OSS, DElia Sensei...Não disse que fui Campeão (luta) treinando apenas Kata!Disse que 01 mês antes do evento intensifiquei os meus treinamentos apenas com Kata!Ora, será que os 06 meses anteriores fazendo muito frente a frente e luta não contaram como minha preparação?!Ou será que os meus 25 anos nessa prática foram ignorados?!O tripé "Kihon-Kata-Kumitê" estiveram sempre presentes nos meus treinamentos, apenas optei na reta final pelo treinamento exclusivo de Kata para aumentar a minha velocidade.....................FAÇAM O SEGUINTE TESTE:Executem 01 Kata (Ex:Jion ou Sotin) repetindo 20 vezes com toda velocidade e força, visualizando sempre o Bunkai e a cada repetição tentem aumentar a velocidade de cada técnica. Façam isso durante 01 semana e vocês vão ver que os seus oponentes parecerão lentos........................Garanto Sensei DElia que os meus oponentes nesta competição tinham excelente nÃvel técnico e detentores de golpes poderosos, pois nos campeonatos anteriores o tÃtulo oscilava sempre dentro desse nosso grupo.O diferencial no meu treinamento foi a velocidade adquirida com a pratica exaustiva dos Kata's..........................."A postura livre do Kamaê-tê forçam menos que os fundamentos rÃgidos dos katas".OSS...
apenas optei na reta final pelo treinamento exclusivo de Kata para aumentar a minha velocidade.
OSS! Minhas considerações a todos! Contudo acredito que os Katas são a origem do conhecimento do Karatê, dentro dos Katas temos exercÃcios que promovem o desenvolvmimento da memória muscular, o fortalecimento do corpo, o aprimoramento das funções cardiopulmonares entre outras funções fisiológicas que exigem um conhecimento mais apurado, assim, acredito que a prática dos Katas são um meio para o aperfeiçoamento do praticante e não necessariamente a forma literal de combate, pois se praticamos os Katas com as bases corretas os movimentos adequados e a velocidade ideal, ou o mais próximo disso, estaremos trabalhando nosso corpo para desenvolver uma performance melhor em uma situação de combate, onde a rigidez na execução dos movimentos é bem menor. Acredito que D'Elia Sensei pode explicar isso bem melhor.OSS!
OSS, DElia...Um grande erro de quem treina Kata é preocupar-se com o tempo estimado para realizá-lo.Quando refiro-me a desenvolver velocidade através de sua prática, não é encurtar esse tempo, mas explorar as dificuldades que o fundamento rÃgido de suas técnicas nos proporcionam.Executar um grupo de técnicas, o mais rápido possÃvel!Em seguida outro, o mais rápido possÃvel!Se não foi tão rápido, forte ou técnico, volta-se e repete. O tempo para terminar o Kata neste caso é irrelevante, o importante é a busca da velocidade individualmente em cada técnica, e não a redução do tempo integral do Kata. Certa vez um mestre disse o seguinte:"Quando o Kata é treinado em grupo, jamais terminará primeiro o Kata quem o executa primando pela correção técnica, definição, rÃtmo e pondo Kimê em cada golpe. Porém quando em base livre, a velocidade será assustadora para quem treina o Kata desta forma".Kata é luta imaginária!Mas só nos servirá se compreendermos isso.Se alguem descorda que o Kata não é luta imaginária, então ele de nada servirá!OSS...
Além disso, vi que meus argumentos foram ignorados, então meu camarada, desculpe, fico por aqui!
Citação de: DElia em Março 23, 2010, 14:27:30Agora gostaria de entender melhor quando o Sr. cita: "...a velocidade só é aprimorada através de movimentos repetidos, 5 à 6 repetições, ou por curtÃssimo espaço de tempo, 5 à 6 segundos, com intensidade supramáxima." Como isso se aplicaria ao Kata? Pois eu sempre parto da premissa de que todo Kata tem seu tempo, que por sua vez, deve ser sempre aprimorado juntamente com os demais fundamentos do Kata.