seguindo a mesma linha de raciocÃnio...: Será que a galera do heavy canvas e cara de bravo consegue acompanhar a movimentação ou serão alvos incapazes de acertar o adversário no melhor estilo Anderson Silva x Forest Griffin?
Penso que tem lutas que não servem mesmo, faixa preta que apanha de pedreiro tem muito por aÃ.
em qual regra? JKA ou WKF?cada atleta se adaptou com suas regras...seria interessante se eles saissem na porrada...hahahahahMuitos vão falar " Os karatecas tradicionais vão matar os WKF"..Sim?..talvez...As regras WKF transformaram os seus atletas em atletas muito velozes e potentes e com raio de ação maiores..entretanto a execução da técnica muitas vezes deixa a desejar...Mas lembrando que soco é soco...se pegar no queixo até " mata cobra" bota pra dormir.Por sua vez a competição do dito " karate tradicional" transformou seus atletas em perfeccionistas na forma do movimento correto. Além é claro de tornar o lutador mais duro e com golpes provavelmente mais contundentes. Com movimentação mais lentas e raio de ação encurtados em detrimento da aplicação impecável e hikite utilizando todo o corpo.Seria bem interessante ve-los lutando...mas saindo na porrada. Vale ressaltar que o fato das regras da WKF serem menos rÃgidas com a execução dos golpes não transforma o seu atleta em um frouxo ou covarde. Quando estava na França conheci diversos atletas que lutavam na WKF e no circuito europeu de Full Contact. Bem como diversos atletas JKA lutam com movimentação menos estática tb...Agora se fossem nas regras da JKA o atleta WKf provavelmente tocaria primeiro no adversario, entretanto seu golpe não seria válido pois sua plasticidade iria de encontro aos principios e regras desta organização. O que faria com que um golpe valido do seu adversario fosse suficiente para ganahr a luta. Um JKA na WKF faria uma luta mais truncada e provavelmente seria desclassificado por excesso de contato ou seria tocado diversas vezes ( provavelmente com os pés) uo com o famoso "superman punch" ou " sufocante"...golpe tÃpico da organização.Enfim cada um com suas caracterÃsticas... bem este é o meu entendimento..eu particularmente segui o caminho do meio. Lutei muito tempo na WKC,que virou WUKO, e depois WUKF entretanto na categoria Shobu ippon. Eu , particularmente, acredito no caminho do meio...karate forte e com movimentação e distância assustadoramente longa...sem comprometer a técnica em sua essenciaGrande abraço a todosLembrem-se ano novo...temas novos, amigos...rsOSSExcelente o seu comentário. Cirei este assunto pra começar o ano "chacoalhando" a galera aqui. Sou praticante desde 1987, mas entre idas e vindas consio contnuar treinando. Finalmente acho que consegui o link: <iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/sOt1eN-lb3c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
A dura realidade é que o Karate parou no tempo para a maioria dos senseis, que não buscam se modernizar.Em vez de corrermos pra frente, em busca da evoluçao, cada um corre pra um lado diferente discutindo questoes politicas bobas e discutindo regras de pontuação ou posiçao do dedinho do pé em tal Kata.Enquanto isso, os praticantes de Boxe, Muay Thai e afins estão fazendo abdominais, flexoes, sparrings, cross-trainings, roadwork (corrida), soqueando o saco de pancadas, enfim, fazendo treinos que realmente RENDEM.Por isso que digo, não é questao de federação, é questao de OBJETIVIDADE. Se o seu dojo e sensei buscam a eficácia, nao é a federação que vai mudar isso.