Autor Tópico: JKA 2012 Final kumite individual sulamericano  (Lida 4503 vezes)

Offline Tsuki

• Hero Member
  • Votos: +1/-0
Re: JKA 2012 Final kumite individual sulamericano
« Resposta #30 Online: Setembro 15, 2012, 00:46:42 »
O "karateka esportivo" é eficiente até tomar o primeiro haito na fuça!! Ou um urazuki no queixo!

Eu treino com karatekas esportivos, muitos até fortes! mas prefiro enfrentar 05 desses do que um desses coroas do tradicional! nunca vi uma porrada tão doída! Nem quando treinei com uma equipe de MMA!!
Oq define um bom Karateka segundo Shoshin Nagamine:

"Punho infernal, coração santo."

Offline Marquinhos

• Hero Member
  • Hatsu Un Jin Do
    • Marcos Piolla Pugnax Animation
« Resposta #31 Online: Setembro 15, 2012, 21:23:37 »
Não entendo essa discussão à respeito de "karateka desportivo".

Eu fui atleta.

Meus sensei foram atletas de renome, Flavio Costa e Fernando Atahyde... treinei com vários sensei brilhantes que foram todos atletas.

Nomes como Victor Hugo, Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni, Paulo Góes... só pra citar os do Rio.

Além de treinar com Takeuchi, treinei com nomes como Tanaka, Watanabe, Inoki, Sasaki, Machida.

Outros dos maiores espoentes do Karate tradicionalíssimo como Tanaka Masahiko, Yahara, Asai, Shirai, Enoeda, Yamamoto, Kagawa, dentre os quais eu só não conheci o Enoeda, foram atletas em algum ponto de suas vidas. O esporte é muito benéfico na vida d`agente.

Eu só citei alguns poucos com quem eu estive. Tem muitos mais que eu gostaria de ter conhecido e que foram grandes atletas....

O problema é quando somos APENAS atletas. Não desmerecendo nenhum atleta de nenhum outro esporte, mas no caso do Karate e outras ARTES marciais, há algo mais do que o esporte. Tem a ARTE!

Quando nos aposentamos das competições, continuaremos karateka. Mesmo quando, como eu, estúpido que sou, parei de treinar por um certo tempo somente pra me sentir miserável sem treinar e me arrepender depois... continuava karateka, pois a mentalidade e o espírito no qual eu fui forjado são de um karateka. Isso, não se pode mudar!

Por isso não gosto do termo "karateka desportivo" comparado a "karateka tradicional", porque meu Karate era desportivo, enquanto competia mas sempre foi tradicional. Karate é uma coisa só e não pode, ou pelo menos não deveria ser fraccionado.

OSS!

Marcos Piolla - OSS!
--------------------------------------
空手道は礼に始まり、礼に終る事を忘れるな。
"Karate-Do começa e termina com respeito"
Shoto - Funakoshi

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #32 Online: Setembro 15, 2012, 21:27:10 »
Marquinhos ja falou tudo. Nada a acrescentar.Perfeito!!
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Cabadapest

• Hero Member
  • Votos: +2/-0
« Resposta #33 Online: Setembro 16, 2012, 09:50:17 »
Não entendo essa discussão à respeito de "karateka desportivo".

Você entende sim Marquinhos, quem não entende são os que pensam diferente.

O karate é um só, o que muda são a cabeça das pessoas e suas interpretações distorcidas.
Na Educação Física existem discussões semelhantes a esta, são as concepções pedagógicas que refletem sobre a uma forma e o objeto de estudo, tais como pedagogia tradicional, crítico-superadora, higienismo, construtivismo, militarismo, esportivismo, etc.

Trazendo isto para o karate, seria mais ou menos isto:
ESPORTIVISMO seria a procura doentia pelos elementos simbólicos do capitalismo(dinheiro, status, glamour, poder, etc.). Isto existe por parte de muitos de "nós", contrariando princípios básicos do karate-do.
Quando esta informação é transformada em discurso ideológico carregado de interesse político que aponta a JKA como tradicional e a WKF como esportivista, passa a ser então: ALIENAÇÃO. Pois as duas vertentes realizam eventos esportivos, logo estão passivas do aparecimento de todo tipo de gente: aqueles que entende o esporte como o único objetivo do karate ou aqueles que acreditam em um karate para a vida e o esporte faz parte disto.

Oss!
"Aquele que está consciente de suas próprias fraquezas será senhor de si mesmo em qualquer situação." Funakoshi.

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #34 Online: Setembro 16, 2012, 18:33:06 »
Quem nunca entrou numa academia voltada APENAS para a competição, nunca vai entender essa diferença ou discordancia.

Nao estou falando de competidores de alto nivel, como Douglas brose e outro! To falando de academias onde a maioria é de jovens, e o sensei fica apenas em competição e mais nada!! E o entusiasmo desses senseis pela competição é tão grande que até mesmo aqueles que entram no karate apenas para praticar, sem compromissos competitivos são pressionados a ponto de serem convencidos a competir!! Eu conheço várias academias assim. Nao existe respeito por nada ali, nao existe respeito pelos senpais, pelos colegas de treino, pelo sensei. Existem rixas entres colegas de treino por causa das competições, rixas entre academias, por causa das competições, existem conchavos, onde os árbitros roubam, marcam errado para prejudicar karatekas de academias que estão indo bem no campeonato. karatekas que tem patrocinio e bolsa atleta são beneficiados pelos juizes nas competições, para que esse atleta receba mais atenção, mais dinheiro, e os cartolas possam sugar um pouco dessa grana. Esse é o karate que nao sabe nem oq é um makiwara, nao sabe o dojo kun, nao sabe quem é Gishin Funakoshi, nao sabe quem é Nakayama, ou Chojun Miyagi. Esse é o karate que só treina kihon as vesperas do exame de faixa, e treinar kata, só ser for aqueles que serão usados na competição!

Quando falo de karate esportivo, estou falando desse karate que citei aqui em cima!!

Offline julianoferreira

• Hero Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #35 Online: Setembro 16, 2012, 21:49:09 »
$%&!, sério, vcs são chatos pra cacete com esse assunto hein!!!

hauahuahuahauhauhauah :P

Offline GEM

• Hero Member
« Resposta #36 Online: Setembro 16, 2012, 23:23:09 »
Tsuki, oque você descreve não é karatê desportivo e sim uma distorção do mesmo.

OSS
Karate Wado Ryu

Offline patropi

• Full Member
  • Votos: +0/-0
« Resposta #37 Online: Setembro 17, 2012, 09:05:33 »
Olá GEM Cabadapest e Tsuki!
Pensei a mesma coisa que o GEM. Esportivismo esta para o esporte como o esoterismo da Shotokai está para o Karate tradicional. Não podemos avaliar as coisas pelos seus extremos, seus excessos seus desvios.
OSS!

Offline Tsuki

• Hero Member
« Resposta #38 Online: Setembro 17, 2012, 10:51:19 »
Tsuki, oque você descreve não é karatê desportivo e sim uma distorção do mesmo.

OSS

Sim! Mas é oq vejo hoje nas maioria das academias que conheço. O esporte nao é mal, mal é a distorção!

Quando falo mal do "karate desportivo" sempre tenho em mente esse "karate" que citei!