Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou o
Registro
.
Perdeu o seu
e-mail de ativação?
Janeiro 02, 2025, 19:40:35
Início
Fórum
Ajuda
Busca
Logar-se
Registrar
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kumite
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
contato fisico
 
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: contato fisico (Lida 2445 vezes)
@ninhax
Newbie
Mensagens: 14
Votos: +0/-0
contato fisico
«
Online:
Outubro 14, 2011, 13:22:31 »
oss
Eu tenho um problema que se ja se vai arrastando a algum tempo... eu tenho medo de contato fisico.
No sentido de quando tou a combater tou sempre muito tensa e encolhida e nao sei que faça.
O facto e que ja sou cinturao verde e nao me ta a agradar nada ser assim ruim no kumite.
Precisava de alguns conselhos
oss
Registrado
GUICOMES
Hero Member
Mensagens: 1.282
Votos: +0/-0
Rio Grande do Sul. Superior.
Re:contato fisico
«
Resposta #1 Online:
Outubro 14, 2011, 13:58:34 »
Isso é normal em todo mundo e ocorre na maioria dos dojo de Shotokan pela faixa verde mesmo, pois é quando se começa a soltar mais a luta.
A única coisa que funciona é buscar arriscar mais nas técnicas sem medo de levar. Provavelmente vai levar muita pancada, mas só assim se ganha experiência pra saber usar seu karate. Busque fazer umas lutas usando equipamentos, como caneleiras, luvas, capacete, etc, e ter humildade.
Não se preocupe com a faixa, esta história de faixas é uma maneira que os japoneses criaram para esconder suas reais capacidades atrás de um pedaço de pano. Se tivesse luta desde o começo e não se usassem faixas a história seria outra.
Registrado
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)
Pedro
Hero Member
Mensagens: 2.858
Votos: +14/-25
Re:contato fisico
«
Resposta #2 Online:
Outubro 14, 2011, 13:59:54 »
Olá!
Fazer Kumite é como namorar, só com uma diferença:
No Kumite doi na hora, no namoro doi quando termina.
Oss
Pedro
Registrado
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.
Wesley Pinto
Full Member
Mensagens: 110
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #3 Online:
Outubro 14, 2011, 14:10:40 »
Encontre um parceiro (a ) e retorne ao gohon kumite, sambom kumite e ippon.
O ultimo passe a treinar na forma mais natural em shizentai, execute os movimentos de defesa e tai sabaki quase no momento em que irá receber o golpe, pois se não você fica sincronizada ao amigo e não treinando o corpo para aprender e mecanizar os movimentos de forma efetiva.
Comece devagar, mas não muito, vai aumentando a velocidade de ação e de reação, espere cada vez mais o golpe para depois sair dele ou defender, também diminuindo a distancia ao ponto de se não esquivar o golpe pega, estude sua distancia de ataque e contra ataque. Elimine a zona de conforto, a sensação de segurança, dificultando pra seu parceiro e pedindo para dificultar. Crie a intenção de acertar mas contendo o espirito de agressão (parece contraditório, mas da para conciliar).
Porém, acredito que o mais importante vai acontecer dentro de ti, mas o que postei acima pode servir como auxiliar no processo. Deve desenvolver a sensação de certeza e confiança, treine deai, frente a frente e alguém conta, os dois atacam visando alcançar o outro primeiro, mais tarde é sem contagem e alguém tem que tomar a iniciativa.
Outra coisa é Sundome, vejo esse lado bom nele, ao confiar no sundome do amigo de certa forma desenvolve o espirito da coragem, pq se seu parceiro não controlar o haito ai fudeu.
Falando nisso tudo, preciso treinar, esse feriado ferrou minha rotina, atrasou todo meu serviço (momento lamentação).
Oss
Registrado
Lourival Silva
Sr. Member
Mensagens: 430
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #4 Online:
Outubro 14, 2011, 14:12:00 »
Oi @ninhaz,
Aqui vai minha opinião sobre o assunto:
É normal ficar tenso e inseguro em um combate, porem o domÃnio destes fatores são muito importantes. Não adianta ter boa tecnica e uma ótima condição fisica se existe a tensão e a insegurança.
Para reduzir o problema (não é simples de ser feito) indico identificar colegas que são mais graduados (faixa preta melhor ainda) que possuem um bom controle dos golpes e esteja ciente do que seja arte marcial (acho que pedi demais rsrsrs). Após isso sempre faça kumite com eles, toda aula se possÃvel nem que seja 1 minuto apenas. É importante que estes colegas de combate estejam ciente de sua condição para poderem lhe guiar na busca de uma melhor qualidade de execução dos golpes e mostrar sua evolução. Estes colegas, durante a luta, costumam se defender muito mais do que atacar; só fazem quando acharem que é seguro pra vc; Por isso quando vc perceber que está ficando mais relaxada e com mais dominio é importante que vc peça para que eles forcem um pouco mais o combate.
Tente não lutar com colegas que fazem questão de se impor demais na luta eles sem querer podem abalar seu equilibrio psicologico durante a luta e lhe deixar retraida e mais insegura ainda; será dificil dar mais um passo junto com eles.
Não ter um plano para colocar em pratica (mesmo que seja pra dar errado rsrs) em um combate pode levar a insegurança tambem, tente conseguir uma idéia de como vc irá começar a luta; assista alguns videos podem lhe ajudar em alguma coisa.
Espero ter lhe ajudado em alguma coisa.
OSS!
Registrado
GUICOMES
Hero Member
Mensagens: 1.282
Votos: +0/-0
Rio Grande do Sul. Superior.
Re:contato fisico
«
Resposta #5 Online:
Outubro 14, 2011, 15:10:28 »
Amigos eu discordo totalmente.
Treinar com quem tem total controle não vai estimular ela a perder seu medo, mas manter na mesma eternamente. Acho que o mais importante neste caso é algum tipo de competição saudável entre colegas, não simplesmente "dar o peixe".
Porque o que mais se vê são faixas-preta que treinam kihom kumite de maneira perfeita e não sabem lutar?
Pra mim o kihom ippon e o jiyu ippon são os treinamentos mais importantes do karate, mas não devem vir antes de um kumite mais livre onde o objetivo é simular luta real e a tensão que ela trás.
Este método de "ficar bom" de maneira progressiva em um tipo de kumite antes do próximo é um dos fatores que ocasiona em gente graduada com medo de luta na minha opinião, pois é totalmente artificial.
Oss
Registrado
Treine o que funciona, descarte o que não funciona ou é menos prático. Quem treina igual aos outros tende a ser como o resto.
You are all aware of the price of failure. (skeletor)
Wesley Pinto
Full Member
Mensagens: 110
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #6 Online:
Outubro 14, 2011, 16:10:06 »
Nunca pensei por esse angulo.
De certa forma tem aquela frase que diz que o medo agente deve encarar de frente. Talvez a melhor forma é lutar então, porém algum problema e pode ser traumatizante.
Creio que tudo não passa de método, receitas que serve mais pra um e menos para outros. Bora então se empenhar em tudo, nesse caso melhor pecar pelo excesso.
Oss
Registrado
julianoferreira
Hero Member
Mensagens: 532
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #7 Online:
Outubro 14, 2011, 17:30:42 »
Eu acho que o medo é normal e positivo, a forma com que vc lida com ele é que pode se tornar um problema.
O medo nos coloca em estado de alerta, consequentemente lutamos melhor (minha opinião), mas isso só se fizermos dele uma ferramenta para a superação.
Eu sempre sinto medo de me machucar, por isso fico alerta e luto melhor.
Lógico que comecei a lidar melhor com o medo depois que tomei o primeiro Oi Tzuki no plexo e descobri que meu corpo não era feito de vidro.
OSS
Registrado
almagexnum
Jr. Member
Mensagens: 76
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #8 Online:
Outubro 14, 2011, 18:53:13 »
O segredo é entrar na luta sem se preocupar com as pancadas que poderá levar.
Tem que deixar fluir pra se conhecer.
Só desencanei do medo do contato quando comecei a lutar todos os dias pra valer, sem contar pontuação nem nada, sem essa frescura de vitoria. Por que as vezes o medo de lutar é o medo da derrota, e quem não se preocupa em "ganhar" também não tem por que chorar se "perder".
Importante ver qual tipo de contato você busca, se é o contato de combate real ou o contato de shiai. Treinar muito os dois e por um tempo deixar de lado a vitoria, e lutar apenas em busca de aprendizado.
Pra mim isso foi importante.
Espero ter ajudado.
OSS!
Registrado
Ou seu karate sim, ou seu karate não. Se seu karate mais ou menos, te pego feito uva.
Alexander dos santos
Hero Member
Mensagens: 1.013
Votos: +0/-0
Re:contato fisico
«
Resposta #9 Online:
Outubro 14, 2011, 22:10:23 »
Eu concordo com alguns pontos citados aqui, mas descordo de outros...rsrs
Mas para não me extender muito, vou contar como acontece comigo... tudo bem, já são 20 anos nesse negócio...
Eu sempre sinto medo antes da luta... sempre quando vejo meu oponente, eu sinto aquele frio na barriga, o receio do que está por vir. Medo de me machucar seriamente, e até mesmo medo de machucar meu oponente seriamente.
Porém, durante o combate, eu fico tão focado em meus objetivos, que sinceramente não sinto nada (salvo dor, quando acertado...rsrs).
Mas como disse bem o amigo Wesley, isso acontece comigo... não é receita de bolo...
Agora para a colega que abriu o tópico...
Não fique aflita com as coisas que são naturais. Pelo seu relato, você deve ser jovem no karatê. A segurança, a confiança não surgem na faixa verde... como bem disse o amigo Guicomes, a faixa é só um detalhe, mas como a frequencia de combates ficará mais intensa agora, daqui a pouco vc vai se adaptar a esta nova fase de seu treinamento.
Registrado
Imprimir
Páginas: [
1
]
« tópico anterior
tópico seguinte »
Karateca.net - O nosso dojo virtual
»
Karate
»
Kumite
(Moderador:
Augusto
) »
Tópico:
contato fisico