O grappling não é aceito a não ser nos limites da regra, já falaram aà do Aghayev que adora usar projeções, é nesse sentido que se pode usar.Há katas que demonstram quedas e torções, porém não é este o foco principal do karate.
Ainda fico um pouco constrangido ao ouvir criticas a atletas do nivel do Aghayev ou do Lefevre. Esses 2 atletas poe no bolso qualquer outro atleta do Tradicional, JKA e qualquer que seja. Sao excelentes na area esportiva e tambem com certesa na area do Karate como Arte Marcial. Ta cheio de video de treinamento deles ensinando Karate Marcial no youtube. AS quedas dele funcionam tanto na parte esportiva quanto no Jiu Kumite. É um atleta fora de serie.Ha um mes, um atleta do Karate esportivo WKF comecou a treimar comigo. Esta adorando e muito..muito satisfeito, porem tenho qu admitir. O cara e muito bom. Temos treinado Jiu Kumite e ele da banho de movimentacao e eficiencia nas lutas. O pessoas ficam perdidas nas lutas com ele..ou seja..como acertar alguem que nao esta mais ali??Concordo que os trenos sejam diferentes, mas aquele que vive fazendo lutas o dia todo, certamente ficara bom naquilo. Discordem ou nao. Mas respeito a opiniao de todos.Como Sensei Stan sempre me diz...vai la e ganha dele..porque Jiu Kumite de verdade NAO EXISTE, e proibido no Karate Shotokan, se é que me entendem.
Agora só falta reconhecerem a qualidade dos atletas na modalidade KATA.Oss!
Ainda fico um pouco constrangido ao ouvir criticas a atletas do nivel do Aghayev ou do Lefevre... ...AS quedas dele funcionam tanto na parte esportiva quanto no Jiu Kumite. É um atleta fora de serie......Concordo que os trenos sejam diferentes, mas aquele que vive fazendo lutas o dia todo, certamente ficara bom naquilo. Discordem ou nao. Mas respeito a opiniao de todos.Como Sensei Stan sempre me diz...vai la e ganha dele..porque Jiu Kumite de verdade NAO EXISTE, e proibido no Karate Shotokan, se é que me entendem.
Tenho que confessar uma coisa, nunca gostei de treinar estas modalidades de agarra-agarra, meu Sensei de karate sempre trazia coisa do Jiu Jitsu do Ivan Gomes (muito praticado na PB e PE), mas eu achava um saco. Boa, Aghayev e Lefreve.Agora só falta reconhecerem a qualidade dos atletas na modalidade KATA.Oss!
Com o tempo a coisa veio a ser menos abordada pelos karateka e hoje, fora alguns arremessos usados em competições desportivas, a luta agarrada não faz mais parte do repertório dos karateka. Pelo menos não do Shotokan...
De volta ao grapling, eu sou a favor de fazer como nossos antepassados e, ao invés de simplesmente tentar resgatar o grapling perdido no nosso Karate, ir buscar onde eles foram buscar, ou seja, nas artes de arremesso disponÃveis naquele local e data.Sou defensor de procurar aprender Ju-Do, como Funakoshi fez, e um pouco de wrestling. Acho muito legal treinar um chãozinho de vez em quando, também.O Karate é MMA, no sentido literal. É uma mistura de artes marciais voltada para o combate real e desesperado e acho que deveria ainda ser assim.Defendo, sempre que posso, a adoção de proteções como capacetes com grade, luvas, coquilhas e caneleiras e deixar a porrada comer sem restrições. É a única forma de fazer Jiu-kumite de verdade.Acho que muita coisa iria mudar pra melhor...OSS!