Autor Tópico: Vídeo - Japão X Brasil  (Lida 5744 vezes)

Offline Marcio Santos

• Sr. Member
  • Votos: +0/-3
Vídeo - Japão X Brasil
« Online: Janeiro 25, 2008, 18:49:25 »
Alguém já viu esse vídeo antes?? Sabe dizer quem são os karatecas, principalmente os brasileiros?

OSS

Offline Gakusei

• Full Member
  • Votos: +0/-0
Re: Vídeo - Japão X Brasil
« Resposta #1 Online: Janeiro 25, 2008, 19:56:55 »
Caro Marcio, o video foi discutido aqui no forum há alguns meses atras, mas nunca é demais rever esses grandes atletas da seleção brasileira da época (ainda que num desempenho que não foi dos melhores).

Gakusei
Gakusei - A. Azevedo-Filho

Offline Marcio Santos

• Sr. Member
  • Votos: +0/-3
« Resposta #2 Online: Janeiro 25, 2008, 20:04:57 »
Fala Gakusei....

Imaginei que houvesse sido discutido!!! Vou procurar o tópico....

OSS e obrigado

Offline Leco

• Full Member
« Resposta #3 Online: Abril 17, 2008, 20:46:28 »
Sem patriotada, acho que o juiz estava com o braço esquerdo quebrado...... ::)

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #4 Online: Abril 17, 2008, 22:54:39 »
 A Seleção:

Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni Neto, Johannes Freiberg, Robson Maciel, Laerte Ferraz

Ronaldo vs Yamamoto
 Ugo vs Yahara
 Johannes Vs Yokomichi
 Robson Vs Imamura
 Laerte vs Mori

A Seleção estava desfalcada porque o Ugo estava machucado seriamente.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Leco

• Full Member
« Resposta #5 Online: Abril 18, 2008, 10:20:29 »
Só para inforamção dos mais novos, o Brasil ficou em quarto lugar e o saudos Ronaldo foi um dos "The Best Eight".

Offline J.Lezon

• Hero Member
  • Votos: +4/-8
  • José Lezon, Prof.Karate Wado-Kai
    • www.karatewadokai.altervista.org
« Resposta #6 Online: Abril 18, 2008, 10:23:46 »
Bom, 1º.vou falar sobre o que achei dos combates em si, e da vitória da equipa dos japas...

Mas, primeiramente, começo por dizer senti imensas saudades daquele tempo e do antes até, pois, para além de significar que eu era muito mais novo, foi nele que me envolvi a fundo na  prática desta nossa arte que é o Karate.

Sobre os combates em si e da vitória do Japão, devo começar por dizer que os japas entraram no tatami com mais iniciativa que os brasileiros, e, no geral, a vitória deles não oferece contestação.

Agora vou debruçar-me um pouco sobre a arbitragem e, basicamente, na actuação do árbitro central sobre o que vi nos combates.

Bom, no 1º.combate, logo na 1ª.acção o árbitro interrompe o combate sinalizando que pretendia atribuir o wazari ao AKA (japa); eu fiquei com dúvidas se o wazari deveria ser atribuido ao brasileiro, tal como os juizes, pois o árbitro os chamou para esclarecimento(?), e aí prevaleceu a opinião do árbitro central;

No 2º.combate, as coisas estiveram normais para o árbitro central, mas aqui se evidenciou um atleta brasileiro mais activo, o qual, logo após o 1-0 a favor do japa, ele reagiu avançando para o japa e em Gyakuzuki direito deveria ter sido pontuado com um wazari, o que daria o empate de 1-1, e depois logo se veria...o wazari do japa a seguir e que lhe deu a vitória foi correcto;

No 3º.combate, a vitória do japa não oferece contestação. No entanto, tenho algo a dizer sobre o árbitro central e analisem bem: logo na 1ª.acção do japa, acontece um 1º.Gyakuzuki direito Chudan que não pontua logo seguido de um 2º. Jodan,certo? O que o árbitro fez? Bom, ele pára o combate e de imediato se abeira do competidor brasileiro e observa a cara porque viu contacto na acção do japa. Depois vai junto do japa e lhe diz para ter cuidado no contacto...Curiosamente, quando regressa ao seu lugar, o que ele faz? Vão ver meus amigos, ele faz o gesto de técnica fraca e a seguir indica Torimassen!!! Incrível!!! Foi uma falta de coerência total da parte dele e um erro técnico. No caso, o árbitro só podia e devia ter tomado uma de 3 decisões e vou dizer por ordem de coerência consigo mesmo:

1) atribuição de uma penalização ao AKA ( Japa);
  2) Fazer o gesto directo de Torimassen e nada mais;
  3) atribuição de wazari ao AKA (Japa)

Agora o que ele fez é que nunca! Olha se não fosse técnica fraca....

O 4º.combate, nada de especial a apontar com vitória certa do japa;

5º.e último combate, a incoerência voltou...Houve um 1ª.acção e, logo a seguir a esta, o japa avança e pontua. o sr.árbitro diz Yamé, vai ao seu lugar e aplica a incongruência do gesto de técnica fraca!!! Ele se calhar queria que o brasileiro ficasse sem cabeça...

Feita a minha apreciação técnica, vou posteriormente fazer outras observações técnicas sobre a arbitragem, especialmente do que hoje e muito bem não se faz. No entanto, vou faze-lo um pouco mais tarde. já que neste preciso momento tenho que sair. Volto mais tarde. Entretanto podem ir comentando sobre a apreciação que fiz.

Hai!!
« Última modificação: Abril 19, 2008, 12:56:22 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ribas

• Newbie
  • *
« Resposta #7 Online: Abril 18, 2008, 11:43:38 »
................se tivessem convocados apenas lutadores de SP teriamos sido campeões e batidos aqueles japas........................

Ribas

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #8 Online: Abril 18, 2008, 11:49:17 »
Os atletas se Sampa foram os que mais apanharam....
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline J.Lezon

• Hero Member
« Resposta #9 Online: Abril 18, 2008, 13:39:08 »
Bom, em três horas que estive ausente ninguém comentou sobre os combates e a apreciação que eu fiz dos mesmos, bem como da arbitragem, o que eu lamento.

Dizer-se que se fossem outros Karatecas brasileiros teriam sido campeões, isso para além ser de uma subjectividade imensa, é de uma pura demagogia ...

O que está em causa é a realidade do que se passou e não passa daí mesmo. Bom, mas como falei anteriormente de que ia voltar para falar dos aspectos técnicos da arbitragem e do que hoje não se faz, diz também respeito às técnicas utilizadas pelos competidores,pelo que então lá vai...

Como observamos neste vídeo e em muitos outros existentes da época, os combates eram 98% resolvidos por Kizame e Gyakuzukis. Além disso, utilizava-se o sistema do Shobu Ippon, e depois passou-se para o Sanbon que se resumia a 3 Ippons e/ou 6 wazaris. No entanto, em ambas as situações, a arbitragem deparava-se muitas vezes com o problema do que devia ser considerado Ippon e não wazari, e vice versa...Apesar de se definir os critérios para Ippon, sempre houve várias interpretações, pelo que muitas das vezes vimos técnicas que deviam ser consideradas Ippon, tornarem-se em wazars, e o contrário também.

Antigamente também o árbitro parava muitas vezes o combate e ao retomar o seu lugar, anunciava quase sempre "Torimassen". Hoje isso não se faz e, quer uns gostem ou não, foi uma medida muito acertada.Hoje, o combate só se pára para se atribuir ponto, penalização, e /ou se por excesso de tempo em que os Karatecas estejam envolvidos numa acção.

Sobre a pontuação, hoje a vida está totalmente facilitada, essencialmente para os árbitros centrais, em todos os aspectos. Acabou o parecer e agora é somente o ser. Não há meio ponto que era o antigo wazari, nem a arreliadora e controversa antecipação. Tudo está definido e muito bem, o que é um Ippon, um Nihon e um Sanbon.Não há lugar a erros nem dúvidas.

Além disso ainda, os combates deixaram de se resumir a Kizames e Kyakuzis, há muito mais variedade e os melhores mostram porque são melhores. Hoje muitas vezes se assiste a um combate em que um atleta está a ganhar por 2-0, 3-1, ou 7-5, a 2 sg do fim, e acaba por perder por 2-3, 3-4 ou 7-8, respectivamente. Também estar a ganhar por 3-0, 4-1, ou 5-2, a 2 sg do fim, também não é sinónimo de vitória, pois já vi a dar-se o empate e depois a vitória do oponente num Enshossen.

Antigamente isto era impensável!

Hai!!

« Última modificação: Abril 18, 2008, 15:32:42 por J.Lezon »
Technical Director of  Karate-do Wado Portugal Association, and Generel Manager JKF Wado-Kai of Portugal
and International Technical Director of Brasilian Karate-do Wado-Kai - Examiner oficial JKF Wado-Kai - 7º.Dan e 8º.Dan ABKW

Offline Ribas

• Newbie
  • *
« Resposta #10 Online: Abril 18, 2008, 15:54:38 »
............muitos não estão conseguindo postar.

O combate está claro e a equipe japonesa realmente estava melhor, embora os integrantes da equipe brasileira não estavam em sua melhor forma e não tinha nem reserva pois até o Laerte teve que lutar. Fomos com a cara e a coragem. Mas, poderia estar ai o Ennio, Carlão, Camarão (?) e mais alguns quem sabe.

Arbitragem é sempre um assunto polêmico e precisa estar sempre atenta e a frente dos atletas. Com toda essa mudança nas regras realizada pelos franceses, a exemplo do judo será que karategui tradicional (branco)  vai mudar de cor (azul) ? Embora tenha feita umas incursões com as novas regras ainda prefiro o bom é velho shobun ipon.

Ribas

Offline J.Lezon

• Hero Member
« Resposta #11 Online: Abril 18, 2008, 16:05:30 »
Caro Ribas,

É a sua opinião que eu respeito muito sinceramente.

Acredite que quando as regras foram alteradas, eu também fui dos que dizia  precisamente a mesma coisa. Mas depois, e porque sou prof. e árbitro, depressa cheguei à conclusão que a mudança foi certa, claramente mais justa e dá outra espectacularidade às provas, pois vê-se muita mais variedade de técnicas que anteriormente não se faziam.

E reconheçamos que a existência de meio ponto era ridícula...

Ah, sobre a sua questão dos karateguis, acho que não vão ser alterados, uma vez que o que diferencia são as luvas, as faixas, e agora a parte protectora dos pés. Assim, a visibilidade do contacto é muito melhor observada em karategui branco. Atenção que esta é apenas a minha opinião...

Hai!!

« Última modificação: Abril 18, 2008, 16:11:53 por J.Lezon »

Offline Leco

• Full Member
« Resposta #12 Online: Abril 18, 2008, 17:31:23 »
Bom, 1º.vou falar sobre o que achei dos combates em si, e da vitória da equipa dos japas...

Mas, primeiramente, começo por dizer senti imensas saudades daquele tempo e do antes até, pois, para além de significar que eu era muito mais novo, foi nele que me envolvi a fundo na  prática desta nossa arte que é o Karate.

Sobre os combates em si e da vitória do Japão, devo começar por dizer que os japas entraram no tatami com mais iniciativa que os brasileiros, e, no geral, a vitória deles não oferece contestação.

Agora vou debruçar-me um pouco sobre a arbitragem e, basicamente, na actuação do árbitro central sobre o que vi nos combates.

Bom, no 1º.combate, logo na 1ª.acção o árbitro interrompe o combate sinalizando que pretendia atribuir o wazari ao AKA (japa); eu fiquei com dúvidas se o wazari deveria ser atribuido ao brasileiro, tal como os juizes, pois o árbitro os chamou para esclarecimento(?), e aí prevaleceu a opinião do árbitro central;

No 2º.combate, as coisas estiveram normais para o árbitro central, mas aqui se evidenciou um atleta brasileiro mais activo, o qual, logo após o 1-0 a favor do japa, ele reagiu avançando para o japa e em Gyakuzuki direito deveria ter sido pontuado com um wazari, o que daria o empate de 1-1, e depois logo se veria...o wazari do japa a seguir e que lhe deu a vitória foi correcto;

No 3º.combate, a vitória do japa não oferece contestação. No entanto, tenho algo a dizer sobre o árbitro central e analisem bem: logo na 1ª.acção do japa, acontece um 1º.Gyakuzuki direito Chudan que não pontua logo seguido de um 2º. Jodan,certo? O que o árbitro fez? Bom, ele pára o combate e de imediato se abeira do competidor brasileiro e observa a cara porque viu contacto na acção do japa. Depois vai junto do japa e lhe diz para ter cuidado no contacto...Curiosamente, quando regressa ao seu lugar, o que ele faz? Vão ver meus amigos, ele faz o gesto de técnica fraca e a seguir indica Torimassen!!! Incrível!!! Foi uma falta de coerência total da parte dele e um erro técnico. No caso, o árbitro só podia e devia ter tomado uma de 3 decisões e vou dizer por ordem de coerência consigo mesmo:

1) atribuição de uma penalização ao AKA ( Japa);
  2) Fazer o gesto directo de Torimassen e nada mais;
  3) atribuição de wazari ao AKA (Japa)

Agora o que ele fez é que nunca! Olha se não fosse técnica fraca....

O 4º.combate, nada de especial a apontar com vitória certa do japa;

5º.e último combate, a incoerência voltou...Houve um 1ª.acção e, logo a seguir a esta, o japa avança e pontua. o sr.árbitro diz Yamé, vai ao seu lugar e aplica a incongruência do gesto de técnica fraca!!! Ele se calhar queria que o brasileiro ficasse sem cabeça...

Feita a minha apreciação técnica, vou posteriormente fazer outras observações técnicas sobre a arbitragem, especialmente do que hoje e muito bem não se faz. No entanto, vou faze-lo um pouco mais tarde. já que neste preciso momento tenho que sair. Volto mais tarde. Entretanto podem ir comentando sobre a apreciação que fiz.

Hai!!

Voto com o relator!

Oss!

Offline J.Lezon

• Hero Member
« Resposta #13 Online: Abril 19, 2008, 13:41:40 »
Apenas e só para dar os meus sinceros parabéns a toda a equipa brasileira pela sua postura e abenegação.

Recordemos que naquela época defrontar o Jaão não era pêra doce....

Hai!!!

Offline Leco

• Full Member
« Resposta #14 Online: Abril 19, 2008, 17:02:04 »
A Seleção:

Ronaldo Carlos, Ugo Arrigoni Neto, Johannes Freiberg, Robson Maciel, Laerte Ferraz

Ronaldo vs Yamamoto
 Ugo vs Yahara
 Johannes Vs Yokomichi
 Robson Vs Imamura
 Laerte vs Mori

A Seleção estava desfalcada porque o Ugo estava machucado seriamente.

Tinha mais gente nessa seleção. E teve gente que sentou e pediupara nunca mais ser convocado para "essas coisas".