Marquinhos, discordo da sua visão sobre o Hikite, pelo que eu gostaria, se possível, que você explicasse um pouco mais sobre a teoria do agarramento, pois não consigo vislumbrar uma técnica favorável estando tão próximo do oponente. Toda técnica de punho que utiliza Hikite passaria, por obrigatório, a agarrar o oponente?
Ontem passou no SPORTV os 100 melhores nockouts do MMA. Em quase todos, lutadores de diversas técnicas diferentes aplicavam chutes e socos. Pude observar uma coisa, os nockouts obtidos com golpes retos (diretos), todos o lutador aplicava com o outro punho puxado para tras, seja no queixo ou na cintura. Isso foi um padrão, logo podemos observar que o trazer o braço oposto é fundamental para a força aplicada. Mas pude observar que em sua maioria, golpes continuados, ou seja sequencias de diretos, os golpes saiam da cintura e a outra mão voltava para a cintura, inclusive o nockout do Vitor sobre o Wanderley.O Lyoto usa muito hikitê e quase não leva golpe...Hikiashi pra mim não é instintivo, mas é fundamental.Um abraço a todos!
Osu,Marquinhos, discordo da sua visão sobre o Hikite, pelo que eu gostaria, se possível, que você explicasse um pouco mais sobre a teoria do agarramento, pois não consigo vislumbrar uma técnica favorável estando tão próximo do oponente. Toda técnica de punho que utiliza Hikite passaria, por obrigatório, a agarrar o oponente?Osu.
Olá!Marquinhos e Amigos, eu não sou Sensei, sou um"SANDAN DE SHODAN", teimoso pela idade, ainda estudando e treinando,em busca da perfeição, que sei jamais conquistar. OssPedro
Olá!Marquinhos e Amigos, eu não sou Sensei, sou umsandan de shodan, teimoso pela idade, ainda estudando e treinando,em busca da perfeição, que sei jamais conquistar. OssPedro
Com relação ao Hikite do Kihon, puxar o braço em um movimento antagônico gera vetores de forças que potencializa o golpe, assim como está plantado sobre uma base firme, no kihon todos os golpes são mais vigorosos do que na forma livre. Entretanto, numa luta a forma clássica dos golpes é desaconselhada por uma questão de objetividade e "timing". Puxar o braço para cintura numa luta é muito perigoso, porém este movimento acontece diferenciado nas lutas, por uma questão de base motora, o hikite sai naturalmente.Praticante de karate não pode confundir isto, hikite na cintura é só no kihon.