Marquinhos, pode até ser, mas você se esqueceu de um detalhe: no kyokushin, se cria muita resistência na caixa toráxica, mas não existe calejamento de cérebro!O agressor não vai mirar nas costelas, vai mirar na cara. E aà a noçao de distância e a movimentação é o que mais conta pra nem dar chance dele te acertar. Os boxeadores que o digam.
Marquinhos,Acho que vc esta certo no seu exemplo. O pessoal do Kyokushin é bom de porrada, mas isso é Karate ? Ou Karate também é isso ?Particularmente acredito na possibilidade de um BOM Karateca antecipar uma situação como essa, e sair tranquilo e andando pela porta do estabelecimento no final da noite. Alias, Karateca não sai a noite, fica em casa batendo makiwara e coloca a familia para dormir as 22 horas... Mudando de assunto, vc poderia marcar de fazer um seminário sobre os Tekki e aplicações, o que acha ? OSU!
Você falou que a maioria dos karatecas do shotokan nunca levaram um soco no rosto, como se no kyokushin fossem permitidos. Lutar a curta distância (infight) como eles fazem, sem movimentação NENHUMA, e com uma guarda feita pra defender chutes altos e socos chudan, é pedir pra levar na lata. Faço boxe (novato ainda), e é visÃvel que, mesmo com as luvas protegendo e a guarda bem fechada, ir pra cima sem uma boa movimentação e controle de distância é suicÃdio. Infight sem soco na cara não é infight, desculpe, mas essa é minha opinião. Pra mim, a chance de um karateca do shotokan ou do kyokushin vencerem um infight, é estourando a cara do outro sujeito antes de correr o risco de ser estourado. Seja com socos, ou cotoveladas, cabeçadas, joelhadas, e isso se treina em qualquer estilo.Acredito que o pessoal do Kyokushin tende sim a desenvolver uma capacidade maior de dar varios socos fortes seguidos sem perder o "punch", e que de modo geral estão mais dispostos a sentir dor (mas não vamos achar que calejamento de canela e costelas vão ser de grande utilidade na rua né). Outra vantagem desse tipo de treino, é que seleciona bem os alunos. Os frouxos saem. Não tem como nega isso, não acho que kyokushin seja ineficiente, é uma arte marcial interessante e que me atrai bastante, mas tem defeitos muito claros. Não vamos nos esquecer que bons dojos de karate shotokan também geram uma boa seleção de alunos, muitos desistem! Exemplos extremos seriam o curso Kenshusei e os treinos do dojo da universidade Takudai antigamente.Oss!
Uma coisa que é fato, é que competição é uma coisa totalmente diferente da vida real.Por isso perguntei como seria a reação num ambiente real (ainda que hipotético). Diante da resposta já tenho um conceito da técnica que é utilizada e assim formar minha opinião.Obrigado.