Pratiquei Karatê Shotokan na infância e com o tempo me desliguei e pratiquei por muito tempo Wushu Shaolin do Norte, me informei Instrutor. Nesse perÃodo conquistei 2 graduações em Capoeira e pratiquei um pouco de Muay Thai.Atualmente estou morando em Goiânia e não encontro Kung Fu Shaolin, mas quero voltar a praticar artes marciais. Estou a procura do Kempo, mas também aqui não encontro (estou quase tendo certeza que aqui a especialidade é música sertaneja mesmo).Tenho grande admiração pelo Karatê, porém em muitas situações a kumite Shotokan não me passa segurança quanto a eficiência em combate realmente que a minha vida ou da minha famÃlia esteja em risco (espero que isso nunca aconteça). Tenho uma profunda admiração pelo Lyoto Machida e por sua famÃlia. Mas me parece que em Goiânia não encontro um bom Sensei como sempre vejo em centros como São Paulo (espero que eu esteja enganado).Lembro apenas que não sinto muita segurança quanto a eficiência, pois a maioria dos professores prezam apenas o Karatê como desporto.
pratiquei por muito tempo Wushu Shaolin do Norte, me informei Instrutor.Tenho grande admiração pelo Karatê, porém em muitas situações a kumite Shotokan não me passa segurança quanto a eficiência em combate realmente que a minha vida ou da minha famÃlia esteja em risco (espero que isso nunca aconteça). Quero voltar a praticar, gostaria da opinião de vocês! Shotokan ou Shorin Ryu?Abraço!
A propósito Lourival, a pesquisa que você viu foi a da revista Mundo Estranho?
Sim, tenho descendência japonesa e é justamente por isso que quero praticar uma arte japonesa. Ao contrário de alguns comentários que treinei mal treinado. Tenho 28 anos e há 11 anos vivencio do Wushu Shaolin do Norte, sou aluno do Prof. Volmir Santolin, que inclusive foi vice-campeão mundial de Sanshou em 1997, que é aluno do Mestre Paulo da Wushu Chan Lee Ribeirão Preto e do Mestre Cabral do Ibamc.
Procuro uma boa arte marcial japonesa para treinamento, pois o meu avô veio a falecer há menos de 1 menos e minha esposa está grávida. Vejo que os descendêntes japonesas aos poucos vem perdendo ligação com a cultura japonesa e por isso gostaria de praticar justamente por conta do meu filho e para tentar manter mais esse elo de ligação. No tópico pergunto da eficiência sim, pois o próprio Kung Fu, alguns estilos não são tão bons para combate, você como praticante sabe disso.