Autor Tópico: Eficácia dos Katas  (Lida 24453 vezes)

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
Re: Eficácia dos Katas
« Resposta #45 Online: Fevereiro 26, 2009, 18:09:25 »
Oss,

Não tinha visto a opinião do Arivaldo, do que diz sobre executar o Kata tentando aproximá-lo ao patamar de realidade; e a do YYZ sobre Kata/Gramática - aliás, foi muito bem comparado na minha opinião.

O que penso é uma mistura dos dois...

-//-

Silas Fernandes,

Pelo amor de Deus, Tao, Buda, Iemanjá...
DÁ PELO MENOS UM "ENTER" PRA SEPARAR SEUS PENSAMENTOS!
 ;D :D ;)

Oss.
« ltima modificao: Fevereiro 26, 2009, 18:13:12 por PSekiMG »
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Toha

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
  • Karate-dô Shotokan.
« Resposta #46 Online: Fevereiro 27, 2009, 08:24:33 »
YYZ do Rush...
Também gosto.
hehe...

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #47 Online: Maro 19, 2010, 11:01:34 »
OSS...

Permitam-me resgatar este tópico tão importante!
Essa é a minha opinião sobre o valor do Kata!
................
"Os Kata's representam para o Karatê-Dô o mesmo que os livros representam para a cultura de um povo...Conhecimento"
................
Sem cultura um povo não tem identidade...
Sem Kata não existe Karatê-Dô!

OSS...

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #48 Online: Maro 19, 2010, 13:31:13 »
Oss

iria eu abri outro tópico,porém aproveitando que Higino Sensei nos deu a oportunidade de nos aproximar com este...

o KDM mandou esta notícia em cima dos kata.

alguém já teve este livro em mãos  ???

http://www.karatedasmeninas.com/home/8176-o-coracao-dos-heians

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Lourival Silva

• Sr. Member
« Resposta #49 Online: Maro 19, 2010, 13:48:39 »
Oss! Sensei Higino.

Concordo com você.

Já ouvi dizer que leva-se muito tempo até dominar um kata por completo. E a cada dia acredito mais nisso.

Gostei da associação que vc utilizou com o livro, porque o kata para mim parece com um daqueles livros que possui frases com significados profundos; toda vêz que você lê aquela frase você compreende e tira uma lição do que foi dito, não importando quantas vezes você a lê.

Infelizmente percebo (admito poder estar errado) que os katas são simplesmente repetidos de forma decorada sem ser de fato estudados para extrair as lições deixadas pelos seus criadores.

Em outro tópico (não lembro qual) alguem disse que os katas foram criados em uma época diferente onde o contexto éra muito diferente do que temos hoje em dia e que talvez os katas não sirva mais a seus propósitos. Achei interessante o ponto descrito mas no momento ainda não concordo com isto porem não posso negar que me chamou a atenção para esta possibilidade.

Obrigado pela dica do livro sensei Yama.

OSS!

Offline Bruno Neves

• Newbie
  • *
« Resposta #50 Online: Maro 19, 2010, 14:32:00 »
Olá, sou novo no forum e me interessei pela discussão desse tópico, querendo assim manifestar a minha opinião.
Eu, particularmente, acredito que para que deseja um treino específico para defesa pessoal acho que é mais útil os treinamentos de Gojustu (torções, quedas, etc.), mas quanto a aplicabilidade de um kata nesse quesito de defesa pessoal ou no próprio kumitê, na minha opinião, ela se verifica. O problema de usar um kata em um kumitê ou em brigas com atletas de chutebox, como disse um camarada em tópico anterior é que por serem movimentos de contra-ataques para golpes específicos e também de ataques mas para situações específicas, eles devem estar aprimorados ao máximo para surgirem com reflexo no desenrolar da luta.
Por exemplo, os movimentos do Heian Youdan se ótimos em sua aplicabilidade, porém como disse acima, devem estar muito bem treinados para surgirem em meio a um kumitê ou mesmo uma "briga".
Essa a minha opinião, não desmerecendo as opiniões que surgiram ao longo desse tópico.

OSS.

Bruno Neves

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #51 Online: Maro 19, 2010, 15:10:28 »
Oss

pelo menos ao coração ele é eficiente.

a obrigação de subir e descer posturas já ajuda muito.

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Márciokan

• Newbie
  • *
« Resposta #52 Online: Maro 19, 2010, 19:03:36 »
Oss

pelo menos ao coração ele é eficiente.

a obrigação de subir e descer posturas já ajuda muito.

Oss
alberto
Só pra isso ?
oss

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #53 Online: Maro 19, 2010, 20:54:25 »
OSS, Bruno Neves...

Kata não é uma Arte Marcial que "surge" durante uma luta com técnicas e metodos próprios.
Kata, é um compendio de técnicas elaborados para lapidar constantemente durante a sua prática os seus conhecimentos de luta.
Durante uma luta ele não "surge"!
O Tzuki, Keri, Uchi, Ate, Uke, Nage ou Kansetsu-Wasa treinado nos vários Kata's, farão parte do seu arsenal técnico durante uma luta.
Agora... sabê-los usá-los é outra coisa.
Para isso você tem que conhecer bem o seu Bunkai (aplicação) e treiná-los exaustivamente com outro Karatê-Dôka, esmiuçando essas técnicas.
...............
Lembre-se, muitos só se preocupam em treinar os Tzuki e os Keri-Wasa e mesmo assim na hora da luta de nada serve.
Por quê será?!
..............
OBS:
No filme "Karatê Kid-3" o "Daniel-San" durante a luta executa um Kata. Isso é balela.
Kata é forma pré-determinada...
Luta não tem forma!
.....................
"O Kata é a espada que depende das mãos que a meneja"

OSS...
« ltima modificao: Maro 19, 2010, 21:07:18 por A. HIGINO »

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #54 Online: Maro 19, 2010, 22:26:36 »
Oss Marciokan san

é claro que não...

só simplifiquei a situação,já que se cria uma celeuma no obvio,procuremos o caminho lógico / curto e mais simples..

basta ver o que Higino Sensei posta acima.

como voce está numa condição priveligiada de treinar com alguns dos melhores que já tive  a honra de conhecer pergunte direto a eles,principalmente ao Mestre HapliKomoLeu  :)

ele é bom de kata e malvado  :D :D :D :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #55 Online: Maro 19, 2010, 22:47:52 »
Oss!
No Budô Karate (Arte Marcial de longo prazo) os kata é tão necessário quanto o kihon e o kumite etc, trata-se de um triângulo.

No Goshin Jutsu karate para defesa pessoal (estudo de curto prazo) os praticantes dão menos importancia ao estudo dos kata.

Particularmente, serei curto e grosso, acho que Karate-Do sem kata, não é karate-Do.

E.T. A prática constante dos kata, serve até como exercício para mente.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #56 Online: Maro 21, 2010, 01:27:51 »
OSS...

Gostaria de compartilhar esse comentário escrito por "ANDRÉ BERTEL" 6º Dan de karate Shotokan, seguidor e discípulo do falecido Mestre "TETSUNHIKO ASAI".
..................
Devemos manter sempre em mente que o kata é o registo de estilos de combate que se combinaram para formar aquilo a que hoje designamos de Karatê. Tudo o que os mestres do passado descobriram, inventaram, aprenderam, utilizaram e ensinaram ter-se-ia perdido sem os registros dos kata.
Para praticar Karate como uma arte marcial é necessário estudar ativamente o kata, ao contrário de apenas executá-lo como uma rotina de técnicas específicas. Sem o estudo aprofundado da sua aplicação, a prática do kata perde todo o sentido.
...........
Infelizmente, devido ao "Karate esportivo", o kata tem deixado de ser visto como um registo de métodos de combates letais e defesa pessoal, para ser “geralmente considerado” como uma realização atlética ou estética, que pouca ou nenhuma relação tem com o combate corpo a corpo.
As técnicas e as estratégias do "Karate de competição" são inegavelmente inadequadas para utilização prática fora da área desportiva confinada, mas infelizmente muitos karatecas esportistas ignoram isso.
O que mais me alarma são os instrutores, que treinam e ensinam Karate de forma parcial ignorando o real valor das aulas de Kata. Mas ao mesmo tempo gabam-se de que o seu dojo ensina técnicas de defesa pessoal eficazes. Pior ainda é que eles praticam bunkai semelhantes aos apresentados na colecção de livros “O melhor do Karate” do Sensei Nakayama. Para dizer a verdade, eles às vezes até têm “aplicações inovadoras”, mas estas são altamente ineficazes em combate real.
Mas eu calculo que é onde eles podem sempre utilizar a sua “grande desculpa do Karate”: Não me é permitido utilizar o meu Karate para combater.
Infelizmente, os tradicionalistas são muitas vezes piores quando se trata de treino real, na medida em que passam o tempo preocupados em mostrar-se pomposos relativamente à sua filiação Japonesa, graduações de "Dan" e outras coisas semelhantes.
Na minha opinião, qualquer aula de Karate que não inclua uma parte de defesa pessoal prática é inútil.
...................
Não existe necessidade de sair para fora dos conteúdos da Shotokan, mas simplesmente entrar neles e utilizar as lições que se encontram encriptadas nos kata.
Eu gostaria de concluir dizendo que os kata Shotokan da JKA, ou seja, as suas aplicações, fazem deste estilo uma arte marcial completa.
O seu estudo e, mais importante ainda, a sua prática como aplicação permitem preencher um vasto leque de lacunas encontrado nos programas comuns da Shotokan.
................Andre Bertel...............

OSS...
« ltima modificao: Maro 21, 2010, 01:30:09 por A. HIGINO »

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #57 Online: Maro 21, 2010, 10:37:13 »
Olá!
Perfeito!
Um grande entendimento do que é o Karate Shotokan.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

A. HIGINO

• Visitante
« Resposta #58 Online: Maro 21, 2010, 23:44:52 »
OSS...

Lembro-me que um mês antes de participar do meu último Campeonato Estadual (luta), eu abdiquei de fazer qualquer treinamento frente a frente, inclusive luta. Treinava apenas Kata, 01 a cada dia. Buscando além da técnica, executar cada movimento com a maior velocidade possível. E ao repetí-lo, buscava fazer cada técnica ainda mais rápida.
Lembro-me também que foi um dos Campeonatos com maior nível técnico e violento que participei (categoria peso-pesado).
Graças a este último treinamento, exclusivamente kata, na hora da luta os meus adversários pareciam que estavam em "camera-lenta", fui Campeão vencendo todas as lutas antes do tempo regulamentar.

OSS...

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #59 Online: Maro 22, 2010, 09:33:02 »
OSS...

Lembro-me que um mês antes de participar do meu último Campeonato Estadual (luta), eu abdiquei de fazer qualquer treinamento frente a frente, inclusive luta. Treinava apenas Kata, 01 a cada dia. Buscando além da técnica, executar cada movimento com a maior velocidade possível. E ao repetí-lo, buscava fazer cada técnica ainda mais rápida.
Lembro-me também que foi um dos Campeonatos com maior nível técnico e violento que participei (categoria peso-pesado).
Graças a este último treinamento, exclusivamente kata, na hora da luta os meus adversários pareciam que estavam em "camera-lenta", fui Campeão vencendo todas as lutas antes do tempo regulamentar.

OSS...

Um momento pessoal  e excepcional!
Classifico essa experiência do Prof. Higino como interessante e corajosa, deve também ser vista como única e exclusiva para ele,  ..."Campeão vencendo todas as lutas antes do tempo regulamentar"..., fato que ocorreria, certamente, pelas suas qualidades muitíssimo superiores aos seus adversários regionais e não pelo treinamento que antecedeu o Campeonato, venceria mesmo que tivesse treinado somente Oi-zuki e Mae -geri!
Deve-se alertar aos jovens praticantes ou karatekas com menos de 10 anos de prática que este é um experimento pessoal e excepcional,  o Karatê só se sustenta com o tripé K, K e K, se um dos apoios  for subtraido o tripé desaba.
Vamos supor que, agrupando nas respectivas épocas, Denilson Caribé, Paulo Goes e  Lirton Monassa ou depois, Ronaldo Carlos, Ennio Vezzuli, Antonio Fernando, Ugo Arrigoni, Dorival Caribé, Djalma Caribé, Juarez Alves, Antonio Gomes, Carlos Rocha, Yasuiki Sasaki e Luis Watanabe, ou ainda, Altamiro Cruz, Antonio Pinto, Yohannes Freiberg, Caio D'Elia e Nelson Sardemberg, entre outros tantos e fosse determinado para que um de cada grupo antes do Campeonato Brasileiro somente executasse Katas como base integral do treinamento, o que ocorreria? Seria atropelado sem dó!!!
O Kata, mais que o Kihon, numa análise simples, propicia aumento do repertório motor, da resistência muscular, do equilíbrio dinâmico, da velocidade, da capacidade cardio vascular, mas em nenhuma hipótese promove e aprimora o tempo de reação ou a distância, qualidades inerentes ao Kumitê nas suas mais diversas formas.
Nunca houve, do que se tem notícia, conduta semelhante na própria Nihon Karate Kyokai entre os anos 60, 70 e 80, a maior referência no Karatê mundial, onde surgiu o melhor conceito de treinamento, com os mais consistentes protocolos e melhores karatekas, que influencia até os dias de hoje nossos caminhos.
Então repito, somente como experimento é válido!
Oss
Ricardo