
OSS, Camaradas Pedro Sensei e KATASHOTOKAN...

Por mais que se compreenda o que quer dizer o “RI” creio que mesmo quando atingimos esse estado de “MUSHIN” não nos apercebemos disso, sendo assim infinita a nossa busca.
Certamente algum observador se apercebe disto, mas não conheci ninguém que tenha afirmado estar nele.

OSS...

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
« Resposta #38 Online: Outubro 21, 2010, 18:33:40 »
OSS, Camaradas Pedro Sensei e KATASHOTOKAN...

Por mais que se compreenda o que quer dizer o “RI” creio que mesmo quando atingimos esse estado de “MUSHIN” não nos apercebemos disso, sendo assim infinita a nossa busca.
Certamente algum observador se apercebe disto, mas não conheci ninguém que tenha afirmado estar nele.

OSS...

O estágio “RI” corresponde ao estado de (MUSHIN, não se preocupa nunca com as aparencias das coisas, estado de integração entre a mente o corpo, e o espírito, no qual a mente acha-se livre de ilusões), Pensamento original, sem fixação de qualquer tipo, aberto a todas as coisas e refletindo-as como se fosse um espelho, conseqüentemente superficial, o Munen-mushin (Muso) é o estado de vazio (Shunya), de disponibilidade total do espírito que, não estando fixado) . O espírito sem limites e significa afastar-se, suprimir, neste estágio ocorre a execução técnica no momento certo,a técnica flui sem reflexão prévia, o sujeito domina e automatizou o movimento, então liberta-se para se centrar em outros aspectos relevantes, como seja a crescente capacidade de antecipar a resposta em função de determinado estímulo, a baixa frequência de erros é evidente e manifesta-se no elevado nível da resposta, a etapa “RI” é a mais alta, pois significa que depois de um período de tempo ainda maior que “HA”, o Karateca tem de ser capaz de efetuar todas as técnicas de Karate automaticamente, sem parar para pensar nos movimentos, raramente um Kata é entendido a fundo, a não ser por um Mestre.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #39 Online: Novembro 04, 2010, 22:03:44 »
OSS...

Comumente ouve-se dizer que não existe “Aplicação Original do Kata” e sim, se determinada aplicação funciona ou não é o que importa!
Devo admitir que em parte isto tenha um cunho de verdade! Em parte!
No entanto, paira no ar a incógnita do por que determinadas aplicações não seguirem os mesmos padrões do Kata quando este é feito no vazio.
Ora, se é para fazermos as aplicações a nosso bel prazer, então o objetivo primordial do Kata que é perpetuar determinado conhecimento de certas técnicas de combate entra em desuso.

Exemplificando isto cito aqui o 1º movimento do Kanku-Daí.
Ali nós encontramos sem sombra de dúvidas 02 Aplicações Originais para um mesmo movimento. Sendo totalmente antagônicos os ataques que originaram a reação. Uma aplicação é contra o Dooble-Nelson e a outra contra Socos simultâneos advindos de ambos os lados. No entanto ambos estão corretos, pois não diferem dos movimentos do Kata quando este é executado no vazio. Nem acrescentam nem excluem movimentos!

Vejam agora o caso do 1º movimento do Bassai-Dai: “MOROTE-UKE”
Todas as vezes que utilizamos um apoio na defesa tipo Morote-Uke é porque vamos usar a defesa como ataque!
Sem esse “apoio” o braço que faz a defesa não seguiria o percurso retilíneo contra o queixo do oponente como ocorre no Bassai-Dai.
Ora, se é para simplesmente defender para que usar o apoio?
E não me venha com essa “Balela” que é para defender um golpe poderoso, pois não é!
Esse é mais um “Peixe Podre Japonês” que nos foi vendido.
Quando nós notamos que o golpe é poderoso, nós usamos a cana dos 02 braços como defesa ou fechamos a guarda para suporta o impacto.
..........................

Certamente vou DESAGRADAR alguns aqui por postar esse vídeo, por se tratar de um DôJô pertencente a linhagem de um Mestre Famoso. Mas o meu objetivo é exatamente esse, discutir em cima de quem sabe e não tripudiar sobre os Pés-de-Chinelos que não sabem de nada!
Vejam neste vídeo a "desnecessariedade" de movimentos de ataque para justificar a aplicação do 1º movimento do Bassai-Daí (Passai).
Bastava simplesmente entrar com o Moroto-Uke em linha reta como se fosse um Soco Ura-Zuki.
Ora, o braço apoiado pela mão tem mais força linearmente, desviando assim o ataque ao mesmo tempo em que atinge o queixo do oponente.
Simples!
Lembre-se que Karatê-Dô é objetividade!
Nós treinamos o nosso corpo para tornar o nosso golpe tão contundente que possa derrotar os oponentes com a menor quantidade de golpes possível e não o contrário!
Mas me parece que o que vale hoje em dia não é a qualidade e sim a quantidade!

OSS...

Offline Rodrigo (Rodfu)

• Hero Member
« Resposta #40 Online: Novembro 04, 2010, 22:43:38 »
Meu primeiro post no tópico vem em tom de crítica construtiva. Do que vi aqui, muito me parece simples desconhecimento ou falta de estudo ou reflexão. Com exceção de um ou dois katas acredito que eles não tenham um objetivo único, tais como "desenvolver força", " desenvolver equilibrio", "desenvolver sequencias de golpes blablabla". Existem muitas maneiras de se lutar e cada kata tem um jeito prórpio de fazer isso, de fato. É o indivíduo que determinará o estilo de luta. O Yama, por exemplo, jamais poderia basear seu karate no Gankaku ouno Unsu. O grande problem aque nós encontramos no estudo do karate é que o pouco que existe escrito sobre o assunto diz que o treino consistia basicamente no treino dekata mas ninguém diz de que maneira o treino era feito. Quase todo mundo partiu da premissa de que o treino era a execução solitária das formas, mas tenho certeza de que a coisa não era assim.

E gostaria muito de saber o que seriam os estilos que fazem kata robóticos....
Abraços,
Rodrigo

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #41 Online: Novembro 04, 2010, 22:46:06 »
Higino, quer ser meu professor ? ? ? rsrsrs

Agora, deixa eu dar uma de 22 aqui.... nesse vídeo postado acima, eu concordo com a falta de objetividade, se for analisar o que o Higino falou literalmente. Mas tem que ver o contexto em que ele foi feito. Para análise é válido, mas especificamente sobre as pessoas desse vídeo, pode ser que tenha acontecido uma coisa muito comum: Num exame os examinadores costumam querer fazer "pegadinhas" com os examinados, tipo, mostre tal e tal aplicação mas tem que ser diferente das tais e tais já conhecidas... ai o cara tem que se virar pra "inventar" uma traquitana só pra cumprir tabela pro sensei dele.

Outra coisa, se for demonstração para leigos, muitas vezes o camarada inventa uma coisa mirabolante pra ficar "bonito" pra público leigo, principalmente se o cara é jovem, cheio de idéia na cabeça, pouco respeito pelos mais velhos e toda a internet pra "pesquisar" e fazer um bunkai digamos "imaginativo" demais...

Por exemplo: Muitas vezes eu não gosto de algumas apresentações de defesa pessoal de alguns alunos de Kawamura sensei, mas eles fazem a apresentação para o leigo, lúdico, já me explicaram isso e eu entendí... no treino eles fazem a coisa como tem que ser... Kawamura Sensei mesmo não gosta... ele é direto, pá-pum... já os alunos querem enfeitar, fazer "diferente"... tem seu lado prático, sim, pois atrai aluno, nas apresentações em feiras, eventos etc... mas eu, particularmente, gosto mais da coisa como tem que ser e é ensinada nas aulas dele...

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #42 Online: Novembro 05, 2010, 07:15:51 »
Oss

eu não me incomodo em nada  :D :D :D :D

é apenas uma das aplicações do Itosu no Pasai ou  Passai-Sho , pai do Bassai dai...

tbém acho desnecessário tantos movtos.

concordo que só a entrada em Morote-Uke seja o suficiente,desde que seja  bem aplicada,mas como ali o que é passado é que a defesa vem em 1º lugar ficando este excesso de movtos até a dominação total,ainda mais se tratando de Shorin-Ryu onde se prima os movtos circulares,em razão disto que Nakayama Sensei uniu os movtos do Kendo no Shotokan para serem retilineos e resolverm mais rapidamente.

eu já gosto de entrar como morote buscando acertar o queixo e torcer o pescoço,aí sim,desmembrar o atacante....

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Anderson Santana CHIKARA

• Full Member
« Resposta #43 Online: Novembro 05, 2010, 10:29:39 »
Caro HIGINO  Sensei OSS!

Fiquei muito grato pelas informações que você tem nos passado e se não for pedir muito como posso aprender essa aplicações que foram descritas na sua postagem anterior? Nunca tinha visto ou ouvido antes tantos movimentos para defesa de pegadas.

OSS
Voar para servir! Águia.

Offline Anderson Santana CHIKARA

• Full Member
« Resposta #44 Online: Novembro 05, 2010, 13:47:24 »

pesquisando sobre as aplicações citadas por HIGINO SENSEI achei esse vídeo sobre aplicação do Unsu

Achei bem legal!
« ltima modificao: Novembro 05, 2010, 13:50:43 por Anderson Santana CHIKARA »
Voar para servir! Águia.