Um golpe chudan na parte frontal para quem tem um bom abdomen é mesmo que nada, ...Resumindo, só bato chudan para abrir caminho para o jodan....
Citação de: Cabadapest em Maio 23, 2012, 12:01:05Um golpe chudan na parte frontal para quem tem um bom abdomen é mesmo que nada, ...Resumindo, só bato chudan para abrir caminho para o jodan....hummm, sei não, heim?
Alguém já disse um dia, karateca não bate onde doi, e sim dói onde ele bate!
Porém o rosto é uma região muito mais sensível, e eu raramente trocaria a chance de acertar um soco na cara por um no corpo.
Outra coisa que observo, tentar atingir a área jodan gasta muita energia
2º- Use a cabeça. No momento que precisar lutar, você já deve ter observado os pontos fortes e fracos de seu adversário. Um exemplo é o barrigudinho do buteco como disse o Guigomes.
3º- Utilize golpes que farão mais estrago dos que utilizado comumente. Exemplos: Mawashi: utilize o koshi em vez de haisokuZuki: usar ippon-ken ou nakadaku-ken em vez de seiken. Ou ainda hiraken para garganta.
Querer usar ippon-ken numa situação que dá pra optar perfeitamente por aplicar seiken (ou seja, na maioria das vezes) não é "usufruir do vasto arsenal do karate", é burrice, se deve optar pelo que se treina mais, sai mais naturalmente e tem menos chances de falhar.