Um amigo de goiânia recentemente veio morar aqui em Florianópolis.
Ele comentou que praticou Karate Shotokan e Kung Fu (não sei qual o estilo) em Goiânia. Comentou que não gostou do Karate (fez quando adolescente, graduou-se faixa verde), pois faltava luta, coisa que ele gostava bastante.
Convidei ele para treinar conosco em uma sexta feira, que é o dia que temos um treino praticamente só de Kumite. Ele saiu de lá na certeza de que o problema não é o estilo, e sim o professor. Pratico Wado-ryu, mas conheço gente de todos os estilos presentes em Florianópolis. Com o pessoal da Shotokan o coro literalmente come, e, pasmem, o pessoal que eu achei mais fraco tecnicamente é o da Kyokushin, lembrando, antes que os Oyametes Xiitas venham me crucificar: Era um treino que se dizia Kyokushin praticado aqui em Florianópolis. Professor de procedência duvidosa e alunos ainda mais duvidosos. Já manifestei aqui meu interesse em conhecer o Kyokushin, bem como os demais estilos.
Mas em resumo, independente do estilo que você vai praticar, quem vai te ensinar ou não Karate de verdade é o sensei que você escolher. O estilo é uma questão de adaptação sua.
Oss!