Autor Tópico: JKA 2012 - Brasileiro  (Lida 12722 vezes)

Offline biancuzzi

• Full Member
  • Votos: +1/-0
    • Kenshusei Karate
Re:JKA 2012 - Brasileiro
« Resposta #45 Online: Abril 20, 2012, 15:14:53 »
Biancuzzi foi você mesmo que disse antes que as pancadinhas não machucavam, parabenizo você por reconhecer que não é assim,  pois onde pega machuca só não acontece devido ao respeito dos competidores e sundome.

Ras,

É aí que está o X da questão.
Fazer um kihon ippon por exemplo, onde existe uma entrada mais forte, do tipo pegar um cara mais  forte e no age-uke doer um pouco o braço, não é nada de mais. Essa pancada não é nada de mais. Fortalece.
O que parece que quando se fala de um treino desse naipe, é que as pessoas saem com os ossos quebrados. Não é assim.
Sobre metodologia de treino, o que posso dizer, é que deve ser feito para te fortalecer e permitir a sua longevidade como karateca.
Ficar dando porrada no makiwara que nem louco não vai resolver. As coisas devem serem feitas da maneira correta.

Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline biancuzzi

• Full Member
    • Kenshusei Karate
« Resposta #46 Online: Abril 20, 2012, 15:23:10 »
Não existe isso de vencer com 1 golpe, ao menos que o adversário seja uma criança.

Pois é né...

Não deixem de acessar:
http://www.kenshuseikarate.com.br

Quer kimono de qualidade?
Acesse: http://loja.kenshuseikarate.com.br

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #47 Online: Abril 20, 2012, 16:03:45 »
Caraca... rodamos, tentei colocar as duas visões mostrando que uma deve complementar a outra, mas no final o pessoal insiste em voltar ao tema esportivo vs. tradicional... caraca mané...

Biancuzzi, concordo contigo... os dois tem a ensinar e a aprender...
Ras, concordo contigo... o karatê esportivo tem suas virtudes, estou vendo e aprendendo isso na prática...

Agora ras, por causa desse radicalismo (é o que está aparentando) dos desportistas quererem mostrar que seu karatê é mais estalado que o dos tradicos, é tão prejudicial ao karatê quanto o radicalismo dos tradicos em achar que quebram mais cabeças com um só soco que os "pula-pula"... será que ninguém percebe isso? Ras, tenho acompanhado e já manifestei isso aqui, o nível do karatê brasileiro está abaixo da média mundial, tanto que não temos representatividade no mundo, seja na JKA seja na WKF seja lá onde queira... Por que? Porque nosso karatê está fragmentado, um monte de gente puxando a sardinha pro seu lado, só que a sardinha não aguenta o tranco e fica um pedacinho na mão de cada um.

Não existe karatê alijado, existe karateca alijado!

Você quer ver uma coisa... vc fala do Agahev atropelando um aluno do Kagawa... beleza... o Agahev é indiscutivelmente um atleta acima da média mundial. Certo? Pronto chegamos num concenso. Agora, pega o campeão brasileiro da CBK, será que ele tira o Chinzo pra nada? Entenda amigo, não estou defendendo lado nenhum... estou defendendo o karatê brasileiro. No Brasil tem um número imenso de excelentes karatecas espalhados em um imenso número de federações pelo país. Por inúmeros motivos, estão longe da CBK, e ainda estamos discutindo quem tem um karatê melhor... ah, façam-me o favor...

Unificação já e menos discussões de ego como essas...

Só para constar, meu primeiro sensei quebrava uma pilha de tijolos, eu que não queria ter minha cabeça acertada por um guiako dele... e te garanto, o homem não era lento não heim...

Meu sensei atual, é CBK, o cara dá um karatê marcial, treino forte... e orienta na competição, mas ele vê a competição como deve ser, uma parte do treinamento e não o foco do karateca.

Desculpem se fui um pouco mais áspero, principalmente o amigo Ras, mas é que eu quero ver mais que aquele papo de que meu karatê é melhor que o dele...

Um abraço e fiquem com Deus!!!

Offline BigBoy

• Hero Member
« Resposta #48 Online: Abril 20, 2012, 16:12:02 »
Colegas,

Esse assunto é tabu e pronto. É como religião. Já houve ofensas, muitas, de quem pratica o karatê tradicional para o karatê não tradicional. Basta consultar qualquer uma das páginas de 2011 pra trás deste fórum.

Este ano os colegas praticantes do karatê ligado à WKF resolveram reagir e foi como um xarope ruim para o ambiente. E, como todo o xarope, visa a cura. Muitos estão sentindo na pele o que poucos aguentaram por anos aqui dentro.

Seguramente o post iria ter este direcionamento, não é preciso ter bola de cristal para se prever.

Que tal a gente esquecer este debate? Quem pensa de um jeito dificilmente irá se dobrar a pensar de outro para este assunto.

Vamos nos respeitar? Que tal um trato assim:
   Ninguém, nunca mais, virá com esse papo de "karatê pula-pula", "karatê encosta e foje", ao mesmo tempo que ninguém desmerecerá quem pratica o karatê tradicional. O colega que entrar num debate destes, faça-o com todo o respeito, sem desmerecer o que o outro entende ser de valor e que todos aqui o sabem.

Vendo o post do juliano sobre o camarão e a descontração que me deu, escutando um sonzinho aqui nos fones, foi legal a sensação. Fico fazendo minhas coisas no trabalho e uma das páginas é a de pesquisa aqui por novos posts. O bem estar que uma risada me deu agora talvez seja o que todos aqui procuram: uma rede de amigos karatecas. Levantar bandeira aqui dentro deveria ser proibido.

[]´s
BigBoy

Offline ras

• Newbie
  • *
« Resposta #49 Online: Abril 20, 2012, 16:26:02 »
Colegas,

Esse assunto é tabu e pronto. É como religião. Já houve ofensas, muitas, de quem pratica o karatê tradicional para o karatê não tradicional. Basta consultar qualquer uma das páginas de 2011 pra trás deste fórum.

Este ano os colegas praticantes do karatê ligado à WKF resolveram reagir e foi como um xarope ruim para o ambiente. E, como todo o xarope, visa a cura. Muitos estão sentindo na pele o que poucos aguentaram por anos aqui dentro.

Seguramente o post iria ter este direcionamento, não é preciso ter bola de cristal para se prever.

Que tal a gente esquecer este debate? Quem pensa de um jeito dificilmente irá se dobrar a pensar de outro para este assunto.

Vamos nos respeitar? Que tal um trato assim:
   Ninguém, nunca mais, virá com esse papo de "karatê pula-pula", "karatê encosta e foje", ao mesmo tempo que ninguém desmerecerá quem pratica o karatê tradicional. O colega que entrar num debate destes, faça-o com todo o respeito, sem desmerecer o que o outro entende ser de valor e que todos aqui o sabem.

Vendo o post do juliano sobre o camarão e a descontração que me deu, escutando um sonzinho aqui nos fones, foi legal a sensação. Fico fazendo minhas coisas no trabalho e uma das páginas é a de pesquisa aqui por novos posts. O bem estar que uma risada me deu agora talvez seja o que todos aqui procuram: uma rede de amigos karatecas. Levantar bandeira aqui dentro deveria ser proibido.

[]´s
BigBoy

Isso que é postura de karateca. Também não sei das histórias desse fórum, mas pela pesquisa dá pra ler cada uma  :o

O fato foi que me senti ofendido com a colocação de alguns usuários argumentando sobre pancadinhas, etc... Nunca ficaram frente a frente com um atleta de elite Douglas Brose por exemplo.

Discordo do Alexander quanto ao baixo nível do karate nacional, temos até um campeão do mundo. Já treinei algumas vezes com ele e posso dizer que bate firme e é muito habilidoso.

A questão não é defender bandeira, mas sair da redoma e ver que há karate e dos bons fora do seu dojo. A renovação está aí, é pegar o trem ou ficar vivendo do passado.

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #50 Online: Abril 20, 2012, 16:43:24 »
Caríssimo sensei Marquinhos,

O Gustavo te entregou. Você é 3o dan, é?

Eu acredito que seja você a pessoa certa pra responder a esta questão, pois vejo seus comentários sempre muito apoiados em argumentos e principalmente agindo com desapego, disposto a debater idéias.

Vi um shiai da JKA em outra seção em que foi ippon um gueaku no pescoço.
   Você me conta que um arrancou os dentes do outro...

Lendo tais coisas, a gente iria se sentir pré-disposto a imaginar que seria o "...o que fez com que o karate da JKA fosse reconhecido como tecnicamente o melhor Karate do planeta..." como em alguns artigos que circulam na Internet andam afirmando ou ainda que os karatecas praticantes de tais competições seriam os grandes monstros dos toques letais.

Mas sensei, a história registra que competidores da WKF vão a shiais da JKA, lá no sol nascente, sob as regras deste shiai e metem um atraso na japonesada.

Não seria hora de se mudar algum aspecto? Quanto tempo "dura" um lutador de shiai de campeonato na JKA sob tais regras quebra-ossos?

Sensei... escreva alguma aí pra que eu entenda. Essas lutas foram com os lutadores tidos como os maiores expoentes. Foram lutinhas safadas, sensei. pqp...

Não, não sou 3o dan. Ha uns 16 anos atrás, fui fazer exame para 3o dan num gashuku, mas durante o treino, pisei num buraco enquanto corria e torci o tornozelo. Pedi pra fazer o exame sem fazer kata (eu nunca tinha ficado abaixo de 3o num campeonato brasileiro de kata e eles sabiam), pois com o pé daquele jeito, ia ser um fiasco, mas lutaria com qualquer um e explicaria o que quisessem sobre os 26 kata do Shotokan. O único que intercedeu por mim foi Machida Sensei. Os outros argumentaram que abriria um precedente, e negaram. Nunca mais fiz um exame. Sou nidan e parece que ficarei assim...

Quanto às regras "quebra-ossos", só posso dizer que algum exagero acaba acontecendo, mas na maioria das vezes impera a boa técnica. Ocorrem alguns machucados, mas faz parte.

O que acontece é que não é obrigatório o impacto mais penetrante pra fazer um ponto e, atletas de alto nível DE QUALQUER FEDERAÇÃO vão pontuar. No caso da WKF, onde a velocidade e movimentação são favorecidos no treino, é de se esperar que os melhores atletas consigam pontuar. Não precisam afundar a cara de ninguém nem incapacitar o oponente pra pontuarem. E, assim, pontuam.

Na ITKF a coisa é mais restritiva e não basta encostar. Se o adversário não parar, não é ponto. Se você bater e voltar, não é ponto. Se a forma estiver incorreta, não é ponto. Golpes jodan, valem com o devido controle e algum impacto é permitido. Chudan, tem que atravessar até as costas, senão não é ponto. Às vezes é até meio chato...

Há muita $%&! por aí, mas há bons karate-ka em toda a parte e todas as entidades. O Chinzo foi vice mundial e veio do Pará, um lugar que os japoneses nem sabem onde é. Produzem grandes karate-ka lá...

Ele e outros da geração dele competem desde o início dos anos 90. Nunca houve um karate-ka como Chinzo que foi campeão brasileiro 12 vezes contando JKA e CBKT.

Se eu fosse mudar alguma coisa, colocaria uns capacetes nos caras, e deixava sentar a mamona até um cair. Quem ficar de pé, ganha... Tirando o capacete, nenhuma proteção além da coquilha pros homens e peitorais pras mulheres.

Não acho que foram lutas safadas. Acho que o Chinzo se preservou na final que estava mais pra ele e a luta com o Jayme foi bem técnica. Os dois se esperando mutuamente, pois sabiam exatamente o que o outro ia fazer. Nem toda luta precisa ser um espetáculo de circo.

Pra mim, espetáculo é enganar o outro cara, que é seu amigo, companheiro de treino e te conhece bem.

Garanto a todos que não é fácil ficar na frente de nenhum deles. Principalmente se a jiripoca piar de verdade. Quando eles podem bater sem restrição, acredite, algo se quebra... não é legal.

OSS!
Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #51 Online: Abril 20, 2012, 16:48:21 »
  Este ano os colegas praticantes do karatê ligado à WKF resolveram reagir e foi como um xarope ruim para o ambiente.

Será que foi xarope ruim? O pessoal cansou de lero-lero, sou novato e quando entrei aqui vieram logo com esse negócio de desmerecer o karate dos outros, repito o que falei: DESCONFIO DA NECESSIDADE HUMANA DE AUTO-AFIRMAR-SE.
Talvez agora equilibre-se as forças e se conscientizem que tem muita gente descente nos dois lados, então tem que respeitar.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Alexander dos santos

• Hero Member
« Resposta #52 Online: Abril 20, 2012, 16:52:54 »
Prezado Ras,

Temos 1 campeão do mundo WKF em 2010 (Gem, me ajuda, uma vez que vc me forneceu a informação). No Brasil, somos mais de milhões de praticantes... e temos 1 campeão mundial WKF em 2010... Nossa representatividade a nível mundo é ínfima... E temos que considerar que nosso campeão mundial em 2010, é na categoria até 70 quilos se não me engano, e na WKF tem várias categorias entre masculino e feminino, todos com cadetes, seniors, etc...

Entenda amigo, não sou radical e nem fechado as novidades, principalmente porque eu tenho certeza que o nosso karatê está sofrendo por causa dessas divisões e pensamentos conflitantes.

Um abraço, espero que não me interprete mal...

Offline Cabadapest

• Hero Member
« Resposta #53 Online: Abril 20, 2012, 17:00:49 »
Prezado Ras,

Temos 1 campeão do mundo WKF em 2010 (Gem, me ajuda, uma vez que vc me forneceu a informação). No Brasil, somos mais de milhões de praticantes... e temos 1 campeão mundial WKF em 2010... Nossa representatividade a nível mundo é ínfima... E temos que considerar que nosso campeão mundial em 2010, é na categoria até 70 quilos se não me engano, e na WKF tem várias categorias entre masculino e feminino, todos com cadetes, seniors, etc...

Concordo plenamente.
Pela quantidadade praticantes poderíamos aparecer melhor no cenário mundial. Só acho que a questão da divisão é apenas um fator, todos os outros problemas do esporte amador(patrocício, incentivo, centros de treinamento, equipe disciplinar especializada, etc) são bem relevantes para isso. A Europa agradece.

Oss!

"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #54 Online: Abril 20, 2012, 18:08:06 »
Isto é demais!!!
Ninguém comenta a arbitragem do 1º.vídeo, está tudo interessado em esgrimir o tradicional e o desportivo...É algo que já estou a ficar farto deste papo.

Hai!
Lezon
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Cabadapest

• Hero Member
« Resposta #55 Online: Abril 20, 2012, 18:37:46 »
Eu já tinha percebido as interpretações favoráveis ao Machida Sensei Lezon,
Ai vai meu comentário:

1° 0:22”  Para mim:  Belíssimo ponto do AKA -  Para o árbitro NADA.
2°0:55” Para mim:  Mae geri sem pegada do SHIRO, mas ponto  -  Para o árbitro ponto.
3° 1:28 “ Para mim:  Belíssimo e claríssimo ponto do AKA -  Para os árbitros NADA.
4° 2:23” Para mim:  Ponto do AKA -  Para o árbitro  também.
5° 3:31” Para mim:  Belíssimo ponto do SHIRO -  Para o árbitro também.
RESULTADO FINAL:  SHIRO NO KACHI
Para mim AKA prejudicado!

Oss!!

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #56 Online: Abril 20, 2012, 19:51:43 »
Caro Cabadapest,

Concordo com os seus comentários sobre a luta e a arbitragem.

Caro Lezon,

Não comentei antes pois achei as lutas e as arbitragens ruins.

OSSU/HAI.
Karate Wado Ryu

Offline Shodo

• Sr. Member
« Resposta #57 Online: Abril 20, 2012, 20:14:43 »
Por que o Jayme cumprimenta o arbrito até no torimassen?

e ninguem comentou as palminhas dadas pelo atleta que levou o ponto na final.

Offline Cabadapest

• Hero Member
« Resposta #58 Online: Abril 20, 2012, 22:02:30 »
Não consegui achar as palminhas.

Para quem falou do nível,  boa luta também essa Chinzo x Jaime, gosto quando o Chinzo encadeia o kizame após um mae-geri.

Para quem falou de golpes bem definidos, não vejo. Para mim, iguaizinho a CBK em 1990 com luvinhas e tudo.

Oss!

Offline Crispino

• Newbie
  • *
« Resposta #59 Online: Abril 21, 2012, 00:00:31 »
No vídeo do Aghayev contra Nagaki,aos 1:28 o russo da um yoko e cai sentado,mostrando nenhuma base.Os juizes deram ponto para ele,mas acho q isso não vale nada,então devo ter perdido o trem da modernidade do Karate-do.