Autor Tópico: Japão Vs Brasil - Anos 80  (Lida 20153 vezes)

Offline Jdias

• Newbie
  • *
  • Votos: +0/-0
    • Seishin Karate-Do Kyokai
Re: Japão Vs Brasil - Anos 80
« Resposta #45 Online: Agosto 30, 2009, 12:03:06 »
concordo com o que Jdias escreveu nos últimos tópicos.
É também importante repetir que não são os karatecas de hoje, ou da wkf, ou da interestilos que são "ruins"... como o JDias falou, o treinamento é diferente, o objetivo é outro, a meu ver contrário ao bom karate, mas enfim...

não podemos esquecer que existem muitos bons karatecas e/ou atletas capazes de fazer frente aos bons que treinavam karate de verdade a umas décadas atrás... eu mesmo conheço uns 3 ou 4 que treinam tipo "oficial" wkf, com todas as regras, mas que são perfeitamente capazes de lutar de igual pra igual com qualquer um "das" antigas... mas confesso que cada vez mais estão ficando raros... geralmente são karatecas que continuam a tradição de família ou que tem laços com esses "mais antigos"... infelizmente a imensa maioria dos mais novos já não vai ser capaz de lutar o verdadeiro karate... são os que treinam de tenis, que nunca bateram makiwara e que colecionam medalhas nos campeonatos "oficiais" mas nunca tiveram o queixo deslocado sem que o adversário tivesse sido penalizado...
pior que muitos não são culpados por isso. Eles nunca nem souberam como é que é karate de verdade, e para os cartolas que lucram com o lado esportivo, quanto menos souberem, melhor...

Perfeito, exatamente isso que eu quis dizer.
Delia não quis te contestar, apenas acrescentei.
Oswaldo, todos os atletas que chegam a final de qualquer evento. Ou ainda, que compõem qualquer tipo de seleção tem o seu valor. O questionamento não é esse.
A discussão, como bem disse o Farkatt, é quanto a forma de treinamento do karate atual, o esportivo.
Não sou contra o karate esportivo, mas acho que não se pode acreditar que esse é o karate verdadeiro, que não é.
Reporto-me novamente a escrita do Farkatt.
Oss!
« Última modificação: Agosto 30, 2009, 12:20:12 por Jdias »

Offline Nadin

• Newbie
  • *
  • Sochin
« Resposta #46 Online: Outubro 09, 2009, 22:18:04 »
Olá Pessoal!
Agora em Novembro estará acontecendo um torneio internacional e um Pan do tradicional em Cuiabá MT, nos dias 14 e 15/10/09.
Se quizerem ver um karatê  verdadeiro, com budô e ótimos lutadores, é só aparecer por lá. Acesse www.karatebrasil.com.br.
Abraços
A propósito este da foto do meio, é sensei Justo Gomes da Argentina que tem tem 7 títulos mundiais no kumitê individual no currículo pelo tradicional. Este é fera.
Já fiz 2 cursos de aperfeiçoamento técnico em kumitê com ele.
Abraços!
Reginaldo Donizete Vilarinho

Fabrício Novaes

• Visitante
« Resposta #47 Online: Outubro 20, 2009, 17:46:37 »
Olá pessoal,
  Sou novo por aqui e gostaria de acrescentar minha admiração pelo karate antigo...Mori, kawawada,yokomichi,tatetsu etc..Era ótimo vê-los em ação, Sem deixar é óbvio de falar de nosos mestres Delia,arrigoni,caribé,Maciel etc...

Offline akev

• Full Member
« Resposta #48 Online: Outubro 21, 2009, 11:19:00 »
oss
« Última modificação: Outubro 13, 2011, 11:02:52 por akev »

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #49 Online: Outubro 21, 2009, 12:33:24 »
Todos aqui sabem que o Alves foi um dos melhores do Brasil em sua epoca AKEV. Só não é citado muito porque a maioria dos membros dsaqui do forum sao da regiao de baixo do Brasil. Jacaré é um mito do Karate Brasileiro.
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Vinteedois

• Hero Member
  • I don't see dead people!
    • Música e Arte - Blog
« Resposta #50 Online: Outubro 21, 2009, 12:46:37 »
vou criar uma polemiquinhazinha.. isso aqui tá muito parado...
 ::)

Olá Pessoal!
Agora em Novembro estará acontecendo um torneio internacional e um Pan do tradicional em Cuiabá MT, nos dias 14 e 15/10/09.
Se quizerem ver um karatê  verdadeiro, com budô e ótimos lutadores, é só aparecer por lá. Acesse
(...)

Nah... vocês sempre falam essas coisas, chega na hora, é a mesma $%&! de sempre...

Karate é karate e pronto... não tem essa $%&! de Karate verdadeiro... $%&! nenhuma...
ou é karate ou não é.

E o karate que tenho visto ultimamente (e eu tenho andado muito por aí atrás de karate), não tem sido grande coisa não (vide o post sobre a competição que teve homenagem ao sensei Sadamo Uriu)...

Pessoal, vamos parar com essa babaquice de "verdadeiro karate"... pois chega na hora, agente vai ver e não tem $%&! nenhuma demais.

Parecem crentes fundamentalistas falando.. cada um tem o verdadeiro deus...
pára!
DENUNCIE A PEDOFILIA! (disque "100")
www.musicaart.wordpress.com

("às vezes é melhor ficar calado e deixar que pensem que você é um idiota, que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida" - autor desconhecido)

Offline akev

• Full Member
« Resposta #51 Online: Outubro 21, 2009, 13:50:25 »
 oss...
« Última modificação: Outubro 13, 2011, 11:03:20 por akev »

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #52 Online: Outubro 21, 2009, 14:10:35 »
Olá pessoal,  gostaria de saber o motivo pelo qual vcs só elogiam karatecas  como :Delia,arrigoni,caribé,Maciel e esquecem  de Alves (Jacaré) , que  foi nos anos 80 e 90 temido por muita gente boa! pq em? Pra vc s que não sabem, até Yamamoto sentiu o peso do seu  karatê, pois em um curso aqui em Natal o Campeão Mundial (Yamamoto ) teve q ir direto pro hospital Extrair um dente depois q levou um  Oi Zuki do Sensei Alves. Isso ninguém comenta, só queria saber o motivo!

Oss...

Prezado Akev,
compactuo com seu comentário, realmente quando se fala de Karatecas do passado o Juarez não pode ser esquecido.
Tive a grande satisfação de tê-lo como companheiro de Seleção Brasileira, quando conquistou sua vaga em uma seletiva duríssima. Vou corrigi-lo, ele já era um grande lutador na década de 70.
Concordo com o Roberto e vou além, recentemente em um evento esportivo foi necessário que me apresentassem, pois poucos dos mais de 30 presentes sabiam quem eu era, e todos eles daqui de São Paulo, então não se aborreça, certamente ninguém deixa de citá-lo por qualquer razão que não seja por esquecimento ou por não conhecê-lo.
Oss
Ricardo

Offline Pinto San

• Jr. Member
  • **
    • Pinto Dojo karate shotokan
« Resposta #53 Online: Outubro 22, 2009, 08:42:58 »
Olá Pessoal!
Se quizerem ver um karatê  verdadeiro, com budô e ótimos lutadores, é só aparecer por lá. Acesse www.karatebrasil.com.br.

Quanta prepotência, e depois vem falar em verdadeiro budo!

Desculpem o desabafo, é que eu to  de saco cheio disso!
Seu site sobre karate  : www.pintokaratedojo.wordpress.com

Offline KATASHOTOKAN

• Hero Member
  • KARATE-DO só quem pratica sabe a força que tem
« Resposta #54 Online: Outubro 22, 2009, 09:17:18 »
Olá pessoal,  gostaria de saber o motivo pelo qual vcs só elogiam karatecas  como :Delia,arrigoni,caribé,Maciel e esquecem  de Alves (Jacaré) , que  foi nos anos 80 e 90 temido por muita gente boa! pq em? Pra vc s que não sabem, até Yamamoto sentiu o peso do seu  karatê, pois em um curso aqui em Natal o Campeão Mundial (Yamamoto ) teve q ir direto pro hospital Extrair um dente depois q levou um  Oi Zuki do Sensei Alves. Isso ninguém comenta, só queria saber o motivo!

Oss...
Dileto Akev, quem é do meio do Karate-Do, e sabe o que é Karate, jamais, deixaria, de dar o verdadeiro valor, ao Sensei Juarez Alves (jacaré kan) em minha opinião um dos melhores karatecas no Brasil.
Em outro tópico já postei, alguns vídeos do jacaré kan.
Esse é o tópico (Oswaldo Duncan) veja a repercussão.
Oss!
“O propósito supremo do KARATE-DO não está contido na vitória, nem na derrota de adversários, mas, no aprimoramento do caráter, da personalidade e da honra de seus praticantes."

Offline Laerte

• Newbie
  • *
« Resposta #55 Online: Março 07, 2010, 11:30:13 »
Esclarecimentos necessários:

Fui um dos integrantes da equipe que ficou em 4º. no Mundial do Egito em 83.
Para registro histórico, diga-se:
1. Na época, a Confederação de Pugilismo dava pouco apoio ao karatê, um simples departamento na CBP;
2. Destinaram verba apenas para 4 atletas, sendo 2 de São Paulo e 2 do Rio;
3. Fui designado como delegado. Eu era presidente da Federação Paulista de Karatê e foi esta entidade que pagou minha passagem. Por via das dúvidas, levei meu kimono, mesmo sabendo que nem estávamos inscritos como equipe, pois a orientação dos professores é de que os atletas participassem apenas nos individuais 'para ganhar experiência';
4. Os atletas convocados, Ronaldo, Ugo, Johannes e Robson tinham nível mais que suficiente para um mundial. Mas eram apenas esse 4 e não levamos árbitro (isso é importante), nem médico, nem técnico;
5. Lá, consegui inscrever o Brasil nas competições por equipe, por influência do Prof. Nishiyama. E decidi participar, apesar de não estar em minha melhor forma, pois era presidente da FPK e já não treinava com o mesmo afinco de quando era competidor. Mesmo já tendo vencido o Robson e o Johannes em competições oficiais algum tempo antes, eu, sem dúvida, era o menos preparado dos 5 para uma compedição daquele nível;
6. Só perdemos para a equipe do Japão, considerado o 'dream team' do karatê na época;
7. Não disputamos a 3ª. colocação com o Egito, pois Johannes, Ronaldo e Ugo estavam feridos nas provas por equipe (contra Inglaterra e Japão) e também nas provas individuais. Ugo lutou contra o Japão já ferido e feriu-se ainda mais (costelas partidas);
8. Tívessemos mais atletas e uma equipe completa, sem dúvida poderíamos ter voltado com a 3ª. colocação, pois, como eu disse, vencer a equipe japonesa naquela época era quase impensável. Mas não sei qual teria sido o resultado contra o Japão caso estivessem presentes atletas como Delia, Enio Vezulli, Flavio Costa, Caribé, Jacaré e tantos outros que aqui ficaram.
9. Pelas circustâncias, a quarta colocação foi um grande feito, pois nada se esperava do grupo, muito menos a participação em equipe.
10. Só para constar, das lutas que fiz perdi para o Mori e um atleta inglês que não recordo o nome, tendo vencido o campeão canadense na luta de abertura. Mas, na equipe inglesa, todos eram campeões nacionais ou europeus. Fortíssima equipe que, se tivesse passado por nós, daria trabalho para o japoneses, assim como a equipe alemã deu na final;
11. Acredito que mesmo com os melhores atletas, seria difícil superar os japoneses, até porque os árbitros só viam os golpes deles e não apenas contra o Brasil.

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #56 Online: Março 07, 2010, 12:03:28 »

7. Não disputamos a 3ª. colocação com o Egito, pois Johannes, Ronaldo e Ugo estavam feridos nas provas por equipe (contra Inglaterra e Japão) e também nas provas individuais. Ugo lutou contra o Japão já ferido e feriu-se ainda mais (costelas partidas);

Obrigado por mais um relato dessa fase do Karate...
Frases como essa me fazem lamentar muito não ter podido viver essa época.

Offline DElia

• Hero Member
« Resposta #57 Online: Março 07, 2010, 12:30:39 »
3. Fui designado como delegado. Eu era presidente da Federação Paulista de Karatê e foi esta entidade que pagou minha passagem. Por via das dúvidas, levei meu kimono, mesmo sabendo que nem estávamos inscritos como equipe, pois a orientação dos professores é de que os atletas participassem apenas nos individuais 'para ganhar experiência';

O Laerte Ferraz junto com o Carlos Martinez, integrantes da equipe da Wado, foram os primeiros que fizeram frente à equipe da Shotokan, leia-se Okuda. Foi um karateca bom de porrada e de bons princípios.
Tornou-se presidente da FPK, quando esta posição ainda era ocupada por pessoas que somente visavam o crescimento do Esporte e a preservação da Arte Marcial, fiz parte da sua diretoria e aprendi com ele a ser mais "diplomático" e mais gregário.
Tenho pelo Dr. Laerte respeito e admiração, e o considero um grande amigo, daqueles que só o Karatê pode nos dar.
Oss
Ricardo

Offline katsumoto

• Hero Member
  • Votos: +2/-19
« Resposta #58 Online: Março 07, 2010, 13:18:27 »
Ganharam da equipe da Inglaterra. Sim, Brennan estava la, assim como Steve Catlle, e Bob Poyinton, tres dos maiores lutadores que UK produziu. Em 96, no Japao, encontrei-me com Brennan e ele me disse que nunca engoliu essa derrota para o Brazil, o que respondi-lhe...nem vc nem o Yahara, que ja perdeu 2 vezes para o Ugo Arrigone.

Quero aqui deixar Registrado as Boas vindas ao amigo Laerte Ferraz, um dos maiores Dirigentes que o Karate do Brasil ja teve. Ainda que nao fosse Shotokan, em seu mandato, entre outras coisas, trouxe Nishiyama ao Brasil, em 1983, se naõ me engano, epoca em que todos ainda estavam juntos, para um excelente Curso Tecnico e de Arbitragem.
« Última modificação: Março 07, 2010, 13:21:47 por katsumoto »
KATSUMOTO-Prof. Roberto Sant Anna

Offline Farkatt

• Hero Member
    • Bubishi - observatório das artes marciais em Pernambuco e no Brasil
« Resposta #59 Online: Março 07, 2010, 15:02:33 »
Quero aqui deixar Registrado as Boas vindas ao amigo Laerte Ferraz, um dos maiores Dirigentes que o Karate do Brasil ja teve. Ainda que nao fosse Shotokan, em seu mandato, entre outras coisas, trouxe Nishiyama ao Brasil, em 1983, se naõ me engano, epoca em que todos ainda estavam juntos, para um excelente Curso Tecnico e de Arbitragem.

"epoca em que todos ainda estavam juntos"
não consigo entender porque a cbk insiste em segregar, impedir e perseguir quem tente qualquer aproximação que seja com qualquer outra organização...
A meu ver isso é um posicionamento autodestrutivo e pouco sensato.