Autor Tópico: Estudo de distâncias  (Lida 8553 vezes)

Offline Rafa_Camara

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
Re: Estudo de distâncias
« Resposta #15 Online: Abril 21, 2009, 20:13:40 »
Bem, lendo este tópico me identifiquei meio que de forma "reversa".

Seguinte... Treino shotokan há 5 meses, tenho 1.79m, e no dojô em que treino, geralmente nos jyu's e shiai's kumites consigo lutar no mesmo nível (ou perto) de companheiros de estatura semelhante, mesmo com mais graduados.

Porém, quando o adversário é mais graduado, mais é de estatura relativamente menor, torna-se mais difícil acertá-los.

Creio humildemente que essa dificuldade para enfrentar os "menores" também pode estar relacionada ao tempo de treino.

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #16 Online: Abril 21, 2009, 20:32:36 »
Sensei Stan uma vez me deu outra definição interessante de Maai...

Disse que se vc for a um bar onde existe sempre briga e de repente sair uma e vc se machucar, vc iniciou a briga, simplesmente porque sabia que la tinha isso e foi assim mesmo. Boa definição de distancia e de Karate Ni sente nashi
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Felipe Andrade

• Hero Member
« Resposta #17 Online: Abril 22, 2009, 00:17:24 »
up
Furimukeba Tiisana Kinou, Me wo agereba Mugen no Ashita

Offline RicardoCosta

• Hero Member
  • Votos: +2/-1
« Resposta #18 Online: Abril 22, 2009, 08:50:16 »
É isso mesmo...

Aprendi a mesma lição que o Katsumoto com Sensei Stan, só que quem me ensinou foi Okuyama Sensei. O exemplo é um pouco diferente, mas a lição é a mesma. Ele sempre me dizia: "Se você está voltando para casa e vê um caminho escuro e com a probabilidade grande de ser assaltado ou abordado por alguém se passar por ali, ande dois quarteirões a mais, guarde distância."

OSS
Ricardo Costa
Máxima força, sempre!

ulbricht

• Visitante
« Resposta #19 Online: Abril 22, 2009, 09:10:19 »
É como disse o Lyoto, "a melhor maneira de evitar um golpe é não estar lá". Tão obvio mas quase ninguém vê, a maioria prefere se expor porque se garantem. Depois não entendem porque o cara ta detonando os adversários.

Offline yama

• Hero Member
  • Votos: +11/-0
« Resposta #20 Online: Abril 22, 2009, 21:26:45 »
Oss

estou há dois dias degustando tanto a pergunta do AVI, a resposta de D'Elia Sensei e a preocupação de Pêcego Sensei...

perguntei a Ari Sensei tbém sobre a pergunta do Avi e ele tem suas respostas que ele mesmo as colocará,temos algo bem em comum em relação a MAAI que é a experiência de cada um em todas as situações passadas.....

mas como eu sou do time dos que tem qu treinar muito,mais muiiiito mesmo para adquirir a ferramenta citada por D'Elia Sensei,não fco marcando a õ do adersário com o AVI se mostrou preocupado pois fica facíl levar se fiar num ponto só,gosto de ver o adversário por inteiro qdo não estou a altura físico e técnica,uso o peso mesmo para encurtar a diferença e espero me sair melhor que o outro procurando defender e atacar na minha distância e quebrar a do outro.....

mas como toda luta é diferente,por mais parecida que seja    :D :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #21 Online: Abril 22, 2009, 22:03:39 »
Oss

aguardo ansiosamente a participação de Ari sensei bem como algumas palavras a mais de Delia sensei.

oss

cade sensei Pedro???
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #22 Online: Abril 23, 2009, 00:25:09 »
Oss

esqueci de falar das lutas postas...

na luta de Yokoyama Sensei com Cauduro Sensei ele entra junto com o grandão acabando com a vantagem de envergadura e ainda derruba,chegando quase a subir nele e vai buscar a boca, pois tem excelente técnica....

na luta de Glauber Feitosa Sensei com o lutador menor que não dá para saber o nome só se Andretta Sensei ou Troyman Sensei traduzam,por ser uma luta kyokushin onde eles sempre vão ao corpo a corpo e descem a lenha,Feitosa Sensei procura manter distância pois tem chutes excepcionais mais o lutador menor que não tem nada de pequeno e e´bom pra cacete,encurta dando o maior trabalho,acaba indo ao chão,mais quase complica qdo aplica o chute cambalhota ""Kaiten""e para cada soco de Glauber Sensei ele dá uns cinco,caraé rápido pra cacete...

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #23 Online: Abril 23, 2009, 03:40:18 »
Oss

aguardo ansiosamente a participação de Ari sensei bem como algumas palavras a mais de Delia sensei.

oss

cade sensei Pedro???

Avi,
por favor,  não sou e nunca quis ocupar a posição de Mestre, senão estaria só ensinando e não aprendendo com nossas discussões, quis no meu comentário, apenas e tão somente, colocar minha visão e experiências pessoais, para dar minha contribuição.
Posso desconhecer outras maneiras de determinar a distância ideal para um combate, mas o que aprendi com ensinamentos de competentes Mestres e na observação de verdadeiros Karatecas, e apliquei com relativo sucesso, foi o que ponderei sobre a necessidade de usar como ponto de partida para qualquer tipo de discussão sobre o assunto a "referência de distância", já que estavam sendo abordados e discutidos outros aspectos, do mesmo nível de importância, entretanto de forma prematura, que deveriam sucedê-la e não antecedê-la, o que pareceu-me precipitado dar “um segundo passo sem ter dado o primeiro”.
A dúvida criada com meu exemplo, tento dissipá-la à seguir: (usei shiro e aka só para distinguir os lutadores, não estou cogitando um cenário de competição)
1 – para ilustrar a minha ponderação descrevi uma situação de combate, onde um dos lutadores (shiro) adota de forma equivocada a "referência de distância" na guarda do adversário, quando poderia ter usado também outro exemplo como o uso de movimentação constante do corpo;
2 – o lutador (shiro) que adotou esta tática, está totalmente “errado, iludido e desavisado” oferecendo uma vantagem enorme para seu adversário (aka);
3 – criei em seguida uma situação que o lutador (aka) percebendo o erro de conduta do oponente (shiro), quando reage ao movimento da mão em guarda, cria para o mesmo uma “cortina” induzindo-o a uma avaliação equivocada da real distância, favorecendo um ataque mais efetivo ou uma defesa mais eficaz.
Como vc mesmo afirmou, e todos cientes, que uma das melhores maneiras, não a única, de “sentir” o adversário é pelo quadril, porque não começamos a discussão à partir de: Quadril, a “referência de distância” ideal!
Oss

« ltima modificao: Abril 23, 2009, 03:42:03 por DElia »
Ricardo

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #24 Online: Abril 23, 2009, 10:02:26 »
Esse tópico sobre distância é realmente muito interessante...

Mas eu continuo ainda com muitas das dúvidas.. talvez até mais que antes... até porque tem coisas que falar pelo teclado não dá...

Mas vou aguardar... talvez alguém consiga sintetizar o que já foi dito, mais claramente...

Oss!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

rapha.m.g

• Visitante
« Resposta #25 Online: Abril 24, 2009, 00:05:46 »
Mas eu continuo ainda com muitas das dúvidas.. talvez até mais que antes...[2]

e tô achando isso ótimo

não consigo postar nada sobre isso. limito-me a absorver.

Osu!

Offline PSekiMG

• Hero Member
  • Votos: +1/-1
  • Não existe atitude ofensiva no Karate ― Shoto.
« Resposta #26 Online: Abril 24, 2009, 23:11:49 »
Oss,

Vão treinar, dá mais futuro!  8) :)  :-X

Oss.
A força física sem respeito nada mais é que força bruta, e para os seres humanos não tem nenhum valor ― Shoto.

Offline Avi

• Hero Member
« Resposta #27 Online: Abril 25, 2009, 04:33:20 »
Oss,

Vão treinar, dá mais futuro!  8) :)  :-X

Oss.

Sendo assim o fórum é para...
"Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração, lapidando almas para Ele."

Offline yama

• Hero Member
« Resposta #28 Online: Abril 25, 2009, 11:35:24 »
Oss

treinar a massa cinzenta que anda meio preta e branca do SANTOS  :D :D :D :D

Oss
alberto
yama-Alberto S. Almeida

Offline Felipe Andrade

• Hero Member