Olá! Agora vou ao Shopping passear, depois vou treinar o meu Karate,e mais tarde vou jantar e depois saborear um incrÃvel Vinho do Portoque me foi presenteado por um maravilhoso Amigo.E deixa o pessoal do mma sair da fabrica, tomar o onibus e ir tomar cachaça. OssPedro
Não é que eu goste só por gostar. Tenho um modesto conjunto de critérios que, dentro de minha ignorância, busco nas artes marciais:
Na rua?O Samuel Colt resolve, desde 1835...
Acham que saberem um pouco de JJ e MT serão os invencÃveis das ruas, mas esquecem que na rua não existe regra. Um homem acuado transforma qualquer coisa em sua frente numa arma, como paus, barras de ferro, facas.... e essa turma não é preparada pra isso, não sabem lutar com mais de um adversário e descobrem da pior maneira que não são nada.A arte marcial é para auto defesa. No karate temos diversas provas disso, atravéz do Dojo Kun e do próprio ensino do karate. Os katas não começam com defesa por acaso.
Quem quer saber de tudo acaba não sabendo de nada. O cara não pode ser filósofo, fÃsico, quÃmico, biólogo, literato e historiador numa mesma vida: vai acabar na superficialidade de uma casca de ovo. Por isso existe especialização em qualquer área. Se meu karatê não é eficiente o próprio karatê pode sanar essa deficiência.Falar que karatê não tem nada de 'caminho' e desprezar kata, dizendo que isso tudo é balela... Acho que já pensaram assim, por isso criaram o kickboxing. Não troco um bom kata por nada.