Quanto mais vejo esse tipo de coisa, mais gosto de meu cachorro. Isso aqui ainda é um Forum de Karate do?
Por mais que nós todos gostemos de fazer um kumite mais pegado, de sentar a mao na barriga de um colega do mesmo porte fisico, etc, existem situações que exigem grande controle e precisão (sundome). Por exemplo, num treino de sombra leve, sem proteçao, você não quer e nem deve dar um soco pra quebrar o nariz do outro, ainda mais se for contra uma criança ou uma mulher - sem querer ser preconceituoso.E como o kumite não é só defesa e esquiva, o individuo tem que atacar e contra-atacar, mas contendo as forças pra não ferir o outro. Porém, essa habilidade de conseguir atacar com kime e vontade mas sem encostar ou ferir o colega não é inerente a todo mundo. Eu, por exemplo, não tenho muito controle.Vocês acham que vale a pena fazer alguns treinos de auto-controle contra o saco de pancadas? (soquear e chutar mas cuidando para não encostar)De fato, me sinto desconfortável ao lutar sem poder ter certo grau de contato, então acabo atacando pouco e toscamente, principalmente em treinos "inter-dojos" onde você luta contra pessoas que nao sao seus colegas diários e não sabe se aceitam uma luta com certo contato (em Roma, deve-se agir como os romanos). Isso só ocorre comigo? Hein???O que acham?
Citação de: GonAté hoje só vi alguns faixas marrons e pretas demonstrar um bom controle acredito que isto tem que ser uma coisa que o carateca tem que buscar desde o inicio de seus treinos para chegar em um ponto de poder dizer: a) Esta paulada vai ser pra machucar b) Esta vai ser pra marcar c) Esta vai ser pra deixar o cabrito esperto e etc...OSS!----------------------------------------------------------------------------------------------------------------O controle é bastante trabalhoso pra quem treina com colegas ou em uma escola em que a regra é bater com força total.Comecei a praticar karate em uma escola que tinha como objetivo o treinamento para a competição, então lá o controle era essencial e, praticar com colegas bastante controlados influenciava em todos.Acho que vale muito a pena praticar o controle do golpe.Hoje mesmo estava fazendo uma luva com um amigo que pratica muay thai e ele não entendeu por que eu não estava batendo forte no rosto dele, apenas tocando a luva.Treinar controle é muito bom, mas tem que dosar pra não perder o jeito e nem a coragem pra bater mais forte em uma hora de necessidade.Oss!
Até hoje só vi alguns faixas marrons e pretas demonstrar um bom controle acredito que isto tem que ser uma coisa que o carateca tem que buscar desde o inicio de seus treinos para chegar em um ponto de poder dizer: a) Esta paulada vai ser pra machucar b) Esta vai ser pra marcar c) Esta vai ser pra deixar o cabrito esperto e etc...OSS!