OSS, Pedro Sensei..............................Jamais devemos vislumbrar as aplicações das técnicas do KATA com o mesmo fundamento das técnicas do KIHON, perfeitas, bem posturadas e finalizadas. Em LUTA isso não ocorre e na aplicação do KATA idem. Tudo é finalizado e recomeçado em frações se segundo, não dando tempo de definirmos posturas ou se elas estão no tamanho adequado ou se ficaram curtas.A dinâmica da Aplicação do KATA deve ser idêntica a dinâmica da LUTA, deve ser feita como se estivesse lutando. Tamanho da base, distância, tudo isso vai depender principalmente do oponente, se ele é grande ou pequeno, rápido ou forte, movimenta-se ou é retilíneo. A nossa técnica é que deve moldar-se ao oponente e não engessarmos o KATA como se a distância servisse para todas as compleições físicas.OSS...
Eu quero apenas ALERTAR que se as aplicações dos KATA fossem inerentes a cada praticante apresentar a sua própria interpretação, creio que não haveria a necessidade da existência de tantos KATA’s.
Qual a lógica de segurar o braço do oponente podendo ao invés disso golpeá-lo com Tzuki?!Vocês fariam isso durante um combate?
Essa técnica de liberação de apresamento funciona?SIM FUNCIONA!O QUE ESTÁ ERRADO É O CONTEXTO!
Desculpem, mas essa técnica é tão insignificante e de conhecimento notório que não haveria a necessidade de ser perpetuada em um KATA!
Vocês que assistem o MMA, me digam com sinceridade, vocês já viram alguém durante o combate tentar segurar sem mais nem menos o punho do oponente expondo a cabeça dessa forma?!Por favor!
ALAVANCA COM AGE-UKE:Por favor, Sant’Anna Sensei e Camarada Farkatt, vocês que são peritos em alavancas vocês concordam com essa aplicação?
Acreditem-me, testei e não funcionou!A técnica correta deve ser feita na altura normal da AGE-UKE.É a mão que desce, oposta a da mão de defesa, que força o braço do oponente contra a defesa, promovendo o estrangulamento em forma de pancada.Não tem mistério!
Lembro a todos que a aplicação "marciale" do Bunkai deve ser feita com a máxima eficiência, ou seja em realidade Kumite e não aplicação automática. Tudo é possível em Bunkai nas condições de permanecer altamente lógica e eficaz em chaves, atemis, projeções, etc... na realidade do Kata ou seja, um certe EMBUSEN não descritivo !...Este é um exemplo de milhares de aplicações existentes : Agora.... au boulot !!