OSS, Camarada GUICOMES e a todos Karatê-Dôkas...Camarada GUICOMES, não tecerei comentário sobre o seu exposto devido acreditar que isso seria uma perda de tempo, pois nada do que eu escreva agora irá mudar a sua concepção sobre o VALOR de TODOS os KATAS, haja visto que você tem uma opinião fortemente formada sobre “inutilidade” de certos KATAS.Permita-me apenas dizer que você está trilhando um caminho que estagnará em pouco tempo o seu Karatê, e aí um dia quando a sua juventude passar e a sua forçar começar a vergar, infelizmente você irá se encontrar perguntando o que lhe restou. Não sei quem foram os seus Professores nem os motivos que lhe levaram pensar assim, mas te garanto que se você tivesse tido um Professor como o que eu tive, te garanto que você teria uma opinião totalmente diferente da que você tem hoje.Digo isso porque infelizmente muitos Professores que se dedicam a falar bem dos KATAS normalmente não lutam “NADA”, e aqueles que lutam “BEM” preferem guardar para si os segredos dos KATAS, como assim o fizeram os Japoneses.Todos deveriam saber as “Aplicações Originais” dos KATAS, não essas firulas fantasiosas que vemos nos eventos esportivos ou no You Tube, e mesmo algumas aplicações absurdas contidas nos livros “O Melhor do Karatê”, que só contribuem para gerar essas descrenças, como a sua!A Aplicação Original é aquela que é fidedigna ao movimento feito no KATA, não acrescenta nem exclui nenhum movimento do KATA.Quem inventa, é porque desconhece ou tem preguiça de pensar!.................................O Poder verdadeiro do Karatê-Dô são seus SOCOS, CHUTES e GOLPES, e isto nós encontramos em fartura nos KATAS. No entanto, o conhecimento contido neles vão muito além disto!Para aqueles que só reconhecem SOCOS e CHUTES como próprios do Karatê-Dô, citarei algumas técnicas que para muitos ainda são estranhas para o seu “Karatê”, ignorando assim o grande conhecimento que os KATAS oferecem e muitos desprezam.Saída de “MATA-LEÃO” (Heian-Sandan).Saída de “DOBLE-NELSON”(Kanku-Dai).Saída de “CADEADO DE BRAÇO E CINTURA”(Gojushiho-Daí e Sho, Bassai-Daí, Tekki-Nidan).Arremesso de “SUKUI-NAGE” – Baiana lateral.(Gojushiho-Sho e Dai).Arremesso de “MAE-GURUMA” (Empi).Queda com “SUKUI-UKE”(Kanku-Daí, Bassai-Daí e Sho, Gojushiho-Sho, Jion, Meikyô, Chinte).Queda com Varrimento baixo. (Bassai-Daí, Wankan, Kanku-Daí, Gojushiho-Sho).Esmagamentos de Testículos e Bexiga – Nada de liberação de punho.(Bassai-Daí, Heian-Godan, Kanku-Daí e Sho, Empi, Gojushiho-Dai)Estrangulamentos de Articulação de Cotovelo. (Jitte, Unsu, Jion, Hangetsu, Heian-Nidan e Yodan, Bassai-Daí e Sho, Kanku-Dai, Empi, Wankan, Meikyô, Gojushiho-Sho e Daí, Jiin, Chinte, Nijushiho).Estrangulamentos de Articulação de Joelho. (Wankan, Gojushiho-Sho e Daí, Bassai-Daí, Tekki-Nidan, Nijushiho).Torções e Destroncamentos de PESCOÇO. (Gojushiho-Sho, Shinte, Tekki-Shodan, Kanku-Dai, Chinte, Gankaku).Alavancas e Chaves de Braço. (Heian-Sandan e Godan, Bassai-Daí e Sho, Kanku-Daí e Sho, Empi, Tekki-Nidan, Jitte, Nijushiho, Gankaku).Alavancas de Punho – Mão de Vaca.(Gojushiho-Sho)Alavancas e Chaves de Ombro. (Meikyô, Chinte)Isto é o que me veio à mente, mas como alguns aqui sabem, existe muito, muito mais!OSS...
Olá!Exemplar Higino.E Caro Katashotokan, perfeita a colocação, nos katas estãoinfinitas posibilidades de estudos nas entrelinhas. E Shu Ha Ri, é o inicio de uma nova pratica e concepção do Karate.OssPedro
OSS, Camaradas Pedro Sensei e KATASHOTOKAN...Por mais que se compreenda o que quer dizer o “RI” creio que mesmo quando atingimos esse estado de “MUSHIN” não nos apercebemos disso, sendo assim infinita a nossa busca. Certamente algum observador se apercebe disto, mas não conheci ninguém que tenha afirmado estar nele.OSS...