Autor Tópico: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?  (Lida 8330 vezes)

Gimnodance_Disciple

• Visitante
Re: Questão: Qual a vertente competitiva mais praticada, Kata ou Kumite?
« Resposta #15 Online: Janeiro 24, 2008, 14:14:40 »
 Oss

Em Portugal pelo menos no estilo Shotokan, existem 10 kyu's, cinto branco é  10 kyu. Depois temos aquilo que em Portugal chamamos Kari's não sei se no Brasil também funciona assim. Os indivíduos com uma graduação Kari são aqueles que tem um cinto de   2 cores, por exemplo a seguir á graduação 10 kyu (cinto branco) vem a graduação, 9 Kari (Cinto meio branco meio amarelo) é como ter á cintura um cinto branco e outro amarelo só que com as duas cores no mesmo cinto. Em Portugal esta medida foi aplicada devido ao facto de haverem indivíduos muito inexperientes a obter graduações demasiado elevadas, sem terem conhecimento nem prática para isso. Como tal foram aplicadas as Kari's/cintos de duas cores.

As graduações em Portugal são as seguintes e apresentam-se por esta ordem:

10º Kyu- Cinto Branco
9º Kari- Branco e Amarelo
9º kyu- Amarelo
8º Kari- Amarelo e Laranja
8º kyu- Laranja

etc, etc...

E pelo menos em Portugal são assim que as graduações são atribuídas, sucessivamente.
 E pronto... é assim que as graduações são atribuídas, depois em relação ao cinto laranja tal como em outras graduações, há o primeiro laranja e segundo laranja. Mas isso penso que também deve ser aplicado ai, como tal também as deve conhecer, no entanto se houver mais algo em que o possa ajudar disponha sempre.

Um Grande Oss!

Gimnodance_Disciple

• Visitante
« Resposta #16 Online: Janeiro 24, 2008, 14:21:19 »
Eu entendi o que voce passou ,eu é que estou mais perto de Okuda Sensei e infelizmente ainda não tive a oportunidade de conhecer o Sensei.

Oss
alberto/Santos.

Sim, mas tenho a certeza que oportunidades não iram faltar dado que se encontra ai tão perto... um estágio talvez, suponho que o Sensei Okuda sendo tão conhecido e prestigiado no Brasil deve com certeza organizar estágios, pelo menos anuais. Aqui em Portugal é o que acontece com o Shihan Mário Ãguas que é o Sensei mais graduado de Portugal, possuindo a graduação de 7º Dan.

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
  • Votos: +6/-3
  • 1985 no RJ, soltando a perna em exame para shodan
« Resposta #17 Online: Janeiro 24, 2008, 14:57:58 »
Com todo o respeito, esse negócio no shotokan de mais de 7 kyu's é negócio, mas para os Professores, seja desde a branca ou só na marrom/castanho como a JKA adotou ao que parece.

O aluno está apto ou não a passar de faixa/cinta.  Se estiver obterá a graduação superior, do contrário deve ser reprovado para continuar a treinar para tornar-se apto.

O aumento de Kyu's faz com que o aluno fique mais tempo com o professor, não o desagrada com uma reprovação, bem como faz com que haja a entrada de mais receita para a Academia e/ou Professor, não só pelo tempo de permanência, mas também pelo que passa a pagar para cada exame.

Está apto, vai para frente, não está, continua onde se encontra treinando para progredir no kyu.  Assim que eu penso, respeitadas as opiniões em contrário, até que convencimento fundamentado me faça rever o meu posicionamento.

Daqui a pouco vão querer inventar faixa preta 1,5 Dan, 2 Dan, 2,5 Dan...

Oss !!!
Momo
"Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si próprio é Iluminação." Lao-Tzu

k_man

• Visitante
« Resposta #18 Online: Janeiro 24, 2008, 16:17:21 »
Eu acho que essa inclusão a mais de kyu's se deve ao fato de o professor não querer perder o aluno. Se o aluno é reprovado, ele geralmente abandona o treino. Se ele passa para um kyu "intermediário", ele já fica contente porque não passou vergonha e continua treinando. O que me espanta é isso acontecer em Portugal. Se fosse no Brasil, eu entenderia, porque é difícil concorrer com a picaretagem explícita. Em 2004 eu conversei com um cara que estava fazendo um "intensivo" de Kung Fu todos os sábados, das 13:00 às 17:00, e segundo ele, em dois anos sairia faixa preta. Eu perguntei qual era o estilo, e ele me respondeu: "...como assim que estilo? É Kung Fu, meu!"
« Última modificação: Janeiro 24, 2008, 16:21:38 por k_man »

Gimnodance_Disciple

• Visitante
« Resposta #19 Online: Janeiro 24, 2008, 18:37:30 »
 Oss

O António vai-me desculpar mas terei que discordar em parte da sua opinião, o que o nosso amigo k-man disse foi inclusive uma das razões de que o meu sensei me falou para a aplicação de graduações Kari, razão essa que me esqueci de referir. Como tal faço minhas as palavras do K-Man. Um aluno que chumbe no exame quase de certeza que abandonará o dojo e muito provavelmente o Karate, para a vida inteira... Eu próprio  não sei como reagiria ao fracasso de chumbar num exame. Porque só não passa quem ou tem problemas de saúde, ou então tem extremas dificuldades, é verdade que também há aqueles que não se importam minimamente em trabalhar para que possam evitar o desprazer de reprovar num exame. Mas seria um tanto injusto se os outros que mantém o bom espírito Karateca pagassem pelas "ovelhas negras".
 E acho que a única maneira de beneficiar os verdadeiros Karatecas, ou seja, os esforçados, é atribuindo mais graduações o que diminuirá o nível de dificuldade em cada exame, e depois aumentá-lo-à com o aumento da experiência do praticante.
 Isto porque todos sabemos que nos tornarmos Karatecas com "K" grande é algo difícil, que apenas ocorre depois de um processo lento e difícil de aprendizagem e memorização. Não é só a nossa mente que tem que aprender as técnicas mas sim também o corpo pela repetição coisa que só se consegue com experiência, caso contrário pegávamos todos num livro de Karate líamos e passávamos a ser Karatecas. A dificuldade é grande, e quanto mais a procurarmos "adaptar", mais participantes conseguiremos angariar. E já agora algo que me esqueci de referir a partir dos 16 anos as graduações são impostas apenas por kyu's e deixam-se de aplicar as graduações Kari.

Um Grande Oss!

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #20 Online: Janeiro 24, 2008, 20:31:22 »
O aumento de Kyu's faz com que o aluno fique mais tempo com o professor, não o desagrada com uma reprovação, bem como faz com que haja a entrada de mais receita para a Academia e/ou Professor, não só pelo tempo de permanência, mas também pelo que passa a pagar para cada exame.

Caro Gimnodance,

Vc que vai me desculpar, mas o que vc disse eu também citei no meu post, como pode ver acima, tendo o K-Man também feito a mesma afirmação, a diferença é que acrescentei outras realidades que os meus quase 50 anos me permitem afirmar.

Não tá pronto para fazer exame, não faça, treinei mais, mas não fique fazendo exame de seis em seis meses, de três em três meses, mas quem sabe anualmente.  Se estiver bom, faça de seis em seis meses até a verde, senão treine mais, pois é assim que penso que deve ser.

É por isso que quando comecei a treinar um faixa/cinto vermelho já era respeitado, um faixa/cinto verde então nem te digo, mas por que ? porque treinavam forte para não serem reprovados em exame de faixa/cinto.

Respeito a tua opinião e a de outros que forem em contrário, mas até que me venham argumentos em contrário, bem fundamentados que me convençam, mantenho o meu entendimento.

Oss !!!
Momo

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #21 Online: Janeiro 24, 2008, 20:48:43 »
Complementando....só para vc ter uma idéia meu caro  Gimnodance, quando comecei a treinar karate, passados alguns meses teve exame e eu não quis fazer, sentia que precisava treinar mais, quando o fiz passado um ano, pulei a amarela e fui logo para vermelha.  Nessa faixa fiquei uns três anos, quando fiz exame pulei para a verde, porque preferia à época ser um vermelha bom de porrada com a faixa desbotada e rasgada de tanto uso do que ser um laranja bunda mole...é tudo uma questão de opção, não estando a dizer com isso que o sistema dos 9 ou 10 kyu's permita maus karatecas, mas tão-somente que precisamos treinar forte e mais ainda quando estamos prestes a fazer um exame, por isso mesmo a eventual reprovação não deve servir de desestímulo para largar tudo, mas sim de motivação para treinar mais porque não estava bom para pegar aquela faixa, não tendo os muitos kyu's outras razões se não aquelas que citei, na minha limitada visão.  Oss !!!
Momo

Gimnodance_Disciple

• Visitante
« Resposta #22 Online: Janeiro 25, 2008, 12:12:57 »
Oss

Caro António eu respeito a sua opinião e até acho que tem toda a razão, um individuo que não esteja preparado para fazer exame não o deve fazer.
 Mas será que os novos talentos que entram para o Karaté tem mentalidade para compreender isso? Será que miudos de 7 anos que entram para o Karaté que tem dificudades mas são esforçados, conseguem compreender a razão de já terem passado 2 anos e ainda não terem feito exame ou terem chumbado, quando os outros colegas de treino já estão na graduação seguinte ou talvez mais?
 Eu concordo que os Kari's sejam aplicados até aos 12 anos o que já chegou a ser feito em portugal, mas depois decidiram que os Kari's seriam aplicados até aos 16 anos, o que tenho que concordar consigo que é um facto ridiculo. Realmente quanto á parte de um cinto laranja bom, e um cinto laranja que passou simplesmente por sorte. Admito a sua opinião e concordo plenamente, quanto mais experiência tivermos, melhor honraremos a nossa graduação e a faremos respeitar. No entanto mantenho a minha opinião em em relação á aplicação de Kari's até aos 12 anos, é tudo uma questão de mentalidade e maturidade, coisa que antes dessa idade não temos muito desenvolvida...
 Para mim os cintos servem apenas para apertar o Kimono :D, quando disse que não sei como reagiria a chumbar no exame, não foi jamais pela graduação que perderia. Foi simplesmente porque se o mestre confiou em mim para fazer exame e nas minhas capacidades, e olhe que ele é bem exigente nisso, se eu o desapontasse não sei como reagiria frente á vergonha e humilhação perante os meus colegas e ele mesmo, de o ter desiludido. Nos dois exames que fiz fui esforçado e aplicado, e passei com uma boa pontuação, ou seja se tivesse reprovado não seria culpa minha pois teria dado tudo o que tinha. No entanto é um pensamento que não podemos evitar, o medo do fracasso em todas as áreas da nossa vida, por vezes o fracasso dá-nos esperança e experiência, mas convenhamos que é uma visão assustadora...

Um Grande Oss!

Offline Pablo Vinícius Smanioto

• Full Member
  • Votos: +3/-18
« Resposta #23 Online: Janeiro 25, 2008, 18:36:52 »
Nada contra, mas esse Gimmondance não tem apenas 14 anos de idade.

Oss!

Gimnodance_Disciple

• Visitante
« Resposta #24 Online: Janeiro 25, 2008, 20:14:41 »
Nada contra, mas esse Gimmondance não tem apenas 14 anos de idade.

Oss,

Caro Pablo o amigo acha que se eu não tivesse 14 anos eu diria que tenho 14 anos ???  :) Se o meu amigo Pablo acredita realmente no que disse então tenho de lhe dizer que está redondamente enganado, eu tenho mesmo 14 anos, caso não o seja obrigado pelo elogio sarcástico :D :D :D

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #25 Online: Janeiro 25, 2008, 22:12:47 »
Caro Gimnodance, suas ponderações sobre o assunto, notadamente até os 12 anos de idade, têm fundamento de forma a levar-me a reflexão sobre a questão.  Estamos vivendo outros tempos !!!

Oss !!!
Momo

Offline Avi

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #26 Online: Janeiro 25, 2008, 23:01:36 »
Acho que a surpresa tem explicação, vi inclusive um debate recentemente sobre isso na tv. O nosso amigo lusitano alem de não ter sido submetido a anos de xuxa na cabeça é formado em outro tipo de sistema educacional, dai um hiato entre a capacidade de argumentar dele e de um jovem brasileiro médio de 14 anos.
Triste e grave de constatar, a chave do enigma inclusive.

oss
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline Mancini

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-6
  • Mancini
« Resposta #27 Online: Março 04, 2008, 17:22:53 »
Meu nome é Matheus estou voltando a praticar por que meu pai me proibiu quando tinha 5 anos de idade e gostaria de saber se há competições por aí de jyu kumite que na minha opinião é a melhor representa o verdadeira karate, por favor me respondem abraçoss a todos eu queria deixar claro uma coisa faço karate para ter uma defesa pessoal e por quê tenhu prazer naquilo q faço e não quero ser um desportista se quisessse faria futebol,tenis vôlei etc mas não, QUERO SER UM LUTADOR UM KARATEKA

Offline jion

• Full Member
  • Votos: +3/-2
« Resposta #28 Online: Maio 03, 2008, 02:57:11 »
voltando a discussão inicial do tópico, pelo que vejo na federação que sigo,wkf, o kumite é dominante, sendo poucos os atletas, principalmente adultos, que treinam seriamente kata.
eu gosto de treinar os dois, mas tenho preferencia por kata, e utilizo o kumite como uma especie de lazer, pois um kata, na minha opinião requer bem mais empenho e treinamento do que o shiai kumite.
falo de shiai e não dos outros tipos de kumite, pois no shiai oq importa é pontuar, vc não precisa derrubar seu adversário, as vezes nem sequer tocá-lo, apenas demonstrar corretamente a técnica aplicada.
é claro que quando luto luto pra ganhar, mas acho bem menos esstressante o treino de shiai em comparação com o de kata.

Offline Antonio Pêcego

• Hero Member
« Resposta #29 Online: Maio 04, 2008, 13:12:51 »
voltando a discussão inicial do tópico, pelo que vejo na federação que sigo,wkf, o kumite é dominante, sendo poucos os atletas, principalmente adultos, que treinam seriamente kata.

Na mesma linha, com razão Jion se manifesta, sendo indagação de fácil resposta, uma vez que é mais fácil competir no kumite que no kata.  Muitos Professores, por não terem o preparo adequado para ensinar Kata, dão muito mais kumite, sendo que qualquer um, que tenha bom treinamento, pode competir no kumite, agora se vai ganhar, aí já é outro negócio.

O que ocorre, é que karate sem kihon, kata não é nada a não ser apenas uma luta.  Quem tem kata, tem kihon e tem possibilidades técnicas de ser um grande lutador de kumite, mas o inverso não é verdade, pois aquele que só dá enfase ao kumite tende a ficar mais limitado tecnicamente falando.

Não tem jeito, a base é o kihon, gostem ou não gostem, para em seguida se galgar o próximo degrau que é o kata e, por último, o kumite, simplesmente, como já falei neste fórum, o kihon é a parte física, o kata a mental e o kumite o espírito do karate, um se completa no outro, sob pena de termos um espírito vagando sem identificação com a essência do karate.

Oss !!!
« Última modificação: Maio 04, 2008, 16:15:46 por Antonio Pêcego »
Momo