Osu, amigos.Então... Tsuki, acho que você mesmo respondeu à sua dúvida.Você pergunta “Como vamos saber que nosso golpe realmente pode levar o adversario ao chão?” e depois afirma “Já um golpe com o seiken nú gera um impacto muito concentrado, que faz mais estrago no tecido e ossos, mas nao balança tanto o cérebro”.Estrago em “tecidos e ossos” podem alcançar o cérebro, com certeza.A mão que treina bate forte! A lógica é visceral, e nem precisa ter muita fé...Guicomes,Admiro você achar tempo para fazer tudo isso! É impressionante mesmo.Eu dedico o pouco tempo que me sobra para treinar Karate-dō. Não sou uma sumidade, o que me leva a refletir o que seria de mim se eu ainda abrisse mão desse tempo para treinar outras coisas...“Quem treina sempre do mesmo jeito vai ficar igual aos outros”, assim como, quem sempre treina diferente todos os dias vai ficar igual aos outros que treinam diferente todos os dias. É uma filosofia meio catatônica, mas, bem lógica.O real é inédito.Não haverá treino que te revele o inédito (os caras do MMA que o digam naquela noite, naquele posto...).Se nós estamos treinando para o real (ou pelo menos acreditando nisso) e estamos satisfeito, continuemos assim.Osu.
Uma coisa que me confunde no karate sobre "um golpe" é:Podemos treinar muito no makiwara, no saco de pancada, calejar as maos de todas as formas. mas quando for lutar no dojo usar o sundome. Como vamos saber que nosso golpe realmente pode levar o adversario ao chão? Mesmo se fizer um treino full contact, vamos usar luvas, e pelo que sei, é mais facil ir a nocaute tomando um soco com luvas do que com as maos limpas. Pq luva ajudar a distribuir o impacto e a balançar o cerebro. Já um golpe com o seiken nú gera um impacto muito concentrado, que faz mais estrago no tecido e ossos, mas nao balança tanto o cerebro. Ou como saber se um shuto uchi nosso dado no pescoço pode levar a nocaute (já vi um video que um cara aplicando no pescoço de um amigo e o cara cair convulsionando)??Nesse caso a coisa fica na base da fé mesmo??
Citação de: Tsuki em Julho 13, 2013, 00:58:15Uma coisa que me confunde no karate sobre "um golpe" é:Podemos treinar muito no makiwara, no saco de pancada, calejar as maos de todas as formas. mas quando for lutar no dojo usar o sundome. Como vamos saber que nosso golpe realmente pode levar o adversario ao chão? Mesmo se fizer um treino full contact, vamos usar luvas, e pelo que sei, é mais facil ir a nocaute tomando um soco com luvas do que com as maos limpas. Pq luva ajudar a distribuir o impacto e a balançar o cerebro. Já um golpe com o seiken nú gera um impacto muito concentrado, que faz mais estrago no tecido e ossos, mas nao balança tanto o cerebro. Ou como saber se um shuto uchi nosso dado no pescoço pode levar a nocaute (já vi um video que um cara aplicando no pescoço de um amigo e o cara cair convulsionando)??Nesse caso a coisa fica na base da fé mesmo??respondo para você, procure nos kata as aplicações em pontos vitais, ai está a eficiência, pontos vitais (ou sensíveis).
Tenha certeza que alguém já bateu, falo de quem concebeu estas técnicas e as usou em conflitos (guerras) em Okinawa e na China antiga. Naquela época ninguém ia criar algo inútil sendo que ia depender disso para ficar vivo em um período de guerras (sem armas de fogo) e em uma época em que não existiam competições (ringue), era só matar ou morrer!!!!!Nós, povo moderno do Ocidente, é que deturpamos os objetivos iniciais das nossas artes.
CitarConheço sobre pontos vitais! mas nunca bati em alguém nesses pontos com toda minha força e sem luvas pra saber se dá certo mesmo!
Conheço sobre pontos vitais! mas nunca bati em alguém nesses pontos com toda minha força e sem luvas pra saber se dá certo mesmo!