Autor Tópico: APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.  (Lida 44880 vezes)

Offline GUICOMES

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
  • Rio Grande do Sul. Superior.
Re:APLICAÇÃO DO KATA - Postar Vídeo e Debater se Concorda ou Discorda.
« Resposta #90 Online: Janeiro 16, 2011, 16:58:51 »
Interessante como a ênfase no treino é a diferença entre você ser forte ou fraco. A maioria dos katazeiros acreditam ser os karateka mais tradicionais por ter uma técnica bonita e "quadrada", quando na verdade podem não saber sequer se defender.

Os caras da antiga treinavam kata em terrenos irregulares, montanha, praia, rio... Servia pra o que se propõe, treinar alguns atributos como equilíbrio, deslocamento e as técnicas básicas quando não tinha um parceiro... O bonito está em se treinar de maneira sincera, sem se voltar pra estética. Por isso sou contra competição de kata... O objetivo é o mesmo da dança dos famosos no Faustão.
O kumite também é uma ferramenta de treino que pode tanto te deixar duro quanto um baitolo.

Só depende da maneira como se encara o karate.
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #91 Online: Janeiro 20, 2011, 13:43:41 »
OSS...

Normalmente sou questionado quando insisto no termo “Aplicação Original”.

A “Aplicação Original” não se trata de quem está certo ou errado na existência de mais de uma aplicação para o mesmo movimento de um Kata.
Trata-se de;
1- Se a aplicação apresentada segue o mesmo padrão visual de movimento igual a da técnica do Kata quando este é executado no vazio.
Em outras palavras, praticamente não há diferença entre o movimento do Kata no vazio e a sua aplicação real.
2- Se durante a aplicação utiliza-se de meios que nitidamente seriam improváveis contra um ataque real. Isso descaracteriza uma “Aplicação Original”.
3- Se utilizam de técnicas que não existem no movimento do Kata, isso também descaracteriza uma “Aplicação Original”.

Pediria que observarsem com bastante atenção apenas a “aplicação” da técnica de TSUKAMI (agarrar) após a última defesa SHUTO-UKE (30 segundos) antes do pisão FUMI-KOMI.
Digam-me se é possível haver lógica nesse tipo de pegada (TSUKAMI) feita pela mão esquerda.
Vocês acreditam realmente que alguém vai deixar o braço estendido para que você faça toda essa movimentação feita por ambos os braços?

Offline CamelRider

• Newbie
  • *
« Resposta #92 Online: Janeiro 21, 2011, 15:46:50 »
Oss Sensei  A.HIGINO

´´Logo...
Após um deslocamento a frente em GEDAN-BARAI, se, não houver parada na base, não haverá quebra da velocidade permitindo assim que um OI-ZUKI seja desferido em deslocamento contínuo, sem que haja a necessidade de encurtar o ataque ou trocar a perna em contrapasso.
Defesa e ataque executados em um só tempo, como se um fosse o prolongamento do outro.
Se ambas as técnicas forem executadas em ato contínuo, um segundo golpe advindo o oponente não terá tempo de sair.
Para desferirmos um Tzuki, necessariamente não precisamos estar com a base finalizada ou o pé totalmente apoiado no chão. Vai depender da distância que o oponente estiver.``

Só pra ver se eu entendi direito, rsrs.Então o oi-zuki no kata (fazendo os movimentos no vazio) seria um soco de longa distância por não haver um alvo propriamente dito,mas que na aplicação ia depender da distância.

Sendo assim o oi-zuki (na aplicação) não seria mais parecido com um oi-komi-gyaku-zuki ? Porque se defendermos gedan-barai e atacarmos sem pausa, deferindo o oi-zuki rapidamente não daria tempo do adversário recuar ,fazendo ele ficar numa distância menor ... desse jeito não seria mais parecido com um oi-komi-gyaku-zuki o golpe?Ao invés de terminar a base junto como soco,como um oizuki mesmo.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #93 Online: Janeiro 21, 2011, 16:07:52 »
Kata nao tem que ter aplicaçao Logica. Kata é Kata e pronto.
È tempo para  o cerebro  funcionar e visualizar o que vc entende como sendo eficiente.
Se for partir do principio que os movimentos mostrados nao servem para nada, entao o Aikido nao serve pra nada tambem. Bunkai é analise dos movimentos.....Funakoshi ja dizia, Kata é Kata..em Kumite é outra coisa.

Higino, pelo seu raciocinio entao um Ipon Seoi Nage do Judo nao é REAL, porque o atacante nao ficaria esperando ser derrubado nao é mesmo.estou falando no treinamento de Uchikomi....Como o individuo ira aprender o golpe se nao tem ajuda nos fundamentos?
É necessario que se aprenda o basico antes de tentar na luta, pra isso é que serve um Kata. Os Bunkais mostrados sao apenas um exemplo do quen pode ser uma aplicação...nao tem como objetivo ser a palavra final sobre o que é.....

Karate nao é arte marcial melhor do que nenhuma outra, tem pontos negativos tambem e nao tem resposta para tudo. Cada luta depende tambem do outro.

Porque Nakayama Sensei perderia seu tempo em mostrar MENTIRAS?
Concordo que muita coisa mostrada ali poderia ter aplicação melhor, mas isso depende de INTERPRETAÇAO, e isso é bem PESSOAL.
« ltima modificao: Janeiro 21, 2011, 16:27:41 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #94 Online: Janeiro 22, 2011, 23:20:10 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Mesmo que os KATA fossem “elaborados” para que cada um apresentasse a sua própria interpretação pessoal (algo que discordo veementemente) mesmo assim tal aplicação obrigatoriamente teria que ser embasada na realidade e na lógica.
E o que seria LÓGICA?
Seria o mesmo que se funciona ou não!
Simples!
Como você mesmo disse: “È tempo para o cérebro funcionar e visualizar o que você entende como sendo EFICIENTE.”
Perfeito!
Porque então tanta discordância?
....................

Camarada Sant’Anna Sensei existe uma diferença muito grande em uma técnica de ataque as axilas (Ippon-Seoi-Nage), axila essa que não tem mobilidade de reação nem para traz nem para frente, sem contar que o oponente já se encontra seguro pelo braço, a querer comparar com essa técnica postada na aplicação do Kata Bassai-Daí, aonde nitidamente a mão esquerda em Shuto-Uke ao invés de “segurar o punho assim que defende” (o que seria o lógico) a mão esquerda faz um movimento por baixo do braço sem que esse braço esteja sendo agarrado pela outra mão (ilógico).
........................

APLICAÇÃO ORIGINAL:

Após a defesa HIDARI SHUTO-UKE segurar o punho do oponente imediatamente dobrando o seu punho em “Mão-de-Vaca”.
Ao mesmo tempo em que com a mão direita envolvemos o braço do oponente por baixo firmando a mão sobre a articulação do cotovelo forçando-a para baixo.
Promovemos assim 02 técnicas de alavanca: Uma no punho e outra no cotovelo.

O restante todos nós conhecemos!

OSS...

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #95 Online: Janeiro 22, 2011, 23:33:16 »
OSS, Camarada Camel Rider...

Bem elaborada a sua indagação, somente esqueceu-se de 02 fatores:
1- Que o deslocamento é tão veloz que não dará tempo de haver encurtamento da distância por parte do oponente.
2- Mesmo que a distância seja diminuída o punho vai afundar dentro do oponente movendo-o para traz.

Caso seja necessário pode utilizar ainda o que o Pedro Sensei já disse, fazer um contrapasso na base.

OSS...

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #96 Online: Janeiro 23, 2011, 13:00:07 »
Higino Sensei,

Vc tem suas convicções, eu tenho as minhas.
Nada é ABSOLUTO no Karate.
O que para vc pode ser uma coisa, pra outros pode ser outra.
Portanto, ficar aqui discutindo hipoteses, nao levara a nada.
Considero meu treinamento bem eficiente, tando os Katas, as interpretaçoes que tenho deles e certamente, tambem os meus treinos de Kumite.
Fico feliz que vc estude tanto e que isso tudo tenha dado resultado a vc.
Mas nao se esqueça que sua VERDADE não é UNICA.
Apesar de estarmos cheios de Karatecas de papel, ainda temos alguns muito bons espalhados pelo Brasil. Especialmente ai no Nordeste.

OBS: se houvesse somente uma interpretaçao Logica em Katas, emntao num exame de graduaçao Superior bastaria copiar a aplicação do amigo que fez antes de vc. O que evidentemente nao acontece. pede-se que faça o Tokui Kata e que mostre sua interpretação de alguns movimentos.
Ha 15 anos atras, num de meus exames mostrei Bunkai Inedito(na epoca) do movimento de abertura do kanku dai, como sendo saida para o Full Nelson. Na epoca até Tanaka SEnsei se surpreendeu, dizendo que era a primeira vez que havia visto aquela explicação. Evidentemente que nao fui quem inventou o movimento..havia visto algo parecido no BJJ, com Helio Gracie e vi que poderia ser trazido ao Karate.
Hoje muitos atribuem a si mesmo o mesmo movimento.
Lembro-me muito bem, quando aqui no Brasil, tempos depois, me pediram para mostrar o mesmo Bunkai para um Profesor bem conhecido que adora ser bajulado e ele me disse que o movimento só seria uma saudação ao UNIVERSO, nada mais.
Evidentemente que como ele NUNCA havia visto algo assim na vida, preferiu acreditar na sua propria ignorancia.
« ltima modificao: Janeiro 23, 2011, 13:33:31 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #97 Online: Janeiro 23, 2011, 14:03:21 »
OSS, Sant’Anna Sensei...

Em nada posso discordar da sua postagem anterior, apenas diria a você que jamais disse haver apenas uma única “Aplicação Original.”
O melhor exemplo disto você já citou, quando fez referencia sobre a 1ª aplicação do Kanku-Daí, aonde claramente tem ao menos 03 aplicações originais diferentes (que eu conheço).
Lembre-se, “Aplicação Original” não significa existir apenas uma única interpretação, significa que a sua interpretação deve seguir o “Movimento Original do Kata.”
Agora se essa interpretação leva você para um caminho diferente do meu, isso pouco importa. O que importa é se funciona e se mantêm fiel ao movimento original do Kata.
.......................

Citação de Sant’Anna Sensei:
 “Evidentemente que como ele NUNCA havia visto algo assim na vida, preferiu acreditar na sua própria ignorância.”

Depois de ler isto eu fico sem entender o porquê de você discordar de mim quando eu digo que certas aplicações estão erradas!

Saudações Sant’Anna Sensei...

OSS...

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #98 Online: Janeiro 23, 2011, 14:07:08 »
Oss! Baseado em tudo que li  nesse tópico, relato o que sempre digo Karate-Do é igual a matematica (infinito)
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline CamelRider

• Newbie
  • *
« Resposta #99 Online: Janeiro 23, 2011, 15:32:54 »
''Outra coisa...Devemos lembrar que durante uma aplicação de KATA com um companheiro de treino, obviamente não afundamos o golpe, paramos 01 centímetro antes. Por isso é que muitas vezes o nosso braço não estica e a nossa base não afunda, ficando meia base.
Simplesmente porque estamos controlando o golpe para não atingirmos o companheiro de treino.Agora... Ponha uma “sacola de pancada” no peito dele e faça a mesma aplicação para ver se não é totalmente diferente.
Não podemos julgar o golpe real pelo golpe controlado!''

''2- Mesmo que a distância seja diminuída o punho vai afundar dentro do oponente movendo-o para traz.''

Mas Sensei A.Higino, então não seria melhor usar um golpe de curta distância nesse caso?
Porque dessa distância o oi-zuki vai perder a sua potência ( pois o braço não vai se estirar completamente ) e vai funcionar mais como um empurrão do que um soco de karate.

A não ser que na hora da defesa gedan-barai o senhor continue com a mesma base,sem descer/afundar ela ,só defendendo mas sem avançar a perna da frente.Pois assim o deslocamento do oi-zuki seria mais rápido e de uma distância maior,possibilitando terminar o golpe junto com a passada.

Porque do contrário encurtaria mas ainda a distância, impossibilitando assim o oi-zuki.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #100 Online: Janeiro 23, 2011, 18:57:04 »
OSS, Camarada Camel Rider...

Não pense em BUNKAI como se estivesse fazendo fundamento (KIHON).
Pense em BUNKAI como se estivesse fazendo Jyiu-Kumitê.
Raciocine comigo...
Quando você luta, você faz os seus movimentos de ataque e defesa como estivesse fazendo fundamento?
Creio que não!
99% das defesas são pura reação instintiva devido a prática intensa e repetitiva, aonde você não consegue fazer a preparação como normalmente ocorre nos fundamentos, saindo a defesa de onde o braço estiver, estou certo?

Com os socos não é diferente!
Muitas vezes você finaliza o soco em uma base muito menor do que a que você faz fundamentos, estou certo novamente?

Outra coisa importante:
Você está pensando no OI-ZUKI apenas no 1º tempo de finalização!
1º tempo: O soco finaliza ao mesmo tempo em que o pé da frente toca o chão.
2º tempo: O soco finaliza após o pé da frente tocar o chão.
3º tempo: O soco finaliza antes do pé da frente tocar o chão.

Assista a esse vídeo e você entenderá melhor como funcionam os 03 tempos de finalização de socos (observe bem a 1ª filmagem e veja em que tempo ele finaliza o golpe).
E peço a sua atenção também as bases durante os ataques de punho, e você verá que os socos são finalizados em bases pequenas e muitas vezes essas bases sequer estão finalizadas.

KUMITÊ é totalmente diferente de KIHON!
BUNKAI deve ser encarado como KUMITE.

OSS...

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #101 Online: Janeiro 23, 2011, 18:59:31 »
OSS...

Meus amigos se não houvesse o nome HEIAN-SHODAN no vídeo ou um camarada ao lado da demonstração do BUNKAI fazendo o HEIAN-SHODAN, sinceramente vocês saberiam se tratar do BUNKAI desse Kata.

Offline Kohai_Taigen

• Sr. Member
  • André Lima
    • Kohai Karate Do
« Resposta #102 Online: Janeiro 23, 2011, 22:11:31 »
Nossa...

Foi a pior demonstração de Bunkai do Heian-Shodan que eu já vi... nada parece ser eficaz.

:o
André Lima
Faixa-Preta da escola Taigen de Karate Shotokan.

Offline bruno_leite

• Sr. Member
  • Espírito Inabalável...
« Resposta #103 Online: Janeiro 23, 2011, 22:32:36 »
OSS...

Meus amigos se não houvesse o nome HEIAN-SHODAN no vídeo ou um camarada ao lado da demonstração do BUNKAI fazendo o HEIAN-SHODAN, sinceramente vocês saberiam se tratar do BUNKAI desse Kata.

Oss, Higino!

Realmente, não conseguimos perceber de cara que se trata do Heian Shodan...
Oss.
"A victória depende da habilidade que temos em distinguir as vulnerabilidades, naqueles que pensam que são invulneráveis."
Gichin Funakoshi

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #104 Online: Janeiro 24, 2011, 00:11:35 »
Oss Higino Sensei

por acaso o Sr. sabe onde e quem foi apresentou esta nova faceta  ??? ??? ??? ??? ???

mas voltando a versão com boken e karatecas enormes,não podemos só ver o lado do desconhecido do exercicio apresentado,tive de ver umas,algumas ,deixa pra lá,vezes para me situar no contexto.....

mas foi uma grande performance,ainda mais que o líder da "" apresenatração "" derruba "eu ",uma pancada de vezes e realmente quase desisto dos ataques ::) ::) ::) ::) ::)

deu um pouco de trabalho mas eu vi o Heian Shodan ali.... e valeram os apulpos da torcida  :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[

Itosu Sensei deve ter dado umas cacetadas na cova para ir mais para baixo  :( :( :( :(

Oss
alberto

yama-Alberto S. Almeida