Autor Tópico: JKA 2012 - Brasileiro  (Lida 12723 vezes)

Offline Shodo

• Sr. Member
  • Votos: +0/-0
JKA 2012 - Brasileiro
« Online: Abril 18, 2012, 22:57:51 »

A "grande" final do brasileiro 2012 JKA. O cara bater palminha pro ponto do adversário simplesmente é demais. Competição de karate é sangue no olho, ainda mais numa final.

Offline BigBoy

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #1 Online: Abril 18, 2012, 23:45:08 »
Que dureza de ver este vídeo, meu amigo...

Final de campeonato...

Tópico vai render umas páginas... lembrei do SUL-SUDESTE...rs

Shodo strikes again

[]´s
BigBoy

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #2 Online: Abril 18, 2012, 23:54:22 »
Que dureza de ver este vídeo, meu amigo...

Final de campeonato...

Tópico vai render umas páginas... lembrei do SUL-SUDESTE...rs

Shodo strikes again

[]´s
BigBoy

Vou te falar, meu amigo...que dureza! E era final de brasileiro. Vou parar por aqui, porque senão vão dizer que é porque sou CBK/WKF, mas tá aí, quem tiver olhos, que veja...
Karate Wado Ryu

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #3 Online: Abril 19, 2012, 06:50:20 »
Bom, como eu tenho olhos para ver, vou então dizer umas coisinhas...

A ser verdade que se tratava de uma final, foi na verdade muito fraquinha, na minha modesta opinião. Tanto o AO como AKA, perante atletas normais da WKF, não tinham hipóteses nenhumas.

Mas o que eu apreciei no tocante à arbitragem, também tenho que fazer comentários. Parar o combate por qualquer acção dos oponentes, e de seguida dar-se Torimassen, é algo já ultrapassado e inadequado. Depois, verifiquei que a acção do AO em Gyakuzuki que lhe valeu a atribuição do vazari, passando o resultado a seu favor para 2-1, o Juiz que está ao canto lado esquerdo do vídeo, (lado direito do árbitro), sinaliza o ponto para AO e não devia fazê-lo, uma vez que não podia ter visto, pois se observarem bem, ele está em linha com os dois atletas, estando o AKA de costas para ele, tapando a visão completa da acção e a correspondente finalização do ataque do AO.

Mas também na atribuição do ponto ao AKA, o mesmo Juiz também não podia ter visto bem a técnica, mas sinalizou-a. 

Outra coisa curiosa foi o final do combate. Se repararem, o AO estava a vencer por 2-1, pergunta de ignorante: Vê-se no vídeo o tal Juiz também a sinalizar a vitória para o AO, na JKA é assim?

Hai!
Lezon  
« Última modificação: Abril 19, 2012, 06:59:21 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline biancuzzi

• Full Member
    • Kenshusei Karate
« Resposta #4 Online: Abril 19, 2012, 08:56:10 »
Então....rs
Também achei essa luta meio travada. Mas vejam o video abaixo. O Mesmo campeonato. E o mesmo Chinzo. Só que desta vez mais solto.

Acho que isto vai muito de luta pra luta. Você deve se adaptar ao adversário. Se seu adversário se movimenta mais, você se movimenta. Se ele é mais pesadão, vc tem que entrar mais pesado também.
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #5 Online: Abril 19, 2012, 09:57:51 »
Na minha opinião, volto a repetir, tudo fraquinho!

Claro que com isto não quero minimamente dizer mal do pessoal da JKA do Brasil, longe de mim tal ideia. Eu limito-me a analisar e a comparar os combates que observo entre a forma de combater dos Karatecas JKA e WKF, e, como árbitro que fui, dar o meu parecer.

Hai!
Lezon   
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #6 Online: Abril 19, 2012, 11:20:56 »
Acho que isto vai muito de luta pra luta. Você deve se adaptar ao adversário. Se seu adversário se movimenta mais, você se movimenta. Se ele é mais pesadão, vc tem que entrar mais pesado também.

Não sei, não. Sou baixo (1,65m) e, quando competia, era relativamente leve (78kg) e muito rápido. Contra um adversário forte, pesado e plantado, me movimentava ainda mais pois sabia que se tomasse uma porrada, ela ia machucar. Se entrar no jogo do cara, pode se ferrar...

Essa luta, com o Jayme, é uma luta complicada. Os dois se conhecem muito e são amigos. Sempre que podem treinam juntos e viajam juntos. São colegas de seleção brasileira, etc...

Sempre vai ser algo assim, pois já sabem como vai ser a luta.

A final também. Se conhecem muito e o Fábio Simões bate muito forte e fica esperando o Chinzo entrar. Inclusive, acho que foi ele que quebrou todos os dentes da frente do Chinzo ha uns anos atrás, então rola um respeito...

Quando a coisa fica assim, onde todos são "compadres" e se conhecem muito, as lutas não são  o melhor espetáculo de se assistir, pois ficam mais travadas.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline ras

• Newbie
  • *
« Resposta #7 Online: Abril 19, 2012, 12:14:46 »
Marquinhos, quando se é baixo o melhor é evitar as categorias mais pesadas para não ter problemas com a envergadura senão tem que arriscar muito e te matam no deai.

A luta postada teve um nível mediano, digo comparando com os torneios que estou participando mesmo. São grandes karatecas, mas está faltando dinâmica e fintas.
Com todo respeito ao Chinzo que já mostrou ser bom karateca incluso no MMA.

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #8 Online: Abril 19, 2012, 12:39:21 »
...

.... Inclusive, acho que foi ele que quebrou todos os dentes da frente do Chinzo ha uns anos atrás, então rola um respeito...
...

Caríssimo sensei Marquinhos,

O Gustavo te entregou. Você é 3o dan, é?

Eu acredito que seja você a pessoa certa pra responder a esta questão, pois vejo seus comentários sempre muito apoiados em argumentos e principalmente agindo com desapego, disposto a debater idéias.

Vi um shiai da JKA em outra seção em que foi ippon um gueaku no pescoço.
   Você me conta que um arrancou os dentes do outro...

Lendo tais coisas, a gente iria se sentir pré-disposto a imaginar que seria o "...o que fez com que o karate da JKA fosse reconhecido como tecnicamente o melhor Karate do planeta..." como em alguns artigos que circulam na Internet andam afirmando ou ainda que os karatecas praticantes de tais competições seriam os grandes monstros dos toques letais.

Mas sensei, a história registra que competidores da WKF vão a shiais da JKA, lá no sol nascente, sob as regras deste shiai e metem um atraso na japonesada.

Não seria hora de se mudar algum aspecto? Quanto tempo "dura" um lutador de shiai de campeonato na JKA sob tais regras quebra-ossos?

Sensei... escreva alguma aí pra que eu entenda. Essas lutas foram com os lutadores tidos como os maiores expoentes. [Foram lutinhas safadas] [FAVOR TROCAR PARA -->][foram lutas que ao meu ver faltou algo para ser uma final de campeonato], sensei. pqp...

Agradecerei sua contribuição.

Osu/Hai
[]´s
BigBoy
« Última modificação: Abril 21, 2012, 10:00:47 por BigBoy »

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #9 Online: Abril 19, 2012, 14:20:25 »
Querendo critica não, mas achei meio lento.
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #10 Online: Abril 19, 2012, 14:28:43 »
Eu achei a luta até interessante...

Lenta? Talvez, mas eu achei os golpes mais bem definidos e finalizados que em outras competições... isso vale de alguma coisa? Eu acho que vale...

O que me surpreende, é que o cara que luta contra o Chinzo na final, tá meio redondo né... aí eu me pergunto como foi o nível do torneio... Mas é aquilo que agente estava discutindo em outro tópico... se houvesse um único brasileiro, organizado por uma única entidade, eu creio que o nível seria outro, pois os atletas JKA, teriam que dar mais atenção para a parte física e velocidade, e os atletas WKF teriam que dar mais atenção a finalização dos golpes... Acho que vale ratificar aqui, que não estou querendo debater JKA vs. WKF e outras, estou apenas ponderando sobre o que tenho visto...

Um abraço a todos!!!

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #11 Online: Abril 19, 2012, 14:51:32 »
Eu achei a luta até interessante...

Lenta? Talvez, mas eu achei os golpes mais bem definidos e finalizados que em outras competições... isso vale de alguma coisa? Eu acho que vale...

O que me surpreende, é que o cara que luta contra o Chinzo na final, tá meio redondo né... aí eu me pergunto como foi o nível do torneio... Mas é aquilo que agente estava discutindo em outro tópico... se houvesse um único brasileiro, organizado por uma única entidade, eu creio que o nível seria outro, pois os atletas JKA, teriam que dar mais atenção para a parte física e velocidade, e os atletas WKF teriam que dar mais atenção a finalização dos golpes... Acho que vale ratificar aqui, que não estou querendo debater JKA vs. WKF e outras, estou apenas ponderando sobre o que tenho visto...

Um abraço a todos!!!

Seria muito bom!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline biancuzzi

• Full Member
    • Kenshusei Karate
« Resposta #12 Online: Abril 19, 2012, 16:13:14 »
....vale ratificar aqui, que não estou querendo debater JKA vs. WKF e outras, estou apenas ponderando sobre o que tenho visto...

...os atletas JKA, teriam que dar mais atenção para a parte física e velocidade, e os atletas WKF teriam que dar mais atenção a finalização dos golpes...

Vi um shiai da JKA em outra seção em que foi ippon um gueaku no pescoço.
   Você me conta que um arrancou os dentes do outro...

Quanto tempo "dura" um lutador de shiai de campeonato na JKA sob tais regras quebra-ossos?

Separei esses dois comentários pois acho que reflete muito o pensamento de várias pessoas sobre WKF e JKA.

Alexander,
concordo com você quando diz que tem que haver o complemento de um com outro. Mas sabe o que eu acho? Há um grande paradígma quando se trata desse assunto.
Digo isso pois já treinei WKF e hoje treino JKA.
Minha visão: Os pula-pulas que vejo não são funcionais. Você deve sim ser rápido, usar fintas e "jogar" no shiai. Mas os golpes devem ser corretos. Dar um gyaku com um dos braços abertos, desequilibrado e tal, pra mim não serve.

Agora....
Sabem uma coisa que eu percebo?
O pessoal WKF devem pensar que os treinos JKA deve ser um pega pra capar.
Veja o comentário do BigBoy...

Treino forte, pesado, não é significado de pancadaria. Contudo, um faixa preta deve aguentar pancada.

Outro ponto: se fosse ficar reclamando de pancada, eu não faria karate. Faria balé. ;D

OSS!
Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Pedro

• Hero Member
  • Votos: +14/-25
« Resposta #13 Online: Abril 19, 2012, 16:16:09 »
Olá!
 Muito bom.
Bom senso que traduz conhecimento da essência do Karate.
Oss
Pedro
Com o "Obi", amarre seu corpo ao seu espirito,e vai em frente.

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #14 Online: Abril 19, 2012, 18:11:03 »
Caro biancuzzi, eu fiz o caminho inverso (acho) era JKA (pois antigamente tudo era JKA ou NKK) e agora sou WKF.

Divirjo um pouco das suas opiniões no seguinte:
Minha visão: Os pula-pulas que vejo não são funcionais. Você deve sim ser rápido, usar fintas e "jogar" no shiai. Mas os golpes devem ser corretos. Dar um gyaku com um dos braços abertos, desequilibrado e tal, pra mim não serve.
Se um gyiaku pegar na fuça, pouco importa se é de braço aberto ou desequilibrado, derruba e ponto.

Sabem uma coisa que eu percebo?
O pessoal WKF devem pensar que os treinos JKA deve ser um pega pra capar.
Veja o comentário do BigBoy...
Não sei não, já fiz treinos bem fortes e pegados no dojo onde treino, no “mesmo nível" dos treinos das antigas.

Treino forte, pesado, não é significado de pancadaria. Contudo, um faixa preta deve aguentar pancada.
Outro ponto: se fosse ficar reclamando de pancada, eu não faria karate. Faria balé. ;D

Nesta concordo com você.
Karate Wado Ryu