Hélio Gracie não foi o maior artista marcial do Brasil, mas sim o maior MARKETEIRO do Brasil! Um cara inteligentÃssimo que pegou as técnicas de Ne Waza do Judô e deu um outro nome...Aprimorou a aplicação, com certeza, mas ainda é meio Judô... QQ técnica de BJJ já existia no Judô há dezenas de anos antes e provo pra qq um...
Citação de: Mestre Luciano em Abril 08, 2012, 18:50:17Hélio Gracie não foi o maior artista marcial do Brasil, mas sim o maior MARKETEIRO do Brasil! Um cara inteligentÃssimo que pegou as técnicas de Ne Waza do Judô e deu um outro nome...Aprimorou a aplicação, com certeza, mas ainda é meio Judô... QQ técnica de BJJ já existia no Judô há dezenas de anos antes e provo pra qq um...Mas justamente porque ele mudou a maneira de aplicação e introduziu alavancas ele é $%&!. Pegou algo mais ou menos e transformou em letal.Aà está o talento puro.Esse cara é o antes e depois nas artes marciais. Te recordo outra: o desafio atual jiu jitsu x judô - Royce Gracie x Yoshida o japonês medalha de ouro em judô acho que lutou de fraldas, não tentava nada, passar a guarda, ufff... o que é isso ? Ficava apenas fechado pra evitar finalizações.
Outra coisa, Yoshida colocou o Gracie pra dormir, lembra?!?!
Citação de: Mestre Luciano em Abril 08, 2012, 19:08:02 Outra coisa, Yoshida colocou o Gracie pra dormir, lembra?!?!Opa !! Essa foi a maior garfada da história das lutas. Royce estava imobilizado esperando uma chance para raspar e o japonês piscou pro juÃz dizendo que o Gracie tinha apagado e o safado acabou a luta.Royce estava tão apagado que se levantou gritando e reclamando que nem louco e o Rickson quase invadiu o ringue.
Estais brincando senhor Luciano. O Royce estava tranquilão guardando suas forças. Ele mesmo disse que o kimono estava preparado e o Yoshida não tinha como pegar lapela. Isso foi uma armação !Veja que o braço dele não caiu então não podia ter apagado.Até hoje eles discutem essa daÃ, eu acredito no Royce.
"Paulo César Lopes" e "karatê" levam a alguns registros de PAULO CÉSAR DA SILVA LOPES, criador do estilo URU-CAN de karatê, derivado do Shobu-Ryu.
Fatos:Os Gracie invadiram o Tanaka e não houve luta. Helio desafiou e o lutador seria Carlson.Mehdi trabalhou com os Gracie no Brasil ao chegar da França, brigou com eles e foi para o Japão aprimorar o chão e os odeia até hoje. Foi para o Japão pois no chão o Judo frances dele não foi páreo para os Gracie, como ele mesmo diz. Fui seu aluno.Takeuchi veio do Japão "convidado pelo Tanaka", abriu academia ao lado dos Gracie, foi visitado e nunca desafiado. Se respeitavam, mas não eram amigos. O Fernando Soares da seleção mundial de 72, sócio do Takeuchi em um periodo, era amigo de infancia do Rolls.