Seguindo o conselho do Pedrão (fiquei com medo de apanhar, esse pessoal mais antigo é tudo ignorante) vou aproveitar e perguntar o seguinte: como é o uso do quadril no estilo que vocês praticam?Na Shoto o quadril fica em hanmi nas defesas e de frente nos ataques, geralmente é isso, não é? Na Goju, por exemplo, o quadril termina sempre de frente, mesmo nas defesas. Será que faz muita diferença? E por que é diferente? E nas outras escolas? Shorin, etc?
Existem ataques de Shotokan com o quadril de lado também.Um ponto bem interessante para mim é o chamado rip-snap-action, da escola do Sensei Asai (JKS) para quem viu o Sensei Scott aqui no Rio deve ter reparado. Resumindo: a JKS diz que não é só rodar o quadril para ganhar força mas na verdade "bater" com o quadril, dar uma chicotada com o quadril (snap), no meu humilde entendimento, é com se você, em vez de pensar em rodar o quadril, desse uma pancada com um dos lados do quadril em outra pessoa. Bate gyaku em zenkutsu dati saido de hanmi, não pensa no braço, só no quadril (deixa ele levar o braço sozinho) em vez de pensar em rodar o quadril, pensa em dar uma pancada com o lado do quadril em outra pessoa.Para mim isso é rip-snap-action