Olá povo!Queria compartilhar com vcs oq ocorreu hoje! Acabei de voltar de um torneio de verão ocorrido em uma arena monta na praia de Camburi aqui em Vitória.A equipe do meu dojo já estava formada e faltando dois dias um dos participantes teve q trabalhar fora do Estado então pediram para eu tomar o lugar desse colega. Aceitei meio q a contra gosto, mas não poderia deixar os amigos na mão.O torneio em esquipes era de 18 anos acima, sem distinção de graduação e peso.Ficamos em terceiro lugar, por culpa minha, confesso. Eu ia lutar contra um velho conhecido, q sabia que é casca grossa e treina Muay thai a anos. Então resolvi q nao ia pegar leve pq ele tbm não ia.Eu estava ganhando a luta, mas no final passei um ashi barai em sua perna da frente e emendei um ura mawashi na nuca dele, mas foi com o calcanhar. Ele nao chegou a cair, mas sua pernas amoleceram. E como esse chute é proibido aplicar usando o calcanhar, fui desclassificado. Fora q a luta toda foi porradaria e os árbitros toda hora chamavam nossa atenção. E acabei com a perna machucada, pois segurei um chute dele e passei o ashi barai na perna base, ele se agarrou em mim, e como era mais pesado, nao consegui me manter em pé e fui ao chão junto com ele. Caà com a perna dobrada pra fora, oq forçou demais a junção entre femur e quadril.Tirando isso a experiencia foi boa, e estou pensando em competir o Estadual no master esse ano.OSU!
Citação de: Tsuki em Fevereiro 09, 2014, 23:05:34Olá povo!Queria compartilhar com vcs oq ocorreu hoje! Acabei de voltar de um torneio de verão ocorrido em uma arena monta na praia de Camburi aqui em Vitória.A equipe do meu dojo já estava formada e faltando dois dias um dos participantes teve q trabalhar fora do Estado então pediram para eu tomar o lugar desse colega. Aceitei meio q a contra gosto, mas não poderia deixar os amigos na mão.O torneio em esquipes era de 18 anos acima, sem distinção de graduação e peso.Ficamos em terceiro lugar, por culpa minha, confesso. Eu ia lutar contra um velho conhecido, q sabia que é casca grossa e treina Muay thai a anos. Então resolvi q nao ia pegar leve pq ele tbm não ia.Eu estava ganhando a luta, mas no final passei um ashi barai em sua perna da frente e emendei um ura mawashi na nuca dele, mas foi com o calcanhar. Ele nao chegou a cair, mas sua pernas amoleceram. E como esse chute é proibido aplicar usando o calcanhar, fui desclassificado. Fora q a luta toda foi porradaria e os árbitros toda hora chamavam nossa atenção. E acabei com a perna machucada, pois segurei um chute dele e passei o ashi barai na perna base, ele se agarrou em mim, e como era mais pesado, nao consegui me manter em pé e fui ao chão junto com ele. Caà com a perna dobrada pra fora, oq forçou demais a junção entre femur e quadril.Tirando isso a experiencia foi boa, e estou pensando em competir o Estadual no master esse ano.OSU!Meus alunos tem me cobrado para que participemos de campeonatos, não sou fâ, mas devemos a titulo de experiência participar este ano. Preciso inclusive direcionar um treino voltado a isso, mas creio que será experiência boa para eles, e nessa leva talvez até eu entre para ver como me saio depois de 16 anos fora de competições. Parabéns pela sua volta e pelos resultados, independente de ter vencido, mostrou que é capaz. oss.
Osu,Tsuki,Sem querer ser chato...... mas já sendo: tá parecendo que tu quer atenção! Sua exposição tem tantos detalhes quanto os livros de J. R. R. Tolkien ou George R. R. Martin, cujo drama somente perde para os filmes chineses ou novelas mexicanas.Compreendo que retomar algo que era feito há 18 anos é empolgante, mas sem querer menosprezar sua experiência (longe disso), questiono a necessidade de voltar a competir depois de 18 anos sem antes derrotar o ego. Sim, pois para todos os efeitos, você conquistou uma vitória (se não fosse pela desclassificação). É o que consta em sua narrativa, com todos os detalhes! Não é à toa que essa certeza está lhe impulsionando ao campeonato estadual - que lhe trará novas experiências, obviamente. Talvez você consiga subir ao pódio se não for desclassificado, mas para quem nutre o ego, sempre haverá ganho, de uma forma ou de outra, de uma maneira "certa" ou "errada". Não tome essas colocações como deboches ou minimização dos fatos, mas por pontos a serem refletidos, meditados, questionados. "Corrija um sábio, e ele será mais sábio; corrija um tolo e faça dele seu inimigo".Osu.
Osu,Tsuki,Gostei da resposta!Gostaria de fazer do seu comentário uma reflexão sobre o que um bom Karatedoka precisa ter em mente para melhorar cada vez mais. Quem dera se todos as pessoas pensassem como você (e agissem da mesma forma) quando "provocadas" sobre questões pessoais. Existem muitos "3º Dans" e "4º Dans" que dariam uma resposta infantil para esse tipo de questionamento - justamente por conta do ego! Sua honestidade e compromisso é facilmente perceptÃvel, mesmo em poucas palavras, vez que a atitude já deixa transparecer tudo. Continue por esse Caminho que poucos conseguem trilhar. Boa sorte e...... agora sim: parabéns!Ps.: seu eu fosse 1% mais pessimista (não que eu seja), diria que é impossÃvel derrotar o ego num Dojo de Karate, motivo pelo qual quem o derrota, o faz por outras vias associativas.Osu.
Na verdade, eu coloco minhas experiencias aqui, com o intuito de receber comentarios q possam me ajudar de alguma forma, já que aqui participam Karatekas que tem mais tempo na arte do que eu de vida. E o vc escreveu poderia soar ofensivo com certeza, mas tbm é uma chance para eu ficar calado e ouvir os mais experientes.Na verdade eu nem penso em vitoria, ou podium, mas na diversão. Sim, pq achei divertido competir, principalmente por ter sido em equipe. Outro ponto é que eu tbm vou ter a chance de lutar com outros Karatekas dos quais nao teria chance de lutar se nao entrasse em uma competição. Consigo me virar lutando com os meus colegas de dojo, mas e com pessoas q nunca lutei? Será que me sairiam bem?? Essa foi uma duvida q me veio. Outro ponto é que tbm nao consegui controlar meu nervosismo, e acabei passando dos limites, e por isso fui desclassificado. Isso me deixei "bolado". Se eu nao consegui manter a calma nem em uma competição, quanto mais em uma situação real de conflito.E a questão de ego, eu aprendi a domina-lo a muito tempo. E nem foi no Karate, por incrivel que possa parecer, foi na vida, e dpois o "polimento" veio na Igreja com o estudo da bilblia.Chamo a atenção aqui de certa forma com o intuito de ser aconselhado mesmo, por quem quiser me aconselhar, pq respeito essa galera e sei que tenho muito oq aprender com vcs.Mas entendi oq quis dizer, e nao me senti ofendido.