concordo com o que Jdias escreveu nos últimos tópicos.É também importante repetir que não são os karatecas de hoje, ou da wkf, ou da interestilos que são "ruins"... como o JDias falou, o treinamento é diferente, o objetivo é outro, a meu ver contrário ao bom karate, mas enfim...não podemos esquecer que existem muitos bons karatecas e/ou atletas capazes de fazer frente aos bons que treinavam karate de verdade a umas décadas atrás... eu mesmo conheço uns 3 ou 4 que treinam tipo "oficial" wkf, com todas as regras, mas que são perfeitamente capazes de lutar de igual pra igual com qualquer um "das" antigas... mas confesso que cada vez mais estão ficando raros... geralmente são karatecas que continuam a tradição de famÃlia ou que tem laços com esses "mais antigos"... infelizmente a imensa maioria dos mais novos já não vai ser capaz de lutar o verdadeiro karate... são os que treinam de tenis, que nunca bateram makiwara e que colecionam medalhas nos campeonatos "oficiais" mas nunca tiveram o queixo deslocado sem que o adversário tivesse sido penalizado...pior que muitos não são culpados por isso. Eles nunca nem souberam como é que é karate de verdade, e para os cartolas que lucram com o lado esportivo, quanto menos souberem, melhor...
Olá Pessoal!Agora em Novembro estará acontecendo um torneio internacional e um Pan do tradicional em Cuiabá MT, nos dias 14 e 15/10/09.Se quizerem ver um karatê verdadeiro, com budô e ótimos lutadores, é só aparecer por lá. Acesse (...)
Olá pessoal, gostaria de saber o motivo pelo qual vcs só elogiam karatecas como :Delia,arrigoni,caribé,Maciel e esquecem de Alves (Jacaré) , que foi nos anos 80 e 90 temido por muita gente boa! pq em? Pra vc s que não sabem, até Yamamoto sentiu o peso do seu karatê, pois em um curso aqui em Natal o Campeão Mundial (Yamamoto ) teve q ir direto pro hospital Extrair um dente depois q levou um Oi Zuki do Sensei Alves. Isso ninguém comenta, só queria saber o motivo!Oss...
Olá Pessoal!Agora em Novembro estará acontecendo um torneio internacional e um Pan do tradicional em Cuiabá MT, nos dias 14 e 15/10/09.Se quizerem ver um karatê verdadeiro, com budô e ótimos lutadores, é só aparecer por lá. Acesse www.karatebrasil.com.br.
7. Não disputamos a 3ª. colocação com o Egito, pois Johannes, Ronaldo e Ugo estavam feridos nas provas por equipe (contra Inglaterra e Japão) e também nas provas individuais. Ugo lutou contra o Japão já ferido e feriu-se ainda mais (costelas partidas);
3. Fui designado como delegado. Eu era presidente da Federação Paulista de Karatê e foi esta entidade que pagou minha passagem. Por via das dúvidas, levei meu kimono, mesmo sabendo que nem estávamos inscritos como equipe, pois a orientação dos professores é de que os atletas participassem apenas nos individuais 'para ganhar experiência';
Quero aqui deixar Registrado as Boas vindas ao amigo Laerte Ferraz, um dos maiores Dirigentes que o Karate do Brasil ja teve. Ainda que nao fosse Shotokan, em seu mandato, entre outras coisas, trouxe Nishiyama ao Brasil, em 1983, se naõ me engano, epoca em que todos ainda estavam juntos, para um excelente Curso Tecnico e de Arbitragem.